Tecnologia ABB ilumina icônico estádio russo

O sistema i-bus KNX, da ABB, permite o controle das novas iluminações no recém-reformado Estádio Luzhniki.

Golaço! O barulho dos mais de 80 mil fãs dentro do Estádio Luzhniki em Moscou é ensurdecedor. E graças à solução inteligente de controle de iluminação da ABB que atende o estádio, a iluminação correta permitiu que o gol pudesse ser visto por todos.

A ABB fornece o sistema i-bus KNX ao histórico estádio russo, que abrigará sete partidas da Copa do Mundo FIFA de 2018 que acontecerá este mês, incluindo a partida de abertura e a da final. Após a Rússia ter ganho o direito de ser a anfitriã do mundial, o estádio passou por uma extensa reforma para se tornar a principal arena do torneio. O objetivo era preservar a aparência histórica do estádio, mas equipá-lo tecnicamente de acordo com todas as exigências modernas, usando tecnologias avançadas.

Desde a inauguração em 1956, o Estádio Luzhniki já realizou uma infinidade de eventos esportivos e culturais, incluindo as Olimpíadas de Verão em 1980, campeonatos mundiais de hóquei no gelo, atletismo e rúgbi, além de shows dos melhores músicos do mundo. Durante esse período, no entanto, o futebol tem exercido um papel especial, pois o estádio já realizou mais de 3 mil partidas.

As iluminações interna e externa jogam luz sobre a ação no campo e, ao redor do recém-reformado estádio, controladas pelo sistema i-bus® KNX, da ABB. Para garantir a máxima estabilidade durante as partidas, a tecnologia conta com um sistema que realiza a ligação dos holofotes de maneira faseada, para evitar sobrecargas de energia quando os diversos sistemas de iluminação forem acionados. No entanto, o faseamento é tão sutil que o público e os funcionários não conseguem notar. A iluminação em volta do estádio é controlada por meio de algoritmos de economia de energia da ABB, que levam em conta o horário do dia, a iluminação natural e a carga total na rede de energia, o que resulta em economias significativas.

O KNX interconecta todos os componentes na instalação elétrica para formar um sistema em rede e garantir a transparência e a utilização da informação em toda a instalação. Nesse sistema, todos os usuários “se comunicam” através de um único cabo de barramento. Assim, é possível integrar todos os subsistemas diferentes e funcionais dentro do estádio em uma solução ininterrupta e mais confiável.

“A ABB tem orgulho de ser responsável por um projeto de tanto prestígio. Nossos produtos de eletrificação e tecnologia de controle inteligente em edificações faz com que construções de qualquer tamanho sejam inteligentes e seus fornecimentos de energia sejam mais flexíveis, eficientes e seguros”, declara Tarak Mehta, presidente da divisão de Produtos de Eletrificação da ABB. “O sistema i-bus KNX controla a iluminação de todo o estádio, desde os vestiários até a ação dentro do campo, das arquibancadas às áreas VIP.”

Este enorme estádio tem mais de mil ambientes, incluindo 15 academias, um hotel, um centro médico completamente equipado, além de restaurantes e ambientes de lazer. Mais de 348 holofotes iluminarão o campo. Mais de 20 mil lâmpadas de LED iluminarão as instalações ao redor do estádio e mais de 150 instalações especiais de iluminação vão iluminar as arquibancadas.

Uma iluminação artística para o exterior também foi instalada com as lâmpadas de LED da cobertura do estádio para formar uma tela gigante que exibirá replays em vídeo, placares e outros recursos visuais. Os disjuntores Emax 2, Tmax e Tmax XT da ABB ajudam a administrar as complexas demandas de energia da grande e dinâmica arena.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas. Continuando uma história de inovação com mais de 130 anos, a ABB está a escrever hoje o futuro da digitalização industrial com duas proposições de valor claro: transportar energia desde qualquer central para qualquer tomada e automatizar indústrias desde a gestão de recursos naturais até à entrega do produto final. Como patrocinadora oficial da fórmula E, a competição internacional de automobilismo FIA totalmente elétrica, a ABB está a desafiar os limites da mobilidade elétrica contribuindo para um futuro sustentável. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 empregados. www.abb.com    

Share this article

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp