Primeiro pedido de Flow Control Mold dos EUA irá atuar na melhoria da qualidade, do controle e da produtividade de nova usina de chapa grossa

Primeiro pedido de Flow Control Mold dos EUA irá atuar na melhoria da qualidade, do controle e da produtividade de nova usina de chapa grossa

Tecnologia recente de agitação e frenagem eletromagnética ajudará a Nucor Brandenburg a produzir aço mais limpo com rapidez, manutenção reduzida e custo mais baixo

A ABB foi selecionada para fornecer sua recente solução de frenagem e agitação eletromagnética de Molde de Controle de Fluxo (Flow Control  Mold – FC Mold, em inglês) para um dos maiores lingotadores contínuos de placas grossas do mundo na nova usina de chapa de aço da Nucor Corporation, produtora americana de aço e produtos relacionados, em Brandenburg, Kentucky, EUA, e a maior recicladora do país. Esta é a primeira entrega de um FC Mold para uma empresa norte-americana.

Integrado ao fundidor, o FC Mold usa campos eletromagnéticos para controlar a velocidade e as variações do fluxo do menisco, enquanto ajuda a evitar que bolhas de gás e impurezas fiquem presas no aço em solidificação. Na fundição contínua de placas, as condições dessa área são cruciais para determinar a qualidade do produto e têm um grande impacto na produtividade e nos custos operacionais gerais.

Com capacidade de produção anual de 1,45 milhão de toneladas e de placas até 305 mm de espessura por 3.150 mm de largura, é o fundidor mais amplo já equipado com esse recurso tecnológico. O pedido foi feito pelo SMS Group, fornecedor de lingotamento, e entrará em operação a partir de 2022.

“Tendo desfrutado de um relacionamento produtivo com o SMS Group por muitos anos, este é nosso primeiro pedido da Nucor Brandenburg e nosso primeiro pedido dos Estados Unidos para o FC Mold”, disse Anders Lehman, Vice President, ABB Metallurgy Products. “O formato de fundição muito amplo da instalação é um desafio, mas além de melhorar a qualidade da placa, o FC Mold também ajudará a otimizar sua operação de forma significativa. Estamos ansiosos para demonstrar os muitos benefícios de nossa mais recente tecnologia de agitação e frenagem eletromagnética neste novo local.”

Produtividade e qualidade

Os resultados de mais de 40 instalações em todo o mundo provaram que o FC Mold proporciona mais produtividade e qualidade, além de custos operacionais mais baixos para fundidores que operam em todas as velocidades. Normalmente, empregar essa solução garante uma redução de 50% nos defeitos e diminui, em até 80%, produtos rejeitados ou degradados. Ela assegura, também, uma velocidade de fundição mais alta e o retorno sobre o investimento ocorre, tipicamente, em um ano.

“Para atender aos objetivos deste projeto, especificamos as soluções mais avançadas capazes de lidar com a escala das operações da Nucor Brandenburg”, disse Anders Lehman, Vice President, ABB Metallurgy Products. “A ABB foi a escolha confiável para esta instalação e temos certeza que contribuirá significativamente para o sucesso geral da nova fábrica.”

Ao contrário das tecnologias concorrentes, o FC Mold não possui peças móveis. Como todos os produtos eletromagnéticos da ABB, ele é projetado e construído com componentes de alta qualidade para suportar as mais difíceis situações e requer manutenção mínima.

O SMS Group é um grupo de empresas internacionalmente ativas na construção de plantas e engenharia mecânica para a indústria de aço e metais não ferrosos. Possui cerca de 14.000 funcionários que geram vendas mundiais de mais de 2,9 bilhões de euros. O único proprietário da holding SMS GmbH é a Familie Weiss Foundation.

A Nucor, maior recicladora da América do Norte, e suas afiliadas são fabricantes de aço e produtos siderúrgicos com unidades operacionais nos Estados Unidos, Canadá e México. Seu portfólio contém: aço carbono e liga - em barras, vigas, chapas; tubulação de seção estrutural oca; conduíte elétrico; estacas de aço; vigas de aço; deck de aço; concreto armado para reforço de aço; aço acabado a frio; fundições de precisão; fechos de aço; sistemas de construção de metal; Grade de aço; e arame e malha de arame. A Nucor, por meio da The David J. Joseph Company, também negocia metais ferrosos e não ferrosos, ferro-gusa e ferro briquetado a quente / DRI; fornece ferro-ligas; e processa sucata ferrosa e não ferrosa.

ABB é um parceiro de confiança e líder em fornecimento de metais para a indústria, oferecendo uma gama completa de produtos, serviços e soluções de ponta a ponta que melhoram produtividade, qualidade, segurança e custo-benefício em ferro, aço, alumínio e outros processos de produção de metais. Com mais de um século de experiência, os serviços da ABB são customizados e altamente específicos de cada processo, atendendo toda a indústria, desde o pátio de materiais e a fabricação primária até as linhas de fundição, laminação e processamento. Em toda a cadeia de valor dos metais, a ABB demonstra comprometimento em otimizar operações com produtos e soluções digitais de alta performance. Viste abb.com/metals para saber mais.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que estimula a transformação da sociedade e da indústria em prol de um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar softwares ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e tecnologias de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 110.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com   

Para mais informação sobre nosso portfólio, acess https://new.abb.com/metals/abb-in-metals/offering/products/metallurgy-products/electromagnetic-stirrers-and-brakes-for-steel/electromagnetic-devices-for-slab-casting

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp