Tecnologia de cogeração garante maior economia e competitividade às empresas

Tecnologia de cogeração garante maior economia e competitividade às empresas

Hoje, em alguns países, a cogeração já representa mais de 40% da potência instalada

A cogeração é definida como um processo de produção e utilização combinada de calor e eletricidade, proporcionando o aproveitamento da energia térmica proveniente dos combustíveis utilizados nesse processo. Porém, por mais eficiente que seja um gerador termelétrico, a maior parte da energia contida no combustível usado para seu acionamento é transformada em calor e perdida para o meio ambiente.

Trata-se de uma limitação física que independe do tipo de combustível (diesel, gás natural, carvão etc) ou do motor (por explosão, turbina a gás ou a vapor etc).

A cogeração é uma tecnologia que pode garantir economias de energia e competitividade acrescida às empresas. Consiste basicamente na produção combinada de energia térmica e elétrica num mesmo equipamento, destinando‐se ambas ao consumo da própria companhia ou de terceiros, evitando ou atenuando a utilização de equipamentos próprios de produção de calor e aquisição de energia elétrica à rede.

A necessidade de diminuir os consumos de energia, não só por questões financeiras, mas, essencialmente, por questões ambientais, determinou que fossem realizados esforços no sentido da implementação de sistemas de energias renováveis ou mesmo com rendimentos os mais elevados possíveis, alinhados à necessidade de reduzir emissões de CO2, incentivando a adoção desse processo eficiente. Hoje, em alguns países, a cogeração já representa mais de 40% da potência instalada.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp