ABB vence concorrência para projeto de transmissão de energia eólica no Mar do Norte

A tecnologia de transmissão de energia da ABB apoiará a transição energética da Alemanha para renováveis, em parceria com a Aibel/Keppel.

O negócio Power Grids da ABB recebeu um pedido de três dígitos de milhões de Euros do consórcio Aibel/Keppel FELS, que irá projetar e construir o sistema de transmissão de corrente contínua em alta tensão (da sigla em inglês HVDC) para o projeto de conexão eólica offshore DolWin5. A ABB será a provedora da tecnologia HVDC. Este projeto fornecerá 900 megawatts de eletricidade zero carbono – suficiente para abastecer cerca de um milhão de residências – de três parques eólicos a cerca de 100 km da costa alemã. A conclusão está prevista para 2024.

O pedido inclui uma plataforma conversora no Mar do Norte, bem como uma estação conversora onshore localizada em Emden, na região da Baixa Saxônia, na Alemanha. A TenneT, um dos principais operadores europeus de sistemas de transmissão de eletricidade, com atividades na Holanda e na Alemanha, será responsável por fornecer as conexões de energia para os parques eólicos offshore neste projeto.

A solução HVDC da ABB é usada para transportar a energia gerada pelos parques eólicos offshore forma eficiente, convertendo a corrente alternada (AC) em corrente contínua (DC) na plataforma do conversor. Isso torna possível transmitir a energia através de um sistema de cabos DC de 130 quilômetros de extensão, com perdas muito baixas para o continente. Na estação conversora onshore, a energia é convertida de volta para AC e, em seguida, integrada à rede de transmissão. As soluções de conexão eólica offshore HVDC da ABB são compactas e modulares para atender especificamente aos desafios do setor de energia eólica offshore, e suportam uma melhoria substancial no LCOE (custo nivelado da eletricidade), bem como a pegada de carbono.

Com o uso da tecnologia de conversão de fonte de tensão da ABB, comercializada sob a marca HVDC Light®, é possível manter as perdas de conversão muito baixas. Além disso, o pedido também incluirá o Controle Avançado Modular ABB Ability™ para HVDC (MACH™), que é fundamental no controle da conexão complexa entre parques eólicos e a rede AC onshore.

“Nossa inovadora tecnologia HVDC, expertise mundial, profunda compreensão dos desafios de integração de renováveis, nossa abordagem de parceria e estreita colaboração com a TenneT foram os principais diferenciais na conquista deste projeto”, disse Claudio Facchin, presidente da divisão Power Grids da ABB.

Como parte de sua transição energética (“Energiewende”), a Alemanha planeja gerar 65% de sua energia a partir de fontes renováveis até 2030. Uma proporção crescente dessa energia limpa é gerada em enormes parques eólicos offshore no Mar do Norte. Em apenas 10 anos, a produção eólica offshore da Alemanha cresceu de zero para 6,382 megawatts, tornando-se o segundo maior produtor de energia eólica offshore do mundo, depois do Reino Unido.

A ABB foi pioneira em HVDC há mais de 60 anos e já entregou mais da metade dos projetos HVDC do mundo e mais de 70% dos projetos HVDC do conversor de fonte de tensão do mundo.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder de tecnologia pioneira com uma oferta abrangente para indústrias digitais. Com um histórico de inovação de mais de 130 anos, a ABB é hoje líder em indústrias digitais com quatro negócios líderes globais focados no cliente: Eletrificação, Automação Industrial, Movimento e Robótica e Automação Discreta, suportados pela plataforma digital ABB Ability™. O negócio de Power Grids da ABB será desinvestido para a Hitachi em 2020. A ABB opera em mais de 100 países e conta com cerca de 147.000 funcionários. www.abb.com.br

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp