Quando falamos de fontes alternativas de energia, o hidrogênio assume um papel crucial como condutor de energia limpa e renovável. A ABB, com seu portfólio de soluções digitais e de automação, continua fornecendo suporte à indústria do hidrogênio em escala global e prova disso é a parceria estabelecida com a PERIC Hydrogen Technologies Co (PERIC), renomada produtora de eletrolisadores que selecionou a ABB para apoiar a implementação de uma instalação piloto de hidrogênio verde no deserto do Texas, nos EUA.
A instalação irá converter energia renovável em hidrogênio verde e combiná-la com dióxido de carbono (CO2) de origem industrial para produzir combustíveis com baixíssimo carbono.
O projeto surge um ano depois de a ABB ter assinado um Memorando de Entendimento com a PERIC para dar suporte em sua capacidade de produção de eletrolisadores altamente eficientes – sistemas que geram hidrogênio por meio do uso de eletricidade para dividir moléculas de água em hidrogênio e oxigênio.

Soluções para apoiar a produção de hidrogênio
Em agosto de 2022, a ABB começou a trabalhar no projeto com a PERIC para entregar o UNIREC H2, um retificador de potência customizado, para a instalação. Com base em um comprovado conversor de tiristor de onda completa e na mais recente tecnologia de controle da ABB com funções avançadas de regulação e proteção, o UNIREC H2 foi desenvolvido para projetos com altas exigências em termos de desempenho e capacidades.
O retificador de potência refrigerado a água UNIREC H2 tem potencial para atingir correntes de eletrolisador de até 36 kA e gera três vezes mais energia do que a versão refrigerada a ar.
“Já trabalhamos anteriormente com a ABB e utilizamos seus sistemas avançados de controle, distribuição de energia e excitação e decidimos expandir nossa colaboração para uma parceria real”, disse o Sr. Lian XiaoFei da PERIC. “Neste projeto, a ABB não apenas personalizou o retificador de acordo com os requisitos do nosso cliente, mas também ajustou o sistema às condições de temperatura, visto que a planta está no deserto.”
Indo além para estabelecer novos padrões
Os desertos geralmente apresentam condições climáticas extremas. Devido à localização da planta e ao ambiente hostil incomum, o UNIREC H2 feito sob medida foi testado em condições climáticas extremas por meio de simulações digitais com base em dados climáticos históricos para garantir fornecimento de energia ininterrupto e produção otimizada.
Como benefício adicional para o usuário final, o retificador foi projetado para ocupar menos espaço e com baixo custo de manutenção devido às suas características compactas e número reduzido de componentes. Quanto ao caso da PERIC, o UNIREC H2 também pode ser entregue em um contêiner com todos os componentes pré-testados e pré-montados, otimizando assim as necessidades de espaço e reduzindo o tempo de comissionamento.
“Nossa solução oferece uma saída de corrente que vai muito além do padrão fornecido para tais sistemas. Ele estabeleceu as bases para se tornar um padrão para a ABB em breve”, disse Bernhard Loher, Responsável por Produtos e Tecnologia para Excitação e Retificadores da ABB Energy Industries. “Este projeto irá fortalecer a nossa posição na indústria do hidrogênio e esperamos continuar desempenhando o nosso papel na construção de um mundo mais limpo e com maior eficiência energética.”
A ABB realizou testes de aceitação de fábrica (FATs) para o retificador para garantir que ele funcione perfeitamente e melhore o desempenho geral da planta. O retificador UNIREC H2 já está no local e a planta deve entrar em operação comercial em dezembro de 2023.
ABB e PERIC juntam-se para desenvolver o futuro da tecnologia eficiente de geração de hidrogênio
Visão externa do ABB UNIREC H2 conteinerizado: pré-testado e pré-montado, reduz o tempo de comissionamento Vista interna do ABB UNIREC H2 em contêiner