- ABB firma pedido de solução de automação junto à EZDK, maior produtora independente de aço do norte-africano e Oriente Médio.
- Sistema de controle distribuído 800xA vai conferir controle e flexibilidade às aplicações industriais da EZDK.
- Solução vai garantir operações eficientes e equacionar questões relacionadas ao suprimento de água necessária à têmpera de metais.
A ABB fechou pedido junto à siderúrgica egípcia Al Ezz Dekheila Steel Co. (EZDK) para automatizar as operações de três importantes estações de tratamento de água, na fundição de aço da cidade egípcia de Alexandria. A fundição é uma instalação integrada com três unidades de redução, que fabricam ferro diretamente reduzido, com capacidade anual de 3,1 milhões de toneladas. A EZDK é a maior importadora e distribuidora de aço do Egito e a maior produtora independente do metal desde sua fundação em 1985 no norte da África e Oriente Médio, região conhecida como MENA.
A ABB vai fornecer o sistema de controle distribuído ABB Ability™ System 800xA® para modernizar oito áreas de operação, entre elas três unidades temperamento de metais e equipamentos auxiliares. O sistema vai possibilitar controle preciso e monitoramento do processo, favorecendo desempenho e integração com outras etapas produtivas. Conectado a linhas produtivas novas e pré-existentes, como prevê o projeto, o sistema vai oferecer uma abordagem responsiva mais unificada à operação da fundição.
Diferente dos métodos tradicionais de redução em altos-fornos, a EZDK utiliza gás natural, de menor pegada de carbono. Nesse tipo de processo, a água é usada na refrigeração e têmpera de metais, e seu bom uso influencia diretamente a produtividade e a qualidade final do produto, especialmente importante nas linhas que fazem vergalhões reforçados empregados na construção civil. A operação das têmperas com o sistema de controle distribuído 800xA reforça o compromisso da EZDK em produzir aço ambientalmente sustentável e de confiabilidade.
A arquitetura do sistema de controle distribuído (DCS) ABB Ability™ System 800xA® integrará concessionárias em três hubs de controle, permitindo o monitoramento e o gerenciamento centralizados para uma tomada de decisão melhor e mais rápida. Imagem ABB A fábrica da EZDK produz mais de 3 milhões de toneladas de aço de alta qualidade todos os anos. Imagem Adobe Stock A usina da Ezz Steel em Alexandria, Egito, é uma instalação de produção de aço totalmente integrada e incorpora três usinas de redução direta. Imagem EZDK
“A eficiência e a confiabilidade do sistema 800xA da ABB é fundamental na nossa operação”, afirmou Ahmed Farrag, gerente de manutenção e instalações elétricas da EZDK. “Integrar a aplicação na fundição da EZDK garante o suprimento de água de refrigeração para nossas fundições com a qualidade e disponibilidade necessárias para alcançar eficiência produtiva”.
“Com boa engenharia e expertise, vamos implantar o que há de mais moderno em automação e eletrificação na fundição da EZDK, para a operação ser ainda mais flexível e confiável”, afirmou Shady Rafaat, gerente de metais e aço para o norte da África na ABB. “Cobrindo várias aplicações, o sistema 800xA vai facilitar a evolução da operação de fundição de aço da EZDK no Egito que hoje está entre as mais modernas do mundo.”
A ABB fará o projeto, a implantação, o comissionamento e a partida do 800xA nas têmperas da EZDK. A arquitetura do sistema prevê três hubs de controle, permitindo monitoramento centralizado e ação sem conflitos com sistemas já implantados, que manterão suas funcionalidades. O sistema de controle vai aprimorar os alertas de operação e a tomada de decisões com ferramentas avançadas de visualização, devendo melhorar também os tempos de resposta nas fases críticas da produção.
Projetado para oferecer flexibilidade e escalabilidade, o sistema permite upgrades em fases, minimizando conflitos em futuras expansões e favorecendo eficiência operacional no longo prazo. Por fim, o sistema também deve ampliar a capacidade produtiva, hoje de 3,1 milhões de toneladas ano, com a melhora da confiabilidade do processo e a otimização do uso de recursos, contribuindo ainda com a sustentabilidade da produção.
O projeto foi capitaneado por engenheiros da ABB especializados no temperamento de metais para garantir a entrega de uma solução capaz de fazer a diferença, em linha com os padrões globais da empresa.
O pedido é o mais recente sucesso da parceria entre ABB e EZDK, após a completa modernização da planta de produção de tubos da empresa também em Alexandria no ano de 2020.
A ABB é líder global em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. Ao conectar sua experiência em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operar com alto desempenho, ao mesmo tempo em que se tornam mais eficientes, produtivas e sustentáveis para que tenham um desempenho superior. Na ABB, chamamos isso de 'Engineered to Outrun'. A empresa tem mais de 140 anos de história e cerca de 110.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB estão listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB). www.abb.com
ABB’s Process Automation é líder em automação, eletrificação e digitalização para processos e indústrias híbridas. Oferecemos um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído (DCS) número 1 do mercado, softwares, produtos para nichos industriais específicos e sistemas de instrumentação e analítica. Como uma das principais empresas do mercado global, desenvolvemos com base em profundo conhecimento e expertise, time diversificado e presença global, e somos dedicados a ajudar nossos clientes a impulsionar sua competitividade, aumentando seu retorno e possibilitando uma operação segura, inteligente e sustentável. go.abb/processautomation