A ABB fornece automação e planejamento para eletrificação para a nova mina na Suécia

A ABB fornece automação e planejamento para eletrificação para a nova mina na Suécia

A Nordic Iron Ore designou a ABB para fornecer o escopo de controle de processo e sistemas de gerenciamento para uma operação de mineração à prova de futuro e totalmente digitalizada na mina de minério de ferro Blötberget.

A empresa de tecnologia global A ABB forneceu consultoria de projeto de minas e recomendou o escopo de fornecimento para a abertura da antiga mina Blötberget próxima de Ludvika na região de Dalarna na Suécia. A mina, que foi fechada em 1979, está sendo redesenvolvida para a empresa de mineração Nordic Iron Ore e está em transição da fase de estudo para a construção.

A recomendação da ABB aborda a automação, digitalização e eletrificação para operações segura, sustentável e eficiente de mineração a longo prazo, no local. O provedor de tecnologia analisou um estudo detalhado de viabilidade da Nordic Iron Ore e fez um avanço significativo sobre as definições e escopo de fornecimento dos aspectos de automação e eletrificação da mina.

No planejamento de design de minas, a ABB se baseia em sua abrangente carteira ABB Ability™ MineOptimize de soluções de eletrificação e automação, engenharia, aplicações digitais e serviços colaborativos. A ABB Ability™ MineOptimize integra soluções individuais de mineração em um sistema de plantas seguras e estruturadas para otimizar todas as etapas do ciclo de vida – do projeto e construção até a operação e serviço - de qualquer fábrica de processamento de minas ou minerais.

Uma representação de como será a planta da Nordic Iron Ore
Uma representação de como será a planta da Nordic Iron Ore

As soluções digitais e automação da ABB atendem aos desafios na concepção e desenvolvimento de uma nova mina incluem sistema de controle distribuído da ABB Ability™ 800xA (DCS) e solução baseada na nuvem ABB Ability™ Genix Dashboard, que suporta formas digitalizadas de trabalhar com relatórios e aumenta a transparência. O sistema de gerenciamento de operações da ABB Ability™ que maximiza a coordenação entre planos de produção semanais e situações dinâmicas na mina para melhorar a eficiência, aumentar a produtividade e maximizar a lucratividade, é outro exemplo. A ABB também analisou os requisitos de infraestrutura elétrica para Blötberget, incluindo contêineres de superfície e subterrâneos, distribuidores e transformadores.

“A mineração e as indústrias de apoio são uma parte significativa da economia sueca, com algumas das operações de mineração mais avançadas e eficientes em qualquer parte do mundo", disse Lennart Eliasson, diretor administrativo da Nordic Iron Ore." Há muitos desafios ao implantar uma nova mina. Queremos nos basear no forte conhecimento tecnológico que existe na Suécia para implantar uma mina com baixo impacto ambiental e pegada e que também seja competitiva e segura. O envolvimento antecipado da ABB, que tem um histórico de trabalhar com minas inovadoras na Suécia, garante que o projeto de construção e planejamento para o desenvolvimento da mina possam assumir um passo significativo à frente e com melhor precisão de custos e benefícios.”

“A ABB pode prestar assistência em um estágio inicial no desenvolvimento de minas para eletrificação e automação e colabora rotineiramente com empresas de mineração com estudos de viabilidade iniciais até a plena implantação da mina", disse Björn Jonsson, gerenciador de hub, indústrias de processo da ABB. "As minas suecas já estão se beneficiando das soluções da ABB, utilizando o sistema de controle distribuído da ABB Ability™ 800XA 800XA e o otimizador de ventilação integrado da ABB Ability™”.

Espera-se que a mina de minério de ferro Blötberget já esteja operacional em 2024. O minério de ferro foi extraído até 1979, quando foi fechada devido aos baixos preços de minério de ferro. A Nordic Iron Ore foi criada em 2008 com os principais objetivos de retomar operações de mineração em Blötberget e Håksberg e realização de expansão de exploração do campo Väsman, em conjunto formando as minas Ludvika, no sul de Dalarna.

A Nordic Iron Ore e a ABB continuarão o desenvolvimento do projeto e assinaram recentemente um memorando de compreensão (MOU) para uma outra colaboração em Blötberget.

A Nórdica ABB possui um profundo conhecimento do setor, tecnologia de ponta e gerenciamento global e local de projetos, engenharia e experiência de transformação digital em 130 anos de trabalho com a indústria de mineração e minerais.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com

Automação de Processos: A unidade de negócios de Automação de Processos da ABB é líder em automação, eletrificação e digitalização para os setores de processos e híbridos. Atendemos nossos clientes com um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído nº 1, software e serviços de ciclo de vida, produtos específicos da indústria, bem como ofertas de medição e análises marítimas e turbo alimentadores. Como o nº 2 global no mercado, nos baseamos em nossa profunda expertise de domínio, equipe diversificada e presença global, e nos dedicamos a ajudar nossos clientes a aumentar a competitividade, melhorar seu retorno sobre o investimento e conduzir operações seguras, inteligentes e sustentáveis.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp