ABB irá instalar sistemas de automação e de eletrificação em nova planta de cimento na Índia

A RCCPL, uma subsidiária da Birla Corp, irá utilizar o ABB Ability™ Expert Optimizer e outras tecnologias para maximizar a produção em sua nova planta de cimento em Mukutban, Maharashtra

A líder em tecnologia ABB fornecerá para a RCCPL o ABB Ability™ Expert Optimizer, uma solução de controle de processo avançado para controlar, estabilizar, e otimizar os processos industriais e que possibilitará ao fabricante de cimento aumentar a produção, reduzir a pegada de carbono e minimizar o consumo de combustível para atingir as metas de consumo de energia.

Atualmente, a Birla Corporation produz cimento em sete localidades na Índia com uma capacidade combinada de aproximadamente 15,5 milhões de toneladas ao ano. A planta greenfield de 3,90 milhões de toneladas ao ano, em Mukutban, Yavatmal, no estado de Marharashtra, Índia, está aproximadamente 400 quilômetros ao norte de Mumbai e inclui uma usina cativa de 40 MW e um sistema de recuperação de calor de 10,60 MW.

A ABB também fornecerá para a nova planta items para a infraestrutura de eletrificação, tais como painel de média tensão, que incluem relés de média tensão com comunicação IEC 61850, e painel de baixa tensão com controladores inteligentes de motor UMC100.3 que combinam proteção inteligente de motor e funções de controle e comunicação fieldbus, e diagnóstico de falha em um único dispositivo.

As soluções digitais e produtos para eletrificação da ABB serão integrados com o ABB Ability™ System 800xA, que foi classificado pelo grupo de consultoria ARC como a plataforma DCS (sistema de controle distribuído) nº 1 no mercado global pelo 20º ano consecutivo. O ABB Ability™ System 800xA também é um sistema de controle elétrico, um sistema de segurança e um capacitor de colaboração com a capacidade de melhorar a eficiência da engenharia, desempenho do operador e uso do ativo.

O ABB Ability™ Expert Optimizer utiliza um modelo de controle preditivo linear e não-linear e redes neurais para gerenciar componentes críticos da planta, incluindo o forno, combustíveis alternativos, moinhos e mistura. Ele pode encontrar as melhores condições de operação para maximizar a produção e pode detectar imediatamente desvios entre processos variados na produção de cimento. Essa capacidade tem a assistência do Centro de Operações Colaborativas ABB Ability™, onde os especialistas, de forma contínua, monitoram o sistema para identificar qualquer anormalidade e poderem re-sintonizar o sistema remotamente para novas condições do processo.

“O envolvimento desde o início no desenvolvimento desse projeto greenfield significa que nós podemos trazer uma abordagem holística para o design completo do sistema,” disse Krishnadas Manjaparra, responsável pelos negócios de automação industrial e indústrias de processos para o Sul da Ásia, Oriente Médio e África na ABB.

“Conseguimos extrair do nosso forte portfólio de produtos e soluções de automação e eletrificação e trazer diversos insights dos anos de experiência trabalhando com pequenas operadoras, players globais e execução turnkey de grandes projetos. Nós chegamos ao recorde histórico na Índia onde mais da metade das plantas de cimento já funcionam com os sistemas de automação da ABB e dos quais garantem máxima eficiência e funcionam de forma eficiente em todos os turnos, independentemente da expertise do operador. O que também nos torna únicos é nosso recém-inaugurado Centro de Operações Colaborativas ABB Ability™ na Índia que nos permite fornecer suporte nas operações durante o ciclo de vida pós-comissionamento da planta para manter a produtividade e eficiência nos níveis de pico de maneira contínua.”

O ABB AbilityTM Expert Optimizer faz parte do portfólio ABB AbilityTM CementOptimize de soluções, serviços e produtos digitalmente conectados que permite que plantas modernas de cimento maximizem a visibilidade, confiabilidade, produtividade e eficiência energética e otimize o desempenho.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder em tecnologia que está impulsionando a transformação digital das indústrias. Com um histórico de inovação que abrange mais de 130 anos, a ABB possui quatro empresas líderes globais focadas no cliente: Electrification, Industrial Automation, Motion e Robotics & Discrete Automation, suportadas pela plataforma digital ABB Ability™. O negócio de Power Grids da ABB será desinvestido para a Hitachi em 2020. A ABB opera em mais de 100 países, e conta com cerca de 144.000 funcionários. www.abb.com

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp