ABB lança aplicativo para visita virtual ao seu Centro de Treinamento de Robótica

A ABB, líder pioneira de tecnologia para indústrias digitais, acaba de lançar um aplicativo que permite ao público conhecer mais sobre robótica ao realizar uma visita virtual às instalações de seu Centro de Treinamento, localizado no complexo industrial da companhia em Guarulhos (SP). Disponível nas lojas virtuais (Apple e Play Store), o download do “Robótica ABB RA” é gratuito e apresenta todas as instalações e tecnologias utilizadas no ambiente.

O Centro de Treinamento de Robótica da ABB, que recebeu recentemente o investimento de R$ 1 milhão para modernização, é um espaço dedicado ao ensino prático e teórico para estudantes de engenharia e profissionais da indústria que buscam aprofundamento e capacitação em tecnologia de ponta. Lá é possível desenvolver habilidades que estão em falta no País, incluindo programação tradicional de robôs, engenharia e operações, bem como as mais recentes tecnologias colaborativas de automação e digitais. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil, menos de cinco por cento das empresas do país podem ser classificadas como "Indústria 4.0".

O espaço reúne os mais atuais robôs da ABB que desempenham atividades diversas na produção industrial, como pintura, montagem, solda, encaixotamento e outras manipulações. Entre eles o o YuMi®, robô colaborativo de dois braços da ABB utilizado na indústria para executar tarefas de precisão. Outra solução da ABB disponível no Centro é o software RobotStudio, que permite realizar simulações do ambiente fabril com programações idênticas às usadas no chão de fábrica. Equipamentos de realidade virtual tornam estas simulações ainda mais reais.

Hoje em dia, a manufatura é caracterizada pela personalização em massa - com produtos em lotes menores mas com maior variedade e em ciclos de vida mais curtos. Isso exige que as fábricas sejam flexíveis e ágeis para essas mudanças. Ao conectar os robôs a novas soluções digitais avançadas, os fabricantes no Brasil estão melhorando a flexibilidade e a produtividade de suas operações para acompanhar o mercado. Essas soluções incluem tudo, desde colaboração aprimorada entre humanos e robôs até ferramentas de comissionamento virtual sofisticadas que podem ajudar os fabricantes a trazer novos produtos ao mercado mais rapidamente.

“Nosso centro de treinamentos é um local estratégico para a capacitação de novos profissionais para o mercado de automação e robótica. Com esse aplicativo, esperamos que mais pessoas possam conhecê-lo, despertando o interesse pela robótica, e consequentemente, contribuindo para a nossa meta de triplicar o número de treinamentos realizados no local. Além disso, essa é mais uma inovação que permite que interação das pessoas conosco”, diz Rodrigo Bueno, gerente geral de robótica da ABB.

O aplicativo foi desenvolvido pela Sinergia Studios e para navegar, é necessário clicar na foto abaixo e mover o aparelho de acordo com as setas para explorar o local.

Serviço - Centro de treinamento de robótica

Cursos oferecidos: operação, programação e comissionamento, manutenção elétrica, manutenção mecânica, processos e outros.

Local: Av. Monteiro Lobato, 3411 - São Roque, Guarulhos - SP, 07190-002

Contato: Ricardo Santos (ricardo.santos@br.abb.com)

Saiba mais sobre nossos treinamentos: new.abb.com/br/servicos/robotica

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder de tecnologia pioneira com uma oferta abrangente para indústrias digitais. Com um histórico de inovação de mais de 130 anos, a ABB é hoje líder em indústrias digitais com quatro negócios líderes globais focados no cliente: Eletrificação, Automação Industrial, Movimento e Robótica e Automação Discreta, suportados pela plataforma digital ABB Ability™. O negócio de Power Grids da ABB será desinvestido para a Hitachi em 2020. A ABB opera em mais de 100 países e conta com cerca de 147.000 funcionários. www.abb.com.br

ABB nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram |YouTube

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp