ABB nomeia Peter Voser como CEO interino no lugar de Ulrich Spiesshofer

O Conselho de Administração da ABB e seu CEO, Ulrich Spiesshofer (55), concordaram mutuamente na renúncia de seu cargo, que ele ocupa desde 2013. O Presidente do Conselho, Peter Voser (61), irá assumir interinamente a posição de CEO, adicionamente a sua função atual, com efeito imediato. Uma busca oficial para encontrar um novo CEO foi iniciada.

Peter Voser: “Em nome do Conselho e dos funcionários da ABB, gostaria de agradecer pessoalmente a Ulrich por sua dedicação e compromisso com os clientes e funcionários da ABB não apenas como CEO, mas também em outras funções executivas na ABB desde 2005. Sob sua liderança, a ABB se transformou em uma líder global em tecnologia focada em indústrias digitais. Ele reposicionou a empresa estrategicamente e alavancou o crescimento em todos os negócios. Desejamos a ele tudo de bom em seu futuro ”.

Voser acrescentou: “Continuaremos a nos concentrar em implementar a estratégia da ABB e agregar valor para todos os nossos stakeholders. Para atingir nossas principais metas financeiras, prosseguiremos com o desinvestimento dos negócios de Power Grids da ABB conforme planejado, simplificaremos a estrutura organizacional do grupo e proporcionaremos economia de custos. Finalmente, nossos quatro novos negócios líderes serão totalmente dedicados a atender às necessidades dos nossos clientes em digitalização, eletrificação, automação e robótica”.

Ulrich Spiesshofer: “Depois de 14 anos de dedicação e compromisso com todos os nossos funcionários e clientes, entrego a Peter um navio ABB aparado que está em um rumo claro e está ganhando velocidade. Eu gostaria de agradecer calorosamente aos nossos colegas ao redor do mundo, clientes e parceiros, bem como ao Conselho de Administração pela oportunidade de servir esta excelente empresa por quase uma década e meia em diferentes funções no Comitê Executivo e como CEO. Agora vou tirar um tempo antes de decidir sobre o próximo capítulo da minha vida profissional. Do fundo do coração, desejo à equipe global da ABB tudo de bom em seu futuro ”.

Peter Voser, um cidadão suíço, é presidente do Conselho da ABB desde abril de 2015. Antes disso, ele foi CEO da Royal Dutch Shell de 2009-2013 e diretor financeiro entre 2004-2009. Entre 2002 e outubro de 2004, ele foi CFO da ABB e um dos principais líderes por trás da reviravolta bem sucedida da empresa. Voser também traz uma vasta experiência em cargos de diretoria em empresas líderes como a Roche, a IBM, a Catalyst, a Temasek Holdings e a PSA International em Cingapura.

A ABB realizará sua Reunião Geral Anual em 2 de maio de 2019, em Zurique, conforme planejado.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder de tecnologia pioneira com uma oferta abrangente para indústrias digitais. Com um histórico de inovação de mais de 130 anos, a ABB é hoje líder em indústrias digitais com quatro negócios líderes globais focados no cliente: Eletrificação, Automação Industrial, Movimento e Robótica e Automação Discreta, suportados pela plataforma digital ABB Ability™. O negócio de Power Grids da ABB será desinvestido para a Hitachi em 2020. A ABB opera em mais de 100 países e conta com cerca de 147.000 funcionários. www.abb.com.br

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp