ABB fornecerá energia ao primeiro navio cruzeiro de expedição polar híbrido-elétrico construído na América do Sul

ABB fornecerá energia ao primeiro navio cruzeiro de expedição polar híbrido-elétrico construído na América do Sul

  • A ABB recebeu um pedido do estaleiro Astilleros y Servicios Navales S.A. (ASENAV) no Chile para fornecer energia e sistema de propulsão para o novo navio cruzeiro de expedição polar da Antarctica21
  • O projeto é um marco sendo a primeira instalação da tecnologia de propulsão Azipod® em uma embarcação híbrida-elétrica construída nas Américas
  • Construído para operar nos mares polares, o quebra-gelo Magellan Discoverer, irá se beneficiará de alta eficiência, segurança e conforto dos passageiros

A ABB foi selecionada pelo estaleiro Astilleros y Servicios Navales S.A. (ASENAV), com sede no Chile, para fornecer um sistema de energia e propulsão para o recém-construído navio boutique de expedição Magellan Discoverer da Antarctica21. Com entrega prevista para 2026, o navio é o primeiro do tipo cruzeiro polar híbrido-elétrico com propulsão Azipod® a ser construído nas Américas. Com capacidade para até 96 passageiros e 67 tripulantes, a embarcação irá operar na Península Antártica, Geórgia do Sul e Falkland Islands (Ilhas Malvinas).

ASENAV é o maior estaleiro privado do Chile e a Antarctica21 é líder global em operações turísticas focadas em expedições ‘fly & cruise’ à Antártica. Ambas as empresas são players importantes em um segmento de expedições que reconhece a inovação técnica sendo fundamental para equilibrar a eficiência de custos com a responsabilidade ambiental.

“Este navio nasce do nosso compromisso inabalável em atender às crescentes expectativas dos nossos hóspedes”, disse o Sr. Jaime Vásquez, Presidente da Antártida21. “Com a tecnologia mais recente, o Magellan Discoverer fortalece a nossa dedicação à sustentabilidade, ao mesmo tempo que oferece conforto contínuo aos nossos viajantes. Com a sua elegância moderna e características técnicas avançadas, apoia o nosso esforço contínuo para proporcionar experiências incomparáveis ​​na espetacular região da Antártida.”

“A fabricação do primeiro navio de cruzeiro híbrido-elétrico nas Américas solidifica nossa posição como um estaleiro altamente competitivo em escala global”, disse Heinz Pearce, gerente geral da ASENAV. “Além de promover novas soluções de engenharia, estamos construindo uma embarcação que atende às necessidades de qualidade, conforto e sustentabilidade atualmente exigidas pela indústria turística global. Com o apoio dos nossos fornecedores, como a ABB, estamos agora a elevar o padrão na construção naval, liderando o progresso de uma indústria que caminha para um desenvolvimento mais sustentável.”

O projeto demonstra ainda mais a vantagem competitiva da ABB como fornecedora preferencial para eletrificação de navios cruzeiro de expedição. O escopo de fornecimento da ABB compreende o sistema de propulsão Azipod® e uma usina híbrida com sistema de distribuição de energia Onboard DC Grid™, com banco de baterias da Corvus Energy. O sistema de armazenamento de energia do navio permite que os motores sejam desligados para operações silenciosas em áreas em que o ambiente é sensível. Além disso, a flexibilidade do Onboard DC Grid™ da ABB permite a integração de diversas fontes de energia, como células de combustível, garantindo que a embarcação esteja pronta para cumprir regulamentações de emissões mais rigorosas no futuro.

“Estamos ansiosos pela nossa colaboração com a ASENAV e a Antartica21”, disse Juha Koskela, Presidente da Divisão, ABB Marine & Ports. “Cada nova referência para sistemas de propulsão e energia híbrida Azipod® é uma vitória para a eficiência dos navios, levando a indústria adiante na jornada em direção à descarbonização.”

Solução de propulsão líder para navios cruzeiro e embarcações quebra-gelo há mais de três décadas, o Azipod® é um sistema de propulsão manobrável sem engrenagens, onde o motor elétrico fica alojado dentro de um compartimento fora do casco do navio. As unidades Azipod® podem girar 360 graus, aumentando a capacidade de manobra, a segurança e a eficiência operacional da embarcação, ao mesmo tempo que reduz o consumo de combustível em até 20% em comparação com os sistemas convencionais de eixo.

O negócio de Process Automation da ABB automatiza, eletrifica e digitaliza operações industriais que se dedicam a uma ampla variedade de necessidades essenciais - desde o fornecimento de energia, água e materiais até a produção de bens e seu transporte para o mercado. Com seus cerca de ~20.000 funcionários, tecnologia líder e expertise em serviços, a divisão de Process Automation da ABB ajuda os clientes nas indústrias de processos, híbridas e de marine a melhorar o desempenho e a segurança das operações, possibilitando um futuro mais sustentável e eficiente em recursos. go.abb/processautomation

A ABB é líder em tecnologias de eletrificação e automação, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções oferecidas pela empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma pela qual as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 140 anos de excelência, os cerca de 105.000 empregados da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp