Robô colaborativo da ABB sobe ao palco com Gil Giardelli em debate sobre transformação digital

 Interação homem-máquina acontecerá durante evento de inovação em Porto Alegre

O YuMi, robô de dois braços da ABB, estará no palco do 6º Fórum IEL de Inovação, ao lado do influenciador Gil Giardelli, em palestra sobre a nova era da Inteligência Artificial. Durante a apresentação, o robô fará uma breve demonstração do cenário que já está cada vez mais comum nas empresas e indústrias: homens e robôs trabalhando juntos, de forma colaborativa. O evento é promovido pelo Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS).

As novas tecnologias de automação permitem a integração homem-máquina, de forma que trabalhadores e robôs possam trabalhar lado a lado, com segurança e em um grau de proximidade que não era vislumbrado até pouco tempo atrás. A nova Inteligência Artificial levará essa colaboração ainda mais longe no futuro.  

Combinar a capacidade das pessoas de se adaptar às mudanças e resolver problemas com a resistência e a precisão do YuMi oferece flexibilidade para os fabricantes criarem lotes menores de produtos mais personalizados. Essa customização está se tornando rapidamente a nova realidade para as indústrias, desde a automotiva até a de eletroeletrônicos e de alimentos.

O YuMi também é fácil de instalar, programar e operar, o que o torna acessível a muitos usuários de robôs pela primeira vez. O robô pesa apenas 38 quilos, e pode ser ligado em uma simples tomada de 220 volts. Ele pode ser instalado em estações de trabalho sem isolamento de proteção. O robô também pode ser programado por pessoas sem treinamento especializado por meio de sua programação intuitiva, em que os braços são movidos com o intervalo correto de movimentos, que são então gravados e reproduzidos em um tablet.

O robô também é projetado com uma variedade de recursos de segurança, incluindo braços macios emborrachados, juntas sem pontos de aperto, e pode parar de se mover em milissegundos para manter os colegas humanos completamente seguros, mesmo em caso de contato não intencional. Isso permite que o YuMi tenha produtividade e trabalhe de forma segura e sem barreiras lado a lado com as pessoas em tarefas compartilhadas.    

O robô é projetado para automação de montagem de peças pequenas para setores como eletrônicos, em que ele pode trabalhar com alta precisão. O YuMi também é usado pelos clientes para adicionar automação colaborativa à fabricação de automóveis, bens de consumo, alimentos, produtos farmacêuticos e laboratórios.

Liderar por meio de programação foi a mesma tecnologia que permitiu o YuMi® executar os movimentos delicados e complexos quando ele assumiu o papel de um maestro em uma orquestra sinfônica, com o tenor italiano Andrea Bocelli em Pisa (Itália); também permitiu que ele comandasse as pick-ups como DJ na conferência anual da companhia para clientes, em Houston (EUA) e criasse uma obra de arte ao lado de um artista plástico brasileiro durante a comemoração dos 105 anos da ABB no Brasil, no Museu do Amanhã. 

A interação do robô com Giardelli poderá ser vista no dia 3 de outubro, a partir das 13h30, no Salão de Convenções do Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS). Esta edição do fórum terá o tema: "AI economy: os caminhos e desafios da nova era" e também contará com palestras de Silvio Meira, um dos fundadores do Porto Digital, e Camila Achutti, co-fundadora da Mastertech (plataforma digital de educação continuada). Clique aqui para mais informações sobre o evento.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder de tecnologia pioneira em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e elétrica, atendendo a clientes em concessionárias de serviços, indústria, e transportes e infraestrutura global. Dando continuidade a uma história de inovação, abrangendo mais de 130 anos, a ABB, hoje, está escrevendo o futuro da digitalização industrial com duas claras propostas de valor: trazer a eletricidade de qualquer usina para qualquer tomada e automatizar indústrias de recursos naturais até produtos acabados. Como parceira no título da ABB Fórmula E, a classe internacional de automobilismo totalmente elétrico da FIA, a ABB está ampliando as fronteiras da mobilidade ao contribuir para um futuro sustentável. A ABB opera em mais de 100 países com aproximadamente 147.000 colaboradores. www.abb.com

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp