ABB apresenta soluções digitais para a fábrica do futuro na Expomafe 2019

A ABB, empresa líder em tecnologia pioneira para indústrias digitais, estará presente na segunda edição da EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que acontecerá de 7 a 11 de maio no São Paulo Expo, em São Paulo.

A ABB é reconhecida globalmente pelo seu protagonismo em inovação e por desenvolver soluções de manufatura e automação industrial capazes de agregar valor ao negócio de seus parceiros. Presente no Brasil há mais de 100 anos, a ABB oferece produtos e serviços para diversos segmentos da indústria, com quatro negócios líderes globais focados no cliente: Eletrificação, Automação Industrial, Motion (Drives, Motores e Geradores) e Robótica e Automação Discreta.

Para a EXPOMAFE 2019, principal evento do setor metalmecânico da América Latina, a ABB apresentará soluções digitais de automação e robótica voltadas para indústria do futuro, mas que já estão disponíveis no portfólio da empresa hoje.

“A ABB é líder na oferta de tecnologia para fabricantes de máquinas e equipamentos. Nosso grande diferencial é um portfólio completo de produtos e soluções conectadas em nuvem que permitem a digitalização de plantas industriais, garantindo aos nossos parceiros uma maior competitividade em seus negócios”, afirma Marcelo Palavani, gerente da área de Motion da ABB Brasil.

Robótica colaborativa

Um dos conceitos que a ABB mostrará na EXPOMAFE será o da robótica colaborativa, que permite que máquinas operem ao lado de profissionais humanos para uma produção mais ágil e precisa.

À medida que as pessoas se aproximam, por exemplo, de um robô IIRB 4400 executando um processo de coleta seletiva no estande da ABB, o robô irá desacelerar e eventualmente parar à medida que as pessoas se aproximarem do manipulador. O robô apresenta o SafeMove2, que é a última geração do software de monitoramento de robô com certificação de segurança da ABB. O Safemove2 oferece medidas de detecção e prevenção de movimento eletrônicas configuráveis, que restringem velocidade, movimento e posição do robô quando uma pessoa se aproxima. Isso permite que os operadores trabalhem ao lado de robôs sem a necessidade de cercas de proteção e segurança extensas.

O desafio do cubo mágico

YuMi®, o primeiro e mais famoso robô colaborativo de dois braços, também estará presente no evento. Para mostrar sua grande flexibilidade de movimento e velocidade, a YuMi® resolverá um cubo mágico durante o evento. Usando um sistema de câmera, o YuMi® será capaz de identificar cada quadrado colorido do cubo e determinar a posição correta para cada um. YuMi® pode executar estes e outros movimentos de uma forma muito precisa e coordenada. O robô colaborativo pode se adaptar a várias atividades, trabalhando com segurança lado-a-lado com seres humanos.

“A quarta revolução industrial trouxe tecnologias digitais que proporcionaram evolução real aos processos de manufatura, tornando as fábricas cada vez mais conectadas e inteligentes”, afirma Rodrigo Bueno, gerente da área de Robótica da ABB Brasil. “A robótica colaborativa, por exemplo, aumenta a flexibilidade e ajuda a incorporar mudanças de customização de produtos em muitas indústrias”, completa.

Digitalização de motores e inversores de frequência

A ABB é a líder mundial em indústrias de movimento com uma gama abrangente de motores elétricos e acionamentos com eficiência energética, confiabilidade e segurança. Na EXPOMAFE 2019, a ABB mostrará os produtos dedicados ao mercado de fabricantes de máquinas.

Um dos destaques será o motor de relutância síncrona (SynRM) da ABB. O motor possui um projeto de rotor livre de ímãs que reduz as perdas elétricas durante a operação. Isso leva a temperaturas mais baixas dentro do motor e dos rolamentos, reduzindo os custos de manutenção e aumentando a eficiência da energia.

Outra atração é uma demonstração com um PLC, um acionador ACS 380, um motor de baixa tensão com um sensor inteligente ABB Ability ™. O sensor converte os motores tradicionais em dispositivos inteligentes, sem fio, para que as equipes de manutenção possam monitorar a saúde e a operação dos ativos. A manutenção pode então ser planejada de acordo com as necessidades reais, reduzindo o tempo de inatividade e prolongando a vida útil do motor.

"A Indústria 4.0 já é uma realidade em todo o mundo e no Brasil há muitas oportunidades de melhoria nos processos produtivos, uso eficiente dos recursos e modernização do parque industrial", diz Marcelo Palavani. "As inovações e tecnologias oferecidas pela ABB visam aumentar a produtividade de nossos parceiros, tornando-os ainda mais competitivos e garantindo a disponibilidade total de seus ativos sem comprometer a qualidade ou a entrega de seus negócios".

Outra atração da feira será uma linha com produtos PLC (controlador digital programável), um motor de indução e o inversor de frequência ACS380 trabalhando de forma conjunta e conectada às soluções digitais da marca. Uma dessas soluções é o Smart Sensor, dispositivo compacto acoplado à carcaça do motor, que realiza o monitoramento remoto das suas condições e desempenho. A tecnologia possibilita que as atividades de manutenção sejam planejadas preditivamente, reduzindo o tempo de parada e estendendo a vida útil do motor.

“A indústria 4.0 já é uma realidade em todo o mundo, e no Brasil há muitas oportunidades de melhoria nos processos de produção, no uso eficiente de recursos e na modernização do parque fabril”, comenta Marcelo Palavani, ao ressaltar as possibilidades do mercado brasileiro. “As inovações e tecnologias oferecidas pela ABB visam o aumento da produtividade dos nossos clientes, tornando-os ainda mais competitivos e garantindo a disponibilidade total de seus ativos, sem comprometer a qualidade ou entrega do seu negócio”.

A ABB Brasil faz parte da Aliança 4.0, um programa que visa modernizar o parque industrial brasileiro e colocá-lo no nível de competitividade internacional. No ano passado, a ABB e The Economist divulgaram um ranking global sobre robótica e inteligência artificial com base em uma pesquisa realizada em 25 países. A pesquisa apontou os países mais bem preparados para a integração da automação inteligente. O Brasil ocupa o 19º lugar.

Atendimento - ABB na EXPOMAFE

Data: 7 a 11 de maio de 2019

Horário: das 10h às 19h (11 de maio, das 9h às 17h)

Local: Centro de Convenções e Exposições São Paulo

Para mais informações acesse www.abb.com.br

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder de tecnologia pioneira com uma oferta abrangente para indústrias digitais. Com um histórico de inovação de mais de 130 anos, a ABB é hoje líder em indústrias digitais com quatro negócios líderes globais focados no cliente: Eletrificação, Automação Industrial, Movimento e Robótica e Automação Discreta, suportados pela plataforma digital ABB Ability™. O negócio de Power Grids da ABB será desinvestido para a Hitachi em 2020. A ABB opera em mais de 100 países e conta com cerca de 147.000 funcionários. www.abb.com.br

Informações à imprensa:

Bruna di Monaco Gisele Pereira

bruna.dimonaco@imagemcorporativa.com.br gisele.pereira3@imagemcorporativa.com.br

(55 11) 3526-4584 (55 11) 3526-4588

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp