Seguir inovando em uma empresa de 130 anos

Nossa oferta digital, o ABB Ability™, está ajudando a impulsionar essa longa história

Trabalho para uma empresa líder em tecnologia, pioneira há mais de 130 anos. Naquela época, a companhia revolucionou o mercado com uma tecnologia inteiramente nova e disruptiva, do mesmo modo que Google, Amazon, Uber e Apple fizeram nos últimos anos. A grande revolução era a eletricidade. Hoje, os dados são os responsáveis pela disrupção.

As quatro divisões da ABB estão em primeiro ou segundo lugar em seus respectivos mercados. Em cada conferência que participo, as pessoas me perguntam como uma empresa de 130 anos tem essa capacidade. Como a ABB se mantém como líder tecnológica por um período tão longo?

A resposta é simples: preocupando-se em fazer mais do que em falar. Nós não apenas recomendamos soluções por meio das quais nossos clientes podem inovar; na verdade utilizamos nossas próprias inovações. Por exemplo, os robôs da ABB operam processos complicados para testar chips produzidos na nossa planta de semicondutores em Lenzburg, Suíça. E a nossa fábrica em Heidelberg, Alemanha, usa as ferramentas de automação e os robôs da companhia para produzir mini disjuntores.

O facilitador digital crucial que permite conduzir essa inovação é o ABB Ability™. Nossa oferta digital se estende de um dispositivo para outro e para a nuvem, incluindo uma plataforma de soluções, que permite aos nossos clientes aumentar produtividade e reduzir custos. Lançado em 2017, o ABB Ability™ agora oferece mais de 210 soluções.

Para manter a inovação no cerne de nossa cultura corporativa, nos cercamos de outros inovadores. A inovação não pode prosperar isoladamente, então é importante que ela seja parte de um ecossistema. Na era da digitalização e da inteligência artificial (IA), isso é mais importante do que nunca, dado o ritmo e a complexidade das mudanças tecnológicas, que são simplesmente grandes demais para serem dominadas por qualquer organização sozinha.

Nos conectamos com esses inovadores por meio de parcerias com empresas líderes globais como a Microsoft, com universidades como a Imperial College, em Londres, e a ETH, em Zurique e, é claro, com startups criativas. Nossa colaboração com a Microsoft torna as soluções digitais do ABB Ability disponíveis na nuvem Azure. Temos a HPE como parceira para garantir data centers mais seguros e o Watson, da IBM, para desenvolver soluções de IA para a indústria.

O programa ABB Ability™ Lighthouse é a incubadora interna da ABB. Ajudei a implementá-lo há dois anos, como um catalizador para todas as ideias inovadoras e criativas que emergem por toda a empresa. Sua filosofia fail fast (falhe rápido) tem ajudado a criar e dar o pontapé inicial em uma gama de novos produtos e iniciativas. Esses projetos inovadores foram criados em estreita cooperação com nossos clientes. Um deles está abrindo os caminhos para embarcações marítimas autônomas, usando os sensores da companhia e tecnologia de posicionamento. Outro utiliza drones para analisar tubulações e detectar vazamentos de gás, usando a tecnologia de análise de gás patenteada da ABB.

Recentemente, introduzimos outro projeto empolgante da Lighthouse, o ABB Ability Marketplace™, que permite a visualização das soluções digitais em um local central online, oferecendo aos clientes flexibilidade total para comprar e customizar seu portfólio de soluções digitais.

O ABB Ability Marketplace™ faz com que seja mais fácil para os nossos clientes destravar o potencial do nossos produtos e serviços conectados. Fazemos disso uma troca B2B completamente aberta, na qual nossos parceiros também podem trazer suas melhores inovações.

Temos como exemplo o Sistema de Controle de Distribuição Elétrica (EDCS) ABB Ability™, que se baseia nas nossas soluções inovadoras de conectividade e em uma plataforma de computação em nuvem, para ajudar nossos clientes a monitorar, otimizar e controlar os sistemas de distribuição de energia em suas fábricas e instalações.

Outro exemplo é o ABB Ability™ nMarket. Finalista do concurso parceiro de fabricação do ano da Microsoft, é uma ferramenta de gerenciamento de transações testada em campo para os mercados de energia atuais – e que fornece uma plataforma de gerenciamento de transação integrada, bid-to-bill. Os clientes podem baixar e instalar imediatamente as últimas mudanças em regulamentações de mercado.

Enquanto desenvolvemos novas soluções digitais para o nosso portfólio, expandiremos nossa gama de aplicações, serviços e plug-ins, em colaboração com os nossos melhores parceiros. A meta é nos tornamos o lugar onde nossos clientes e parceiros se encontrem e ganhem máximo valor a partir da ABB Ability™, usando todos os recursos possíveis para continuarem a inovar.

O ABB Ability Marketplace™ é um testemunho da cultura aberta e inovadora da companhia, que marca a próxima etapa em uma jornada de mais de 130 anos. O ABB Ability Marketplace™ unirá nossos clientes, parceiros e desenvolvedores de maneiras novas e instigantes. É também uma peça-chave na transformação digital da ABB, mantendo nossa tradição de inovação viva e frutífera.

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp