ABB Robótica diversifica seu modelo de negócio para atender da pequena à grande empresa

  • PMEs estão no foco da estratégia de crescimento da companhia
  • Apenas 36% das pequenas empresas adotam robôs em suas atividades, mas 60% devem introduzir ou aumentar o uso atual de robótica nos próximos 10 anos.

A ABB Robótica está ampliando a oferta de soluções e adotando novos modelos de negócios no mercado brasileiro. Com a estratégia, um dos focos é impulsionar a automação de pequenas e médias empresas, segmento com grande potencial de crescimento.

Segundo a Pesquisa de Automação ABB Robotics 2021, realizada globalmente, apenas 36% das pequenas empresas, com menos de 25 funcionários, adotam robôs em suas atividades, mas 60% informaram que devem introduzir ou aumentar o uso atual de robótica nos próximos 10 anos.

Já o índice de empresas médias, de 25 a 250 funcionários, que já utilizam robótica é de 71%, o dobro dos pequenos negócios. Mesmo assim, 92% dizem que provavelmente introduzirão ou aumentarão seu uso atual de robótica na próxima década.

“A ABB vem desenvolvendo diversas ações para atender a demanda do mercado e facilitar a adoção de tecnologias de robótica por toda a indústria, das pequenas às grandes empresas”, afirma Rodrigo Bueno, diretor da ABB Robótica no Brasil.

Além de lançar neste ano mais linhas de produtos, adaptáveis a qualquer tamanho de negócio, a ABB desenvolveu novos modelos de negócio, com parceiros especializados, como opções de aluguel ou leasing de células robotizadas a empresas de todos os portes.

Segundo o executivo, a vantagem do aluguel ou leasing é que as empresas não precisam usar recursos de investimento (CAPEX), que estão cada vez menores e muitas vezes necessitam de aprovação da matriz. Com esse modelo, é possível destinar verbas menores mensais, viabilizando mais rapidamente o projeto. “A empresa ainda afasta o risco de obsolescência, porque após um período, estipulado em contrato, pode haver a troca, retirada ou manutenção da célula”, explica Bueno.

A ABB Robótica fornece o projeto completo, que compreende a avaliação da necessidade do cliente, a concepção do projeto, o desenvolvimento da aplicação, testes, instalação, montagem e acompanhamento. Além do robô ABB, também possui um portfólio completo de automação para garantia da qualidade e robustez das células. Vários outros serviços podem ainda ser agregados ao contrato, como comissionamento, contratos de fornecimento de peças de reposição, manutenção preventiva e preditiva e monitoramento da condição da frota ou do robô.

Solução robótica no setor de construção
Solução robótica no setor de construção

Todas as soluções da ABB Robótica podem ser adaptadas ao tamanho do negócio do cliente. A companhia oferece um amplo portfólio de soluções inovadoras de automação para uma grande variedade de indústrias, como automotiva, plásticos, elétrica e eletrônica (3C), soldagem por robô, alimentos e bebidas, solar, fundição e forja, madeira, logística, saúde, metal e embalagem e paletização e mais recentemente a da construção.

A ABB acaba de anunciar ainda a aquisição da empresa ASTI, líder em Autonomous Mobile Robots – Robôs Móveis Autônomos, se tornando a única fornecedora com portfólio completo de robótica, com soluções da produção à distribuição no ponto de venda.

ABB anunciou recentemente a aquisição da empresa ASTI, líder em Robôs Móveis Autônomos
ABB anunciou recentemente a aquisição da empresa ASTI, líder em Robôs Móveis Autônomos

Outra grande novidade neste ano foi a expansão do portfólio de robôs colaborativos (cobot) com as novas famílias de cobot GoFa ™ e SWIFTI ™. As novas soluções completam a linha de cobots da marca, juntamente com o YuMi® e Single Arm YuMi®.

  • Robô colaborativo SWIFTI ™
  • Robô colaborativo GoFa ™

Com cargas e velocidades mais altas, os cobots GoFa ™ e SWIFTI ™ foram projetados intuitivamente para que os clientes não precisem depender de especialistas em programação próprios. A operação do robô colaborativo pode ser feita poucos minutos após a instalação, direto da caixa, sem nenhum treinamento especializado. Isso torna mais atrativa a adoção da tecnologia, principalmente, por indústrias com baixos níveis de automação.

Pesquisas mostram que o uso de cobots é uma tendência global. Em 2019, mais de 22.000 novos robôs colaborativos foram implantados no mundo, um crescimento de 19% em relação ao ano anterior. A expectativa é que a demanda avance a uma taxa composta de crescimento anual de 17% entre 2020 e 2025, segundo análise do Interact The Collaborative Robot Market 3rd Edition.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que estimula a transformação da sociedade e da indústria em prol de um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar softwares ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e tecnologias de acionamento, motores e geradores, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com.br

Robótica & Automação Discreta ABB é pioneira em robótica, automação de máquinas e serviços digitais, fornecendo soluções inovadoras para uma grande variedade de indústrias, desde automotiva até eletrônica e logística. Como uma das fornecedoras líderes mundiais em robótica e automação de máquinas, nós já fornecemos mais de 400.000 soluções de robôs. Nós ajudamos nossos clientes de todos os tamanhos a aumentarem a produtividade, flexibilidade e simplicidade e a melhorar a qualidade da produção. Nós damos apoio na transição para uma fábrica do futuro conectada e colaborativa.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp