ABB entrega solução digital para Saneago que melhora o fornecimento de água e reduz o consumo de energia

Motores, inversores de frequência e sensores inteligentes melhoram a confiabilidade e aumentam a economia de energia da empresa de sane-amento do Estado de Goiás

A ABB, líder em tecnologia pioneira com uma oferta abrangente para indústrias digitais, em parceria com a Vitalux, especializada em projetos de eficiência energética, está modernizando os sistemas de acionamento de motores e bombas elétricas da Saneago, empresa de saneamento básico com atuação no estado de Goiás. Para tanto, a ABB forneceu uma solução digital composta por sensores inteligentes, que atuam de forma conjunta com 15 motores elétricos e inversores de frequência para controle de velocidade e otimização no consumo de energia.

O projeto visa beneficiar a população de Goiás com melhorias no abastecimento e no tratamento de água, além de proporcionar ganhos em eficiência energética para a empresa de saneamento local.  A modernização da planta de saneamento garantirá operação ininterrupta e melhorará a eficiência energética.

“Este projeto foi uma grande oportunidade para atualizar nossas instalações, implantando novas tecnologias e substituindo motores antigos por motores de alto desempenho em nossas estações de bombeamento de água”, diz Wanir Medeiros, diretor de produção da Saneago. “A solução proposta permite uma operação e gerenciamento eficazes do consumo de água de maneira segura e prática e, consequentemente, economia financeira para a empresa.”

A tecnologia de sensores inteligentes empregada faz parte do ABB Ability ™ Digital Powertrain, uma solução da ABB que monitora inversores de frequência, motores, bombas e rolamentos. Isso permite que os clientes fiquem conectados com seus ativos e visualizem variáveis operacionais e indicadores de desempenho por meio de um portal online que pode ser acessado remotamente. Dessa forma, é possível identificar defeitos e falhas no funcionamento com antecedência, evitando paradas inesperadas e, consequentemente, aumentando a vida útil dos equipamentos.

Segundo Lucas Soto, da Vitalux, “a solução da ABB apresentou ótima relação custo benefício, que pode representar uma economia de mais de 6000 MWh por ano, que se traduz em cerca de R$ 3,4 milhões”.

“O principal benefício da solução é proporcionar uma operação estável e ininterrupta por 24 horas, com ganhos em eficiência energética significativos e consequente redução de custos” afirma Rodrigo Teixeira, gerente do segmento da área de Motion da ABB no Brasil. 

A integração e instalação do projeto foi realizada pela BEU Engenharia, que destaca a diversidade de soluções e serviços da ABB para todas as etapas do processo: “Ter uma gigante em soluções de energia, com um amplo leque de produtos, que atende ao processo produtivo de ponta a ponta, são diferenciais que só a ABB é capaz de entregar”, afirma Ítalo Urzedo, diretor geral da empresa.

A atualização da planta está prevista para ser concluída em outubro de 2019.

A ABB tem produtos e serviços desenvolvidos exclusivamente para atender o segmento de água e saneamento e soluções que garantem operações mais seguras, confiáveis e eficientes, além de agregar valor ao negócio de seus parceiros.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder em tecnologia que está impulsionando a transformação digital das indústrias. Com um histórico de inovação que abrange mais de 130 anos, a ABB possui quatro empresas líderes globais focadas no cliente: Electrification, Industrial Automation, Motion e Robotics & Discrete Automation, suportadas pela plataforma digital ABB Ability™. O negócio de Power Grids da ABB será desinvestido para a Hitachi em 2020. A ABB opera em mais de 100 países, e conta com cerca de 147.000 funcionários. www.abb.com.br

A Saneago é a companhia estadual de saneamento básico de Goiás. Presente em 226 municípios goianos, possui um índice de cobertura de 97% para o abastecimento com água tratada, atendendo a mais de 5,7 milhões de pessoas. Já em relação ao esgotamento sanitário, o atendimento é de 61,4%, o equivalente a uma população de 3,6 milhões de habitantes.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp