ABB lança o Onboard Microgrid para otimizar a eficiência de combustível pequenas embarcações

Sistema de distribuição de energia compacto, baseado em corrente contínua, oferece eficiência de energia híbrida a pequenas embarcações

A novidade Onboard Microgrid se baseia nos princípios do premiado sistema de distribuição de energia da ABB, o Onboard DC Grid™, com capacidade comprovada de oferecer até 20% de eficiência energética em embarcações maiores. Com o lançamento da nova solução de tamanho compacto, a ABB possibilita eficiências semelhantes para embarcações menores, com menor consumo de energia em operações em distâncias curtas. O Onboard Microgrid pode ser usado para embarcações que funcionam com baterias, células de combustível ou como híbridos célula combustível/bateria.

Similar ao Onboard DC Grid™, o Onboard Microgrid permite a flexibilidade de usar várias fontes de energia e variadores de velocidade para otimizar a eficiência operacional e, como resultado, reduzir emissões. O Onboard Microgrid conecta todos os circuitos de corrente contínua e distribui energia através de um circuito de corrente contínua principal, proporcionando economia de energia significativa e otimizando a propulsão da embarcação.

Além disso, o Onboard Microgrid reduz o footprint e o peso do equipamento elétrico a bordo, eliminando a necessidade de transformadores volumosos e do quadro principal. Isso deixa mais espaço nas embarcações e fornece uma maior flexibilidade no posicionamento do sistema a bordo.

A primeira instalação do Onboard Microgrid já foi implementada em uma conversão híbrida extensa para o San Cristoforo, uma barca de passageiros e carros de 386 toneladas navegando no Lago Maggiore, na Itália e operada pela Gestione Navigazione Laghi. O sistema compacto permitirá que a barca faça melhor uso da energia disponível combinando fontes de energia e propulsão através de um link de corrente contínua. Com isso, o conjunto de geradores ou as baterias podem ser implantados de acordo com as necessidades do usuário, nos modos diesel, híbrido ou elétrico.

“O Onboard Microgrid permitirá ao San Cristoforo maximizar os benefícios de eficiência da propulsão híbrida”, diz Alessandro Acquafredda, Diretor Geral, Gestione Navigazione Laghi. “Ele permite um melhor uso do espaço na sala de máquinas, é eficiente em termos de tempo e de fácil instalação”, completa.

“O Onboard Microgrid atende a um segmento específico do mercado, com embarcações menores desempenhando um papel importante no futuro elétrico, digital e conectado do transporte marítimo”, diz Juha Koskela, Diretor Geral, ABB Marine & Ports. “Trazer o Onboard Microgrid ao mercado mostra o quanto a ABB tem ouvido os proprietários do mercado de embarcações de navegação interior, barcas, workboats, rebocadores e iates, buscando se beneficiar da propulsão híbrida”, conclui.

A solução completa Onboard Microgrid inclui um controlador programável para implementar o Sistema de Gerenciamento de Energia (Power Management System – PMS) da ABB e a inicialização do gerador, controle de velocidade de propulsão, proteção contra sobrecarga do gerador, controle e supervisão de modos de operação, controle de carga da bateria e manuseio de sinal.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder em tecnologia que está impulsionando a transformação digital das indústrias. Com um histórico de inovação que abrange mais de 130 anos, a ABB possui quatro empresas líderes globais focadas no cliente: Electrification, Industrial Automation, Motion e Robotics & Discrete Automation, suportadas pela plataforma digital ABB Ability™. O negócio de Power Grids da ABB será desinvestido para a Hitachi em 2020. A ABB opera em mais de 100 países, e conta com cerca de 147.000 funcionários. www.abb.com.br

ABB nas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp