Farmácia Online Apotea alcança 30 por cento a mais na produtividade, com ajuda de robôs ABB

Três robôs ABB instalados no centro de logística da maior farmácia online da Suécia está criando mais eficiência no fluxo de trabalho de separação e embalagem.

A Apotea, uma farmácia online, começou pequena como a maioria das empresas de e-commerce, e apenas entregando pedidos mais comuns sete anos atrás na Suécia. Avançando no tempo para 2019, a Apotea se torna a maior farmácia online do país, entregando em torno de 170.000 pedidos toda semana. Dentre muitos fatores que colaboraram para o crescimento impressionante da Apotea, são os robôs de alta performance da ABB, que aumentaram a produtividade em até 30%.

Para ficar na frente da concorrência, a Apotea – que não possui lojas físicas – automatizou a maioria das suas operações em seus centros de logística em Morgongåva.

“Nossos clientes querem entregas mais rápidas, mais baratas e frete grátis. Esse é o nosso desafio e algo que focamos diariamente,” diz Maria Alriksson, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Apotea.

Em um dia útil, em torno de 35.000 pedidos deixam o centro de logística para serem entregues a clientes ao redor do país. Para manter controle da grande demanda, é preciso desenvolver soluções técnicas. Três dos robôs industriais de uso geral IRB 4600 da ABB no centro de logística atendem à necessidade de um fluxo de trabalho rápido e eficiente. A ABB trabalhou com um dos mais tradicionais integradores Value Providers – a Löfqvist Engineering – para desenvolver um software de solução em que robôs separam e empacotam produtos diretamente em caixas de distribuição.

“O IRB 4600 é um robô altamente produtivo e multiuso, se encaixando perfeitamente em situações de curta duração aqui no centro da Apotea,” diz Peter Öhrn, Gerente de Vendas de robótica da ABB Suécia. “Reduzir efetivamente o tempo de separação e entrega de produtos é um importante fator dentro do mercado de e-commerce, e os robôs de alta velocidade da ABB estão ajudando a Apotea a manter o status de liderança na indústria.”

Criando um melhor lugar de trabalho para pessoas

Além de impulsionar a produtividade, os robôs ABB também melhoraram a sustentabilidade de trabalho e liberou tempo de produtividade para colaboradores dedicaram seu tempo a tarefas mais qualificadas.

“Nossos colaboradores deixaram de apenas levantar caixas para se tornarem operadores de máquinas. O fato de que eles cumprem tarefas mais variadas e qualificadas é muito positivo,” diz Pär Svärdson, CEO da Apotea.

Os robôs da ABB são equipados com SafeMove, um software de segurança robótica que transforma robôs industriais em um robô colaborativo. Sensores Arc construídos no robô pode parar qualquer ação robótica quando um operador humano entra na célula de trabalho. Isso é extremamente útil para a Apotea, já que seus colaboradores precisam alterar caixas de carga em intervalos regulares. Assim que o operador sai da célula de trabalho, o robô reinicia com apenas um toque no botão de acionamento.

Todos esses fatores colocaram a Apotea em uma curva de crescimento. Em 2019, a empresa despachou dois milhões de entregas a mais em relação a 2018, com capacidade de expandir futuramente.

“Pensando em ser mais competitivos, nós temos que continuar a expandir nossa capacidade, aprimorar nosso ritmo e encontrar boas oportunidades de automação. Pensando futuramente, acredito que possamos ter o dobro de robôs do que temos agora. Nós já vemos os robôs como uma grande ajuda em expandir nossa capacidade,” diz Svärdson.

Sobre a Apotea

A Apotea.se é a primeira farmácia da Suécia a operar totalmente online. A Apotea.se tem a maior variedade de produtos sem prescrição médica, em torno de 18.000, e 8.000 com prescrição para pessoas e animais com os preços mais baixos do mercado, de acordo com o Instituto Norueguês de Pesquisa Comercial. Com entregas rápidas e assistência disponível por e-mail, chat e telefone, a Apotea.se torna a vida dos seus clientes mais fácil a cada dia. Desde sua fundação em 2011, as vendas aumentaram aproximadamente de SEK12 milhões para SEK2 bilhões em 2018. A Apotea.se ainda possui 650 colaboradores em Morgongåva e Estocolmo. Para mais informações, acesse: apotea.se

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp