Expansão de sistema de controle aumenta performance de produtividade e qualidade

Expansão de sistema de controle aumenta performance de produtividade e qualidade

Cliente do segmento de Alimentos & Bebidas ampliou atuação da solução ABB Ability ™ 800xA para supervisionar e controlar o novo sistema de filtragem de cerveja

A ABB divulga mais um resultado positivo. Dessa vez, uma das maiores cervejarias do Chile, da indústria de Alimentos & Bebidas (AB), viu a produtividade aumentar em 10% e a qualidade subir entre 3% e 5% após expandir a atuação da solução ABB Ability ™ 800xA, sistema de integração que permite controlar processos em um único lugar.

“ABB Ability ™ 800xA é um sistema de controle distribuído, um DCS (Distributed Control System, em inglês), que permite supervisionar e controlar um processo industrial, mas com a particularidade de ter ferramentas de medidas únicas e integradas”, explica Eurit Amaya, Gerente de Vendas de Parceiros para Sistemas de Automação e Controle da ABB Chile, um dos responsáveis pelo projeto.

Desde o fim de 2019, essa grande expansão estava em curso e, a partir do início de 2020, passou a incrementar a operação da cervejaria com:

  • Aumento da capacidade para lidar com 15 mil sinais adicionais;
  • Três estações operacionais extras;
  • Expansão do aplicativo de histórico para gerenciar a nova carga de sinais;
  • Um controlador AC800M a mais;
  • Mais uma interface de comunicação Profinet;
  • Extensão da aplicação para lote já existente, somando mais dez.
O novo escopo garante um suporte ainda mais robusto que o de 2017, quando o cliente adquiriu a solução. Antes, o sistema comportava 13 mil sinais, nove estações operacionais, uma estação de engenharia, sete controladores AC800M e um histórico de aplicação para 500 sinais, protocolos múltiplos de comunicação e uma aplicação para lote.

“A expansão do sistema já existente para gerenciar o funcionamento do novo filtro de cerveja representa um voto de confiança no trabalho da ABB e na performance da solução ABB Ability™ 800xA”, afirma o profissional.

Com as adições, a ABB supriu as necessidades do parceiro em questão ao superar os desafios por meio da automatização e otimização de processos de produção ao incluir o controle do novo filtro de cerveja no atual DCS da fábrica para unificar a supervisão e o gerenciamento dos fluxos fabris, encontrar o mais alto padrão em equipamento de monitoramento de filtragem de cerveja, além de entregar uma solução capaz de proporcionar as informações necessárias sobre o que acontece na planta, incluindo as atividades do novo filtro, com o objetivo de analisar onde ocorrem desperdícios.

Proximidade com o cliente, traço marcante da ABB, também foi destaque nesse projeto. Eurit Amaya teve a oportunidade de estar com pessoas inseridas no processo de construção da fábrica chilena, no momento em que estavam se preparando para estruturar os sistemas de controle.

A ABB ocupa o primeiro lugar em sistemas de controle distribuído no mundo há 20 anos, segundo a RC, consultoria independente e que faz análises de mercado ligadas ao tema. E, desde 2013, a empresa vem aumentando a sua participação nesse mercado. A solução ABB Ability™ 800xA já nasceu como um DCS, o que é um grande diferencial da indústria, e áreas como mineração e papel e celulose também recorrem à eficiência dessa plataforma.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp