ABB digitaliza processo de gestão do ciclo de vida da segurança

ABB digitaliza processo de gestão do ciclo de vida da segurança

ABB lança o SafetyInsight™ que ajuda os clientes a operar processos de alto risco para reduzir perdas na produção, diminuir custos com manutenção, e a otimizar a segurança e conformidade

ABB lançou o ABB Ability™ SafetyInsight™, um conjunto de aplicações digitais de software que auxiliam empresas nos setores de processo e de energia por todo o ciclo de vida do Processo de Gestão de Segurança (PSM).  

Operando como uma fonte central de informação o software digitaliza dados prévios da Tecnologia da Engenharia (ET) para criar um digital twin de segurança do processo, usando esses dados para assim dar contexto para uma vasta quantidade de dados gerados por meio dos sistemas de tecnologia da informação (TI) e tecnologia operacional (TO).

Karl Watson, global digital sales solution architect para Segurança de Processo, ABB Energy Industries, comentou: “Empresas que operam em segmentos de alto risco investem muito tempo e esforço desenvolvendo a estrutura de segurança durante a fase da engenharia da instalação. Esse conhecimento crítico fica muitas vezes ‘guardado’, deixando os times de operação e da manutenção ‘reinventarem a roda’ quando se trata de perigos e riscos associados com esses processos.”

Ao levar essa abordagem única de combinar dados de TI e TO com dados de TE, o SafetyInsight™ permite que dados valiosos da engenharia (como relatórios HAZOP e LOPA) sejam digitalizados, e facilmente acessíveis pelos times de operação e de manutenção em formatos simplificados, intuitivos, e de visualização fácil de compreender.

  • Safety Insight infographic
  • ABB digitalizes Process Safety Management

Desta forma, a avaliação contínua de riscos pode ter como base dados de segurança digitalizados. A adição dos dados de TI/TO fornece atualizações quase que em tempo real, permitindo o impacto acumulativo das atividades da manutenção e operação a serem visualizados em uma matrix dinâmica de risco, para dar suporte em outras avaliações de risco e gerenciamento de risco operacional.  

Watson continuou: “Dados de Tecnologia da Engenharia, como qualquer digital twin, devem ser validados. O SafetyInsight™ facilita isso ao capturar dados reais da operação e da manutenção no contexto com hipótese prévia do design, permitindo melhorias a serem identificadas e implementadas, em outras palavras, ‘fechando o loop’. Além de maior segurança, essas melhorias podem ajudar a minimizar a parada da produção e a reduzir custos com manutenção.  

Esse conjunto possui dashboards de segurança do processo para fornecer a informação correta, para a pessoa certa, na hora certa, para tomar a decisão mais acertada.

Watson concluiu: “O SafetyInsight™ junto com outras aplicações ABB Information Management Systems (IMS) têm um histórico de sucesso ajudando empresas de grande porte no setor de energia a conquistarem o maior tempo em funcionamento para seus ativos - com companhias atingindo até 99%. O conjunto de software também ajudou uma empresa global a reduzir o teste anual das válvulas do sistema de segurança em 30%.”

ABB Energy Industries está viabilizando projetos e operações seguras, inteligentes e sustentáveis para os negócios em todos os setores de óleo, gás, química, life sciences, geração de energia e água. Levar soluções integradas que automatizam, digitalizam e energizam a indústria nós conectamos nossas pessoas e a tecnologia para ajudar nossos clientes a se adaptarem e a terem êxito. Com mais de 50 anos de expertise, nós continuamos inovando e remodelando abordagens tradicionais em todo o setor de energia com nossas tecnologias desenvolvidas para melhorar a eficiência operacional, reduzir risco, consumo de energia e o desperdício.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que estimula a transformação da sociedade e da indústria em prol de um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar softwares ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e tecnologias de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 110.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp