Análise precisa de componente de motores com ABB Ability™ LEAP 2.0

Análise precisa de componente de motores com ABB Ability™ LEAP 2.0

Sempre um passo à frente, a ABB desenvolveu o LEAP - Life Expectancy Analysis Program, uma solução avançada que analisa a condição e a duração esperada do isolamento da bobina do estator do motor elétrico. A solução identifica, caracteriza e quantifica defeitos no sistema.

Desenvolvida pelo time global e lançada no Brasil em 2003, a ferramenta LEAP vem passando por constantes aperfeiçoamentos, chegando no moderno LEAP 2.0, com novas tecnologias integradas.

Considerado ponto importante na estratégia de manutenção das empresas, o LEAP promove um conjunto de testes elétricos para avaliar o nível de saúde do sistema de isolamento de geradores, máquinas elétricas de médio e grande porte, tanto da ABB quanto de qualquer outro fabricante, antes das falhas se tornarem graves e ocasionarem longas paradas. Os resultados dos testes são utilizados para prever quando a condição do sistema se tornará vulnerável ou crítica.

Como os isolamentos elétricos são as causas de grandes falhas inesperadas em máquinas e geradores nas empresas, por meio desta ferramenta, a ABB analisa os valores de funcionamento do maquinário, compara com seu banco de dados inteligente e desenvolve uma solução personalizada para cada cliente. Com o LEAP 2.0, as coletas são mais ágeis, diminuindo o tempo de parada do cliente.

A eficácia desta solução da ABB pode ser fortalecida quando combinamos a manutenção preventiva com a manutenção preditiva. Essa assertividade auxilia empresas na redução de custos e planejamento qualificado sobre a durabilidade de motores e geradores.

Outro ponto relevante sobre a evolução do LEAP para a versão 2.0, foi o avanço na atuação de máquinas de 3000 Volts para 690 Volts. Upgrade importante para mercados relevantes onde a ABB atua e que está em constante mudança como óleo e gás, cimento, siderurgia, eólico, papel e celulose e áreas específicas da mineração.

Somado aos benefícios citados acima, a interação humana é eliminada no processo de análises, permitindo que os dados sejam entreguem com mais qualidade, tornando a coleta totalmente automatizada.

Por fim, a ABB ressalta a importância no acompanhamento do ciclo de vida dos motores e geradores. Tais equipamentos emitem sinais sobre seus níveis de funcionamento e para obter um relatório analítico efetivo, não bastam apenas os testes tradicionais, são necessários mais testes analíticos, para uma maior assertividade.

Conecte-se agora com a ferramenta exclusiva da ABB e saiba o que o ABB Ability LEAP 2.0 é capaz.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp