Arenas esportivas em todo o mundo obtêm pontos de sustentabilidade com tecnologia ABB

Tecnologia de construção inteligente e soluções inovadoras de eletrificação estão ajudando as arenas esportivas a se transformarem em locais conectados e com baixo consumo de energia

Quase metade do mundo assistiu quando Kylian Mbappe conquistou a segunda Copa do Mundo da FIFA na França, marcando na vitória por 4-2 contra a Croácia. Os fãs no Estádio Luzhniki, em Moscou, na Rússia ou em frente à TV, não perderam nenhum lance graças à iluminação ideal, controlada pelo sistema KNX i-bus da ABB.

O estádio histórico, que sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1980 e a Liga dos Campeões de 2008, é uma das muitas arenas do mundo que contam com a tecnologia ABB para iluminar seus eventos de maneira eficiente em termos de energia.

Luzhniki Stadium em Moscow, Russia (image by Mos.ru)
Luzhniki Stadium em Moscow, Russia (image by Mos.ru)

As arenas de eventos, que atraem grandes grupos de pessoas, têm um enorme potencial para preparar o cenário para a sustentabilidade. Os estádios estão cada vez mais adotando formas mais sustentáveis de operar, como o uso eficiente de energia e a utilização de fontes renováveis de energia. Com as ofertas da ABB em soluções inteligentes de eletrificação e controle, locais como o Estádio Luzhniki se tornam mais sustentáveis.

A ABB forneceu seu sistema KNX de i-bus para Luzhniki, como parte de sua reconstrução para a Copa do Mundo. Ao gerenciar a iluminação em todo o estádio, o sistema ABB usa algoritmos de economia de energia que avaliam a hora do dia, a iluminação natural e a carga geral na rede elétrica, resultando em economia significativa de energia e abrindo caminho para um futuro favorável ao meio ambiente.

Na Noruega, a Skagerak Arena do Odd soccer club em Skien tem todo o seu telhado coberto com 5.700 metros quadrados de módulos solares. Eles têm uma potência nominal de 800kWp. O armazenamento de energia da bateria e o sistema de gerenciamento de energia, fornecidos pela ABB, garantem o uso máximo de energia renovável, mesmo com pouca luz.

Skagerak Arena em Skie, Norway
Skagerak Arena em Skie, Norway

O sistema fotovoltaico não apenas aciona holofotes nos jogos de futebol, mas também fornece ao bairro eletricidade produzida localmente. A tecnologia da ABB também está perfeitamente sintonizada com o objetivo do clube de futebol Odds de ser o clube mais verde da Europa e com o objetivo do maior apoiador do clube, Skagerak Energi, de formar um laboratório de energia.

A tecnologia da ABB também é usada na Tissot Arena, a maior usina de energia solar em estádio do mundo, localizada em Biel, na Suíça. O enorme complexo esportivo possui um teto estendido com cerca de 16.500 metros quadrados de espaço disponível para os módulos solares, equivalente a um tamanho total de dois campos de futebol. É também um projeto de vitrine para o uso de energia solar em toda a Suíça. A produção anual de energia da usina é igual ao consumo de aproximadamente 500 residências suíças médias.

Tissot Arena em Biel, Switzerland
Tissot Arena em Biel, Switzerland

A tecnologia de gerenciamento de energia da ABB, que inclui os quadros de distribuição e painéis de distribuição modulares ArTuk, ajudou o Estádio Internacional de Críquete de Ekana e o Complexo Esportivo da Índia a organizar partidas internacionais após um intervalo de duas décadas. O Cricket, que possui um grande número de fãs no sul da Ásia, conta com tecnologias intensivas em energia para auxiliar decisões precisas de arbitragem com dados em tempo real de sensores estrategicamente posicionados, câmeras de campo e telas gigantescas ao redor do campo. A tecnologia de gerenciamento de energia da ABB permite que os operadores mantenham uma fonte de alimentação contínua e confiável, garantindo maior economia de energia durante os jogos.

A ABB também ajudou a criar um estádio de futebol “inteligente” para o FK Austria em Viena, Áustria. A Arena Generali incorporou a mais recente tecnologia de construção inteligente e distribuição de energia com eficiência energética. A ABB forneceu vários componentes, incluindo o sistema KNX, que permite a rede de todos os componentes de iluminação, sombreamento, aquecimento, ar condicionado e ventilação no estádio, garantindo a máxima economia de energia.

A ABB também forneceu transformadores a seco, que atendem aos mais recentes padrões de eficiência energética da União Europeia. Esses transformadores usam uma tecnologia de resina de fundição a vácuo, desenvolvida pela ABB, em vez de óleo. As soluções inteligentes da ABB estão ajudando a Generali Arena a se tornar o primeiro estádio de futebol sustentável na Áustria.

Generali Arena em Vienna, Austria
Generali Arena em Vienna, Austria

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp