Voando no maior simulador de queda livre do mundo, movido e monitorado pela tecnologia ABB

A segurança do usuário é garantida pelo ABB Ability™ Condition Monitoring for Drives

Uma injeção de adrenalina. Os açúcares proporcionam um surto de energia. O batimento cardíaco acelera e a respiração aumenta, provocando uma elevação no oxigênio que circula pelos músculos. É isso que o corpo humano experimenta durante uma queda livre de, por exemplo, 4.500 metros.

A Aero Gravity em Milão, Itália, oferece esta experiência, porém, apenas a uns poucos metros do chão, não havendo necessidade de paraquedas. Trata-se do maior simulador de queda livre do mundo. Lá você encontrará pessoas rolando, planando e girando em um tubo transparente com 21 metros de altura e 5 metros de largura.

A tecnologia ABB está no cerne da experiência. Seis mega ventiladores proporcionam a elevação de ar necessária para propiciar aos caçadores de emoção a mesma experiência que uma queda livre a partir de um avião alto no céu. O toque de um joystick opera os variadores de velocidade (VSD) ABB nos motores elétricos que acionam os ventiladores, e a tecnologia digital ABB Ability™ monitora os níveis de segurança das turbinas de vento.

Mais de 55.000 pessoas entram no túnel de vento todo ano, variando de paraquedistas avançados a famílias que celebram um aniversário ou empresas que visam motivar os seus funcionários. O centro permanece aberto 14 horas por dia. As longas horas de funcionamento, combinadas com a necessidade de ajustes de velocidade segundo a segundo, requerem o mais alto nível de segurança e operação. Evitar avarias e interrupções é da mais alta prioridade.

Os seis ventiladores de 400 quilowatt (kW) criam a elevação do ar, sendo cada um operado por motores elétricos assíncronos, trifásicos, ABB M3BP 400LA e variador de velocidade (VSD) ACS 800. Com um toque de joystick, os acionamentos permitem que o operador do túnel de vento ajuste o fluxo de ar para atender às necessidades dos praticantes de voo na câmara – em um aumento súbito de 120 km/h para um pico de 370 km/h, e de volta, em uma questão de segundos.

Para atender às mais elevadas normas de segurança, a Aero Gravity utiliza a ferramenta ABB Ability™ Condition Monitoring, baseada na nuvem, para os acionamentos. O serviço monitora continuamente a condição dos acionamentos, coletando dados sobre parâmetros vitais como, por exemplo, temperaturas anormais e operações incorretas.

O servidor ABB analisa os dados e fornece um resumo por meio de um sistema de indicação para identificar áreas que possam requerer uma atenção extra. Técnicos da ABB podem diagnosticar e analisar problemas potenciais por meio de um conjunto de ferramentas avançadas online.

Para Sandro Andreotti, CEO da Aero Gravity, a tecnologia ABB é sinônimo de segurança e confiabilidade. O pai de Andreotti, como engenheiro, contava com produtos ABB para a construção de plantas de aço e ferro críticas em termos de segurança. “Conheço a marca ABB desde que tinha 12 anos de idade”, afirmou Andreotti. “Com base em todos os produtos utilizados pelo meu pai, eu sabia pela experiência que a ABB é uma garantia da segurança e confiabilidade essenciais de que precisávamos”.

A Aero Gravity também utiliza o serviço ABB quanto a sobressalentes, de forma a garantir que peças substitutas estejam sempre disponíveis para minimizar o impacto de uma avaria potencial sobre suas operações. “Tudo tem funcionado perfeitamente até o momento, e não registramos quaisquer falhas significativas”, afirma Andreotti. “O serviço reúne um feedback valioso todo dia, e nos ajuda a realizar as medidas corretivas. Isto reduz a tensão térmica sobre o equipamento, que resultará em uma vida útil mais longa, e melhorará a eficiência da máquina de forma geral, enquanto nos ajuda a manter temperaturas confortáveis para os praticantes de voo na câmara”.

Assista ao vídeo do maior simulador de queda livre do mundo: 

Como líder focada nas indústrias digitais, a ABB também fornece a tecnologia de monitoramento digital e acionamentos para o maior passeio com emoção na Europa em 2018, o Loke Gyro Swing, que desafia a lei da gravidade, no parque de diversões de Liseberg, em Gotemburgo, Suécia.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder pioneira de tecnologia em redes elétricas, produtos para eletrificação, automação industrial e robótica e movimento, atendendo globalmente a clientes de concessionários de serviço, indústria e transporte e infraestrutura. Dando continuidade a uma história de inovação que abrange mais de 130 anos, a ABB atualmente está escrevendo o futuro da digitalização industrial com duas propostas de valor claras: levar eletricidade de qualquer usina elétrica para qualquer tomada e automatizar indústrias, desde recursos naturais até produtos acabados. Como principal patrocinadora da ABB Formula E, a competição de automobilismo internacional totalmente elétrica da FIA, a ABB está ampliando os limites da mobilidade eletrônica para contribuir para um futuro sustentável. A ABB opera em mais de 100 países, com cerca de 147.000 funcionários. www.abb.com.br

ABB nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram | YouTube

Informações à imprensa:

Bárbara Pereira Gisele Pereira

barbara.pereira@imagemcorporativa.com.br gisele.pereira@imagemcorporativa.com.br

(55 11) 3526-4562 (55 11) 3526-4588

Relações com a imprensa ABB Brasil

Telefone: 11 3526-4588 Avenida do Anastácio, 740

Email: abb@imagemcorporativa.com.br São Paulo/SP

1/2

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp