Tecnologia ABB para ajudar a otimizar produção de grande siderúrgica thyssenkrupp, como parte de reforma da planta e nova construção

Tecnologia ABB para ajudar a otimizar produção de grande siderúrgica thyssenkrupp, como parte de reforma da planta e nova construção

  •  Pedido feito pelo fornecedor de soluções de fábrica Primetals Technologies, com comissionamento esperado no início de 2024
  •  Dois lingotadores contínuos de placas, cada um com duas tiras, serão equipados com dispositivos de agitação e travagem eletromagnéticos ABB Flow Control Mold (FC Mold), permitindo uma produção mais rápida e econômica de aço limpo
  •  A instalação na renovada fábrica de Duisburg-Bruckhausen, na Alemanha, ocorre depois de mais de 40 instalações semelhantes comprovarem maior produtividade e qualidade para lingotadores contínuos em todas as velocidades

A ABB recebeu um importante contrato da Primetals Technologies para ajudar a otimizar a produção na fábrica de Duisburg-Bruckhausen da thyssenkrupp Steel Europe (tkSE), na Alemanha, usando a tecnologia exclusiva e proprietária ABB Flow Control Mold de agitação eletromagnética e tecnologia de travagem para aço de alta qualidade, produzido mais rapidamente e com custo mais baixo.

A construção de um laminador de lingotamento e a modernização de uma planta de lingotamento contínuo existente faz parte de um projeto mais amplo concedido à Primetals Technologies, líder global em engenharia de plantas para a indústria metalúrgica. Faz parte da Estratégia 20-30 da tkSE, que visa otimizar as operações para as exigências dos clientes automotivos que buscam superfícies melhoradas, aços mais finos e de alto desempenho para atender aos padrões de segurança contra colisões, no crescente mercado de mobilidade elétrica.

Ao usar o FC Mold G3, a thyssenkrupp pode evitar que bolhas de gás e impurezas fiquem presas no aço solidificado, pois a tecnologia oferecerá agitação e travagem simultâneas a partir de uma posição fixa no caster. No lingotamento contínuo de placas, as condições na área do menisco do aço solidificado são cruciais para determinar a qualidade do produto final e têm um grande impacto na produtividade e nos custos operacionais totais. Integrado com o caster, o FC Mold usa campos eletromagnéticos para controlar a velocidade e as flutuações do fluxo do menisco. Ele permite um controle de processo aprimorado e maior eficiência de recursos, requer muito pouca manutenção e normalmente tem uma longa vida útil.

  • Processo de fundição contínuo de placas grossas na fábrica da thyssenkrupp em Bruckhausen-Duisburg, na Alemanha. Imagem: thyssenkrupp
  • A tecnologia exclusiva do ABB FC Mold oferece agitação e frenagem simultâneas a partir de uma posição fixa

Com uma base instalada em 40 locais em todo o mundo, as melhorias de desempenho fornecidas pela tecnologia FC Mold são comprovadas. Normalmente, isso inclui 50% de redução em defeitos e até 80% de redução em produtos rejeitados ou reclassificados. Além disso, o FC Mold pode permitir uma maior velocidade de fundição.

“Ao reduzir significativamente os defeitos, rejeições e reclassificações, o FC Mold melhorará o custo e a eficiência de recursos na tkSE, apoiando assim as metas de sustentabilidade e lucratividade, ao mesmo tempo em que contribui para as ambições da Estratégia 20-30 da empresa para atender aos requisitos do cliente para graus de aço de alto desempenho,” disse Zaeim Mehraban, Gerente Global de Vendas de Produtos de Metalurgia da ABB. “Apoiada por décadas de experiência trabalhando com construtores de plantas como a Primetals, e pelo conhecimento de processos metalúrgicos como fundição de placas de várias instalações em todo o mundo, a ABB continua a desenvolver soluções para resolver gargalos nos processos de fabricação de aço e alumínio e provar repetidamente que são eficazes.”

A thyssenkrupp é um dos principais produtores mundiais de aços planos de carbono e impulsiona a inovação em aço e produtos de alta qualidade para aplicações exigentes e de última geração. A empresa estabeleceu a meta de produzir três milhões de toneladas de aço neutro em CO₂ por ano até 2030, à medida que a indústria avança para a produção de aço neutro em termos de clima até 2050, alinhado com o Acordo de Paris da ONU. A Primetals Technologies é pioneira e líder mundial nas áreas de engenharia, construção de plantas e prestação de serviços de ciclo de vida para a indústria metalúrgica.

Para obter mais informações sobre as contribuições metalúrgicas da ABB para fundição contínua, visite: https://new.abb.com/metals/abb-in-metals/offering/products/metallurgy-products/electromagnetic-stirrers-and-brakes-for-steel/electromagnetic-devices-for-slab-casting.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com.

Automação de Processos: A unidade de negócios de Automação de Processos da ABB é líder em automação, eletrificação e digitalização para os setores de processos e híbridos. Atendemos nossos clientes com um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído nº 1, software e serviços de ciclo de vida, produtos específicos da indústria, bem como ofertas de medição e análises marítimas e turbo alimentadores. Como o nº 2 global no mercado, nos baseamos em nossa profunda expertise de domínio, equipe diversificada e presença global, e nos dedicamos a ajudar nossos clientes a aumentar a competitividade, melhorar seu retorno sobre o investimento e conduzir operações seguras, inteligentes e sustentáveis.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp