ABB estimula maior uso de inversores e motores de alta eficiência para combater a mudança climática

ABB estimula maior uso de inversores e motores de alta eficiência para combater a mudança climática

O consumo global de eletricidade pode ser reduzido em até 10 por cento

Em um novo whitepaper publicado hoje, a ABB mostra o potencial para melhorias consideráveis em eficiência energética na indústria e infraestrutura geradas pelos últimos modelos de inversores de frequência e motores de alta eficiência. ABB conta com governos e indústria para acelerar a implementação da tecnologia para ajudar a combater a mudança climática.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), a indústria é responsável por 37% do uso global da energia e outros 30% da energia global é consumida em edifícios.

Embora não sejam vistos pelo público, os motores elétricos - e os inversores de frequência que otimizam sua operação - estão incorporados em quase todos ambientes edificados. Eles fornecem energia a uma ampla variedade de aplicações fundamentais para nosso estilo atual de vida, desde bombas industriais, ventiladores e transportadores para sistemas de fabricação e propulsão para transporte até compressores para equipamentos elétricos e sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado nos edifícios.

Utilizar tecnologia de motor e inversor com de alta eficiência economiza energia em sistemas de refrigeração normalmente encontrados em instalações de alimentos e bebidas.
Utilizar tecnologia de motor e inversor com de alta eficiência economiza energia em sistemas de refrigeração normalmente encontrados em instalações de alimentos e bebidas.

As tecnologias de acionamento e motor viram um avanço excepcionalmente rápido na década passada, com os designs inovadores atuais entregando uma eficiência energética fora do comum. Porém, um número significativo de sistemas acionados por motores elétricos industriais em operação hoje - cerca de 300 milhões em todo o mundo - são ineficientes ou consomem mais do que o necessário, resultando em um desperdício enorme de energia.

Uma pesquisa independente estima que se esses sistemas fossem substituídos por equipamentos otimizados e de alta eficiência, os ganhos obtidos poderiam reduzir o consumo global de eletricidade em até 10%. Isso representaria mais de 40% da redução das emissões de gases de efeito estufa necessária para cumprir as metas climáticas para 2040 estabelecidas pelo Acordo de Paris.

“A eficiência energética industrial, mais do que qualquer outro desafio, tem a maior capacidade individual para combater uma emergência climática. É basicamente a solução invisível para o clima para o mundo.” disse Morten Wierod, Presidente da ABB Motion. “Para a ABB, a sustentabilidade é uma parte importante do Propósito de nossa empresa e do valor que nós criamos para todos os nossos stakeholders. De longe, o maior impacto que nós podemos ter ao reduzir as emissões de gases do efeito estufa é por meio de nossas tecnologias, que reduzem o uso da energia na indústria, edifícios e no transporte.

Passos consideráveis já foram dados para apoiar a utilização de veículos elétricos e fontes de energia renovável. A ABB acredita que é hora de fazer o mesmo para uma tecnologia industrial que irá entregar benefícios ainda maiores para o meio ambiente e para a economia global.

Aplicações de bombeamento como essa são amplamente distribuídas por todas as indústrias e edifícios e são o principal alvo para economia de energia.
Aplicações de bombeamento como essa são amplamente distribuídas por todas as indústrias e edifícios e são o principal alvo para economia de energia.

“A importância de fazer a transição de indústrias e infraestrutura para esses drives e motores altamente eficientes em termos de energia para desempenhar seu papel em uma sociedade mais sustentável não pode ser exagerada,” continua Morten Wierod. “Com 45% da eletricidade mundial usada para alimentar motores elétricos em edifícios e aplicações industriais, o investimento em sua atualização renderá recompensas extraordinárias em termos de eficiência.”

ABB avalia com frequência o impacto de seus próprios acionamentos e motores de alta eficiência instalados na eficiência energética global. Em 2020, foi possível ter 198 terawatt-horas de economias de eletricidade - mais do que metade do consumo anual do Reino Unido. Até 2023, estima-se que drives e motores ABB permitirão que os clientes da ABB em todo o mundo economizem 78 terawatt-horas de eletricidade ao ano, quase o consumo anual da Bélgica, Finlândia ou Filipinas e mais do que o total anual do consumo do Chile.

As políticas públicas regulatórias estão entre os principais direcionadores do investimento industrial em eficiência energética ao redor do mundo. Enquanto a União Europeia irá implementar sua Regulação de Concepção Ecológica (Ecodesign Regulation - EU 2019/1781) esse ano, que estabelece novos requisitos rigorosos para uma gama crescente de motores com eficiência energética, muitos países ainda não tomaram medida alguma.

Para aproveitar as tremendas oportunidades permitidas pelos motores e drives de eficiência energética para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, a ABB diz que todos os stakeholders têm um papel crítico a desempenhar:

  •  Os responsáveis pelas decisões públicas e regulamentadores do governo precisam incentivar essa adoção rapidamente,
  •  As empresas, cidades e países precisam estar cientes da economia de custo e vantagens ambientais e estarem dispostos a fazer o investimento, e
  •  Os investidores precisam realocar o capital para as empresas mais bem preparadas para cuidar do risco climático.

“Nosso papel na ABB é sempre fornecer as tecnologias, produtos e serviços mais eficientes para nossos clientes, e continuar a inovar para uma eficiência ainda maior, o que por si só não é suficiente. Todos os stakeholders precisam trabalhar juntos para provocar uma transformação holística em como nós usamos a energia. Ao agir e inovar juntos, nós podemos manter os serviços críticos em operação e integrados, enquanto gera-se economia de energia e se combate a mudança climática”, conclui Morten Wierod.

O white paper da ABB “Achieving the Paris Agreement: The Vital Role of High-Efficiency Motors and Drives in Reducing Energy Consumption” pode ser acessado aqui.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que estimula a transformação da sociedade e da indústria em prol de um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar softwares ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e tecnologias de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 110.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com

ABB Motion mantém o mundo em movimento - enquanto economiza energia todos os dias. Inovamos e ultrapassamos as barreiras da tecnologia para possibilitar um futuro de baixo carbono para clientes, indústrias e sociedade. Com nossos inversores, motores e serviços digitais, nossos clientes e parceiros alcançam melhor desempenho, segurança e confiabilidade. Oferecemos uma combinação de expertise e tecnologia para fornecer a solução ideal de acionamento e motor para uma ampla variedade de aplicações em todos os segmentos industriais. Por meio de nossa presença global, estamos sempre próximos para atender nossos clientes. Com base em mais de 130 anos de experiência acumulada em acionamentos elétricos, aprendemos e melhoramos a cada dia.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp