ABB colabora com a HPE para reduzir o consumo de energia dos supercomputadores


A ABB está colaborando com seu parceiro estratégico global, a Hewlett Packard Enterprise (HPE), por meio de uma tecnologia desenvolvida em conjunto para reduzir significativamente o consumo de energia dos supercomputadores de alto desempenho e, ao mesmo tempo, aumentar a capacidade e a confiabilidade da computação.

As respostas para alguns dos desafios mais prementes da sociedade estão ocultas em grandes quantidades de dados. Os principais centros de pesquisa do mundo usam supercomputadores para encontrar respostas para alguns dos problemas mais complicados, como modelagem de pandemia, medicina de precisão, mudança climática e mecânica quântica.

Os supercomputadores Cray da HPE usam uma solução de fonte de alimentação ABB de corrente contínua de alta tensão (DC) personalizada, que possibilita reduzir o uso de cobre por um fator de 14. Outro benefício ambiental e de eficiência de uma alta tensão DC é a grande redução no desperdício de energia: em até 95%. Além disso, uma solução conectada permite que a fonte de alimentação aumente ou reduza a potência, dependendo da carga de computação, criando eficiência máxima durante cargas leves de computação, bem como quando o sistema estiver totalmente carregado.

“A ABB e a HPE estão abrindo caminho para data centers sustentáveis de alto desempenho que podem ajudar a humanidade na busca de respostas para problemas existenciais, como prever pandemias, combater mudanças climáticas e descobrir novos medicamentos”, disse Peter Raadsen, líder de linha de produtos da ABB .

"Precisamos ser capazes de fazer mais computação com menos recursos e entradas de energia", disse Christopher Wellise, diretor de sustentabilidade da HPE. "Na HPE, estamos comprometidos em acelerar nosso caminho para uma economia circular, e parte disso são as tecnologias inovadoras que superam as restrições de energia e recursos".

O monitoramento em tempo real dos aspectos térmicos e de energia dos supercomputadores acrescenta outro benefício. Os servidores HPE oferecem monitores térmicos e de energia incorporados em componentes críticos com dados de saída agregados e relatados por meio do HPE Integrated Lights Out (iLO), um software proprietário e remoto de gerenciamento de servidor que permite configuração, monitoramento e atualização ininterruptos e seguros dos servidores HPE. O iLO permite que os usuários monitorem a utilização do equipamento, o consumo de energia e a saída térmica por meio de ferramentas como HPE OneView, HPE InfoSight, ABB Ability™ Data Center Automation ou Gerenciamento de infraestrutura de data center (DCIM) de terceiros e tomem medidas para otimizar as operações.

Quando combinadas com o ABB Ability™ Data Center Automation, a solução industrial da ABB para ambientes de nuvem híbrida e no local, a HPE e a ABB são capazes de automatizar a correlação entre a carga de trabalho e a dinâmica da CPU com o resfriamento dos data centers, resultando em uma redução no uso de energia de até 30%.

A HPE e a ABB são parceiras estratégicas globais desde novembro de 2017. O relacionamento combina o melhor das ofertas digitais da ABB com a conectividade inovadora líder da HPE, soluções de computação segura e tecnologia de informação híbrida (TI), além de novas soluções everything-as-a-service.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em engenharia que energiza a transformação da sociedade e da indústria em prol de um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar o software ao seu portfólio de Electrification, Industrial Automation, Robotics & Automation e Motion, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar seu desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta há mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por 144.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp