YuMi no coração dos laboratórios de microbiologia Copan

YuMi no coração dos laboratórios de microbiologia Copan

A Copan, uma fabricante multinacional com excelência em sistemas de amostragem e armazenamento para microbiologia clínica, entrou com sucesso no mundo da automação para laboratórios de microbiologia com seu ecossistema WASP®, projetado e desenvolvido em 2008 pela divisão de mesmo nome.

ABB & Copan Microbiology Labs

A colaboração da empresa com a ABB levou à integração do robô colaborativo YuMi nesse ecossistema automatizado. Com um tamanho compacto, adaptabilidade e braços e garras de precisão, o YuMi é perfeitamente alinhado com a missão do WASP da Copan: transformar a automação em referência e norma da indústria para laboratórios de microbiologia, revolucionando os processos de análise e fornecendo uma resposta médica ainda mais rápida e eficiente para ajudar a proteger a saúde e o bem-estar das pessoas.

Resumo

O desafio
A Copan queria uma solução altamente precisa que pudesse automatizar os processos de laboratório ainda não solucionados por suas próprias soluções WASP®. O objetivo era reduzir o tempo de espera, entregar resultados confiáveis e melhorar a segurança dos técnicos de laboratório, além de reduzir o risco de eles entrarem em contato com substâncias perigosas, como amostras em risco de contaminação com SARS-CoV-2.

A solução
Implementar o YuMi, um pequeno robô com alto grau de adaptabilidade, diretamente no ecossistema WASP®. Os braços precisos do robô reproduzem perfeitamente as tarefas humanas, permitindo que vários processos de rotina dentro do laboratório sejam padronizados e automatizados.

Aplicação
Análises laboratoriais com movimentos padronizados, permitindo um nível de precisão maior e um número reduzido de erros.

Tecnologia e automação ao seu dispor

Fundada em 1979 como uma pequena empresa local em Mântua, a Copan (sigla para “Collection and Preservation for Analysis”, “Coleção e preservação para análise”, em tradução livre para o português) cresceu ao longo dos anos e se tornou uma grande multinacional. Isso foi possível graças às inúmeras introduções de inovação no setor pré-analítico, como meios de transporte para amostras microbiológicas e coleta revolucionária por meio de método swab. Para manter altos níveis de padrão e um desempenho excepcional, a empresa sempre confiou na automação.

Em 2008, a empresa desenvolveu o COPAN WASP®, um sistema revolucionário que automatiza vários estágios do processamento de amostras bacteriológicas: da semeadura à incubação, passando por análise de imagem e coleta de colônias, preparações de placas de grama e inoculação. “Projetado para funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, o WASP permite que os laboratórios otimizem suas cargas de trabalho e recebam os resultados das análises mais rapidamente”, explica Mario Savarese, CEO da Copan WASP. “O tempo é um fator chave na microbiologia. A capacidade de obter resultados de análises em menos tempo nos permite atender mais rapidamente ao paciente ”.

Os desafios neste campo não se restringem apenas a tempo. Cada laboratório é altamente individualizado e o tipo de espécime a ser analisado varia de caso para caso. Ao longo dos anos, o Copan tem se concentrado fortemente na demanda do cliente para ser capaz de oferecer uma solução flexível e modular que pode ser adaptada a demandas específicos, quaisquer que sejam. A partir daí começou a busca por um parceiro de confiança que pudesse manter a sua linha de automação tecnológica, permitindo uma entrega rápida e fácil de soluções customizáveis. A escolha foi a ABB e o YuMi.

Precisão e proteção da saúde: como YuMi revolucionou a vida do laboratório

A colaboração com a ABB é mais um capítulo na longa história da Copan com a automação. A empresa buscava um robô assistente pequeno, flexível e colaborativo, capaz de imitar perfeitamente os movimentos humanos. “A visão da Copan para sua linha de automação é introduzir continuamente novas funcionalidades e módulos de aplicação para responder às necessidades do cliente e manter nossa liderança técnica no mercado”, diz Savarese. “Com versatilidade, precisão e facilidade de uso, o YuMi tem sido um aliado indispensável para atingir nosso objetivo”.

Um robô colaborativo não substitui um técnico de laboratório, mas pode ser um excelente aliado ao lidar com amostras perigosas, que podem colocar em risco a saúde dos profissionais. “Nossos clientes têm que analisar tudo; às vezes as amostras manuseadas pelo laboratório são perigosas e, por mais cuidado que os técnicos tenham ao manusear, é difícil eliminar totalmente os riscos associados ao manuseio físico”, explica Mario Savarese. “Mas o YuMi, com seus braços mecânicos e suas garras precisa, nos permite realizar essas ações sem que os técnicos do laboratório entrem em contato com as amostras, protegendo a saúde deles”. Os benefícios da implementação do YuMi dentro do sistema WASP não param por aí: “A padronização é outro aspecto-chave da análise microbiológica”, continua o CEO do WASP. “Para poder comparar os dados de análise de diferentes laboratórios, é importante que as amostras sejam todas tratadas da mesma forma. Esse nível de precisão seria inalcançável sem a ajuda de um robô colaborativo avançado como o YuMi”.

Uma parceria forte para enfrentar os desafios do futuro

A pandemia da COVID-19 exigiu análises ininterruptas e cada vez mais rápidas de exames feitos pelo método swab, o principal meio de diagnóstico e triagem viral, desafiando os laboratórios de microbiologia com níveis sem precedentes tanto nos picos de demanda quanto em sua volatilidade. Mais uma vez, o YuMi também está provando ser um aliado valioso ao lado do Copan WASP e seu novo sistema, o UniVerse: “Laboratórios em todo o mundo estão trabalhando incansavelmente para processar amostras devido à pandemia”, diz Mario Savarese. “Este é um daqueles casos em que a automação desempenha um papel vital, tanto porque permite manter o laboratório processando amostras ativamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, quanto porque nos permite proteger a saúde dos técnicos de laboratório. Para este novo projeto, o YuMi também tem sido uma ferramenta indispensável para nós e sua facilidade de programação vem sendo de grande ajuda ao longo das fases de pesquisa e desenvolvimento”.

A Copan e a ABB estão conectados por uma troca contínua de informações com um único propósito: transformar e melhorar o suporte às pessoas por meio do uso significativo dos mais recentes avanços em tecnologia. Em um exemplo dessa colaboração extremamente próxima, a Copan está procurando tipos de automação que podem expandir os recursos potenciais do YuMi e vem criando protótipos. Uma das soluções que estão sendo exploradas pela Copan é tornar o YuMi móvel, usando rodas para permitir que ele seja movido pelo laboratório e possibilite a interação com outros equipamentos automatizados, como o UniVerse, que são usados ​​no transporte de amostras entre máquinas.

“Nossos profissionais e clientes estão muito entusiasmados com o YuMi; desde os engenheiros que trabalharam diretamente com ele, até os técnicos de laboratório que têm à disposição mais espaço e tempo para realizar atividades mais interessantes. Resumindo, o YuMi mudou a forma como gerenciamos nossos recursos mais valiosos: nosso pessoal, o tempo e a saúde deles”.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp