ABB e Dassault Systèmes formam parceria global de software para indústrias digitais

Valor exclusivo para o cliente através da oferta de soluções digitais do ABB AbilityTM combinada com a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes.

Hoje, a ABB e a Dassault Systèmes anunciaram uma ampla parceria global para oferecer aos clientes das indústrias digitais um portfólio exclusivo de soluções de software, que vai do gerenciamento do ciclo de vida do produto às soluções de ativos de saúde. As duas empresas apresentarão aos clientes uma oferta completa de soluções digitais abertas avançadas, aumentando a competitividade das empresas industriais, aumentando a flexibilidade, a velocidade e a produtividade dos ciclos de vida, fabricação e operações de seus produtos.

A parceria vai combinar os pontos fortes das soluções digitais do ABB AbilityTM com a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes e aproveitará a base sólida de ambas as empresas, a profunda especialização em domínio e o acesso global aos clientes. A ABB já adotou a plataforma 3DEXPERIENCE para modelar e simular suas soluções antes de entregá-las a seus clientes.Com essa parceria, a ABB vai desenvolver e fornecer Digital Twins avançados aos clientes, que lhes permitirá executar as soluções e as operações da ABB com eficiência, flexibilidade e sustentabilidade gerais aprimoradas.

Numa abordagem em fases, as empresas irão focar na automação de fábricas e robótica, na automação da indústria de processos, bem como em soluções de eletrificação para edifícios inteligentes. As primeiras soluções conjuntas serão apresentadas na próxima feira industrial Hannover Messe, na Alemanha, de 1º a 5 de abril de 2019.

“Esta parceria revolucionária vai atender os nossos clientes para liderarem em inovação e crescimento, transformando, fundamentalmente, toda a sua cadeia de valor, explorando as vastas oportunidades da digitalização industrial. Juntos, estamos oferecendo um portfólio digital aberto e completo – de Digital Twins à integridade dos ativos - que proporciona aos nossos clientes uma vantagem competitiva, aproveitando nossa oferta combinada, conhecimento de domínio e alcance global”, disse o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer.“A ABB está acrescentando a Dassault Systèmes à sua forte rede de parceiros para digitalização industrial, que inclui a Microsoft, a HPE e a IBM. Estamos ansiosos para trabalhar com toda a equipe global da Dassault Systèmes para impulsionar a inovação e o valor para o cliente.”

“A indústria do século XXI não é mais determinada simplesmente pela capacidade de fabricar mercadorias.Os líderes de hoje serão determinados pelo domínio superior do conhecimento técnico. Esse é o novo diferencial competitivo que está acontecendo agora devido a uma convergência de tecnologias digitais que estão transformando todos os aspectos dos negócios industriais”, disse Bernard Charlès, vice-presidente e CEO da Dassault Systèmes.“Neste renascimento da indústria, uma abordagem de plataforma permite que os mundos real e virtual se informem e se reforcem mutuamente. Nossa parceria com a ABB vai basear-se em décadas de experiência combinada para ajudar os clientes a aproveitar ao máximo essa tendência poderosa e dinâmica.”

Nos setores altamente automatizados de hoje, a modelagem digital de fábrica e os sistemas de manufatura flexíveis e robotizados ajudam as empresas a gerar mais iterações de projeto em um ritmo mais rápido, com projetos mais robustos. Isso, por sua vez, ajuda a acelerar a mudança da produção em massa para a customização em massa, onde as mercadorias são fabricadas em uma variedade maior, em lotes menores e em ciclos de vida mais curtos. Para muitos fabricantes, o custo do tempo de inatividade aumentou dramaticamente nos últimos anos, pois a entrega just-in-time tornou-se a norma. Uma hora de inatividade em um site de produção moderno pode custar mais de US$ 1 milhão.

Dentro do setor, a ABB já tem uma forte oferta de soluções digitais, por meio da oferta do ABB AbilityTM. Ele foi lançado em 2017 e oferece mais de 210 soluções digitais para planejar, montar e operar operações industriais com maior produtividade e segurança, a custos mais baixos.

A Dassault Systèmes trabalha com empresas de todos os portes em 11 setores para ajudá-las a enfrentar novos desafios no atual Renascimento da Indústria. A plataforma 3DEXPERIENCE integra todas as tecnologias e recursos que alavancam o conhecimento e o know-how em um ambiente de inovação digital coeso, que oferece continuidade digital do conceito à fabricação, passando pela propriedade e retornando. As empresas industriais podem integrar os aplicativos 3D da plataforma para criar um gêmeo digital que capte insights e conhecimentos de todo o ecossistema, para medir, avaliar e prever o desempenho de um ativo industrial e ajudar a otimizar sua operação de maneira inteligente.

Inicialmente, a parceria ABB - Dassault Systèmes vai se concentrar em:

Automação de Fábricas e Robótica

As experiências de Digital Twins para otimização de processos e sistemas de ponta a ponta, combinadas com a flexibilidade da automação robótica, darão às fábricas a agilidade de se adaptarem a mercados cada vez mais dinâmicos. Isso inclui soluções e serviços de manufatura prontos para operar, juntamente com consultoria conjunta para transformação de negócios industriais, para otimizar e acelerar o lançamento de novos produtos. Os fabricantes de eletrônicos podem aumentar rapidamente a produção de novos produtos, de vida curta, enquanto os processadores de alimentos podem alternar entre ofertas sazonais localmente adaptadas e produzir em alta velocidade. Em setores altamente automatizados, como o automotivo, a experiência de Digital Twin de fábricas permite um ambiente de projeto e fabricação integrado para suportar novos processos de montagem com células flexíveis e reconfiguráveis.Também permite conectar sistemas separados, como conectar sistemas de automação de logística a robôs que trabalham em linhas de produção que dependem de uma entrega de peças precisa para um desempenho ideal de produção.

Edifícios inteligentes

A parceria digital entre a Dassault Systèmes e a ABB em torno de sistemas Digital Twin permitirá um fluxo de trabalho contínuo durante o projeto, engenharia e operação de edifícios, bem como soluções conectadas de transporte sustentável. As informações disponíveis, em combinação com o universo virtual 3DEXPERIENCE® da Dassault Systèmes, também permitirão uma maior interação com o cliente durante as fases de especificação do projeto e operação.

Indústrias de processo: Exemplo de mineração

A pressão competitiva nas indústrias de processo, como a mineração, exige que as empresas busquem continuamente novas maneiras de aumentar a segurança, a produtividade e a eficiência energética dos locais, reduzindo os custos e o risco das operações diárias. Um modelo digital do ambiente subterrâneo, em conexão com os sistemas de planejamento e controle da mina, permitiria otimizar o consumo de energia e a automação das minas, bem como iria permitir a seus operadores monitorar e otimizar a produção em tempo real, executando simulações virtuais de cenários futuros.

A ABB (ABBN: SIX SwissEx) é líder de tecnologia pioneira em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e elétrica, atendendo a clientes em concessionárias de serviços, indústria, e transportes e infraestrutura global. Dando continuidade a uma história de inovação, abrangendo mais de 130 anos, a ABB, hoje, está escrevendo o futuro da digitalização industrial com duas claras propostas de valor: trazer a eletricidade de qualquer usina para qualquer tomada e automatizar indústrias de recursos naturais para produtos acabados. Como parceira no título da fórmula E, a classe internacional de automobilismo totalmente elétrico da FIA, a ABB está ampliando as fronteiras da mobilidade ao contribuir para um futuro sustentável. ABB opera em mais de 100 países com aproximadamente 147.000 colaboradores. www.abb.com.br

A Dassault Systèmes, a companhia do 3DEXPERIENCE, oferece às empresas e às pessoas universos virtuais para imaginar inovações sustentáveis. Suas principais soluções mundiais transformam a maneira como os produtos são projetados, produzidos e suportados. As soluções colaborativas da Dassault Systèmes promovem a inovação social, ampliando as possibilidades do mundo virtual, para melhorar o mundo real. O grupo agrega valor a mais de 250.000 clientes de todos os portes, em todos os setores, em mais de 140 países. Para maisinformações, visite www.3ds.com.

3DEXPERIENCE, o logotipo Compass e o logotipo 3DS, CATIA, SOLIDWORKS, ENOVIA, DELMIA, SIMULIA, GEOVIA, EXALEAD, 3D VIA, BIOVIA, NETVIBES e 3DEXCITE são marcas registradas da Dassault Systèmes ou de suas subsidiárias nos EUA e/ou em outros países.

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp