Crescimento sustentado

–     Pedidos totais + 9%, em todas as divisões e regiões

–     Pedidos de base + 7%, em todas as divisões e regiões

–     Receitas + 3%; a receita de serviço cresce 11%

–     Margem do EBITA Operacional2 12,1%, impactada pela diluição da GEIS

–     EPS Operacional2 + 4%3

–     Lucro líquido de $603 milhões, + 6%

–     Fluxo de caixa das atividades operacionais $ 565 milhões, entrega de caixa sólida esperada para o ano inteiro

"Nós demonstramos um crescimento sustentado, com os pedidos de base e totais melhorando em todas as regiões e em todas as divisões”, disse o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer. "A execução contínua de nossa estratégia e a crescente demanda dos clientes por nossa oferta digital ABB Ability™ está impulsionando o crescimento de pedidos e aumentando as receitas."

“Nossa liderança tecnológica pioneira está apresentando resultados sólidos em todas as nossas divisões de negócios, particularmente em Robotics and Motion e Industrial Automation. Após a aquisição da GE Industrial Solutions, a divisão Electrification Products tem se beneficiando de uma presença mais forte no importante mercado dos EUA, enquanto a integração inicial, conforme esperado, tem diminuído a margem do EBITA Operacional. Power Grids continua sua transformação com bom ritmo de pedidos e, agora, está na meta de corredor de margem entre 10-14%. ”

Perspectiva de curto prazo

Os sinais macroeconômicos permanecem firmes na Europa e tendem positivamente nos Estados Unidos, com continuação do crescimento esperado na China. De maneira geral, o mercado global cresce, com incertezas geopolíticas crescentes em várias partes do mundo. É esperado que os preços do petróleo e os efeitos da conversão cambial continuem a influenciar os resultados da empresa.

Resultados do Grupo no 3º Trimestre de 2018

Pedidos

O total de pedidos cresceu 9% (10% em dólares americanos), em todas as divisões e regiões em comparação com o ano anterior. Os pedidos de base (classificados como pedidos abaixo de US$ 15 milhões) aumentaram 7% (12% em dólares), em todas as divisões e regiões e apoiadas pela abrangente oferta digital da ABB, o ABB Ability™. As grandes encomendas representaram 7% do total de pedidos, em comparação com 9% no mesmo trimestre de 2017. A carteira de pedidos aumentou 2% (em dólares) em comparação com o ano anterior. 

Os pedidos relacionados a área de Serviços aumentaram 8% (10% em dólares americanos). As ordens de serviço representam 18% do total de pedidos, em comparação com 18% no mesmo período do ano anterior. 

As mudanças no portfólio de negócios, incluindo a influência da aquisição da GE Industrial Solutions, resultaram em um impacto líquido positivo de 4% no total dos pedidos reportados. Os efeitos de conversão cambial tiveram um impacto negativo de 3% nos pedidos reportados.

Visão geral do mercado

No trimestre, a ABB assistiu uma demanda sólida de todas as regiões:

–     O total de pedidos da Europa aumentou 15% (10% em dólares americanos), com contribuições positivas da Alemanha, Itália, Suécia e Suíça, superando as contribuições mais baixas do Reino Unido e da Rússia. Os pedidos de base aumentaram 6% (7% em dólares americanos). 

–     O total de pedidos das Américas aumentou 9% (23% em dólares americanos). As encomendas nos Estados Unidos cresceram 10% (31% em dólares) e também foram maiores no Brasil. Os pedidos de base das Américas aumentaram 9% (24% em dólares americanos). 

–     Na Ásia, Oriente Médio e África (AMEA), o total de pedidos cresceu 4% (1% menor em dólares americanos), com fortes encomendas da China, Índia, Vietnã e Egito, sendo diminuídas pela menor demanda da Coreia do Sul, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Na China, o total de pedidos aumentou 13% (15% em dólares americanos). Os pedidos de base para a AMEA aumentaram 5% (7% em dólares americanos).

A demanda cresceu na maioria dos segmentos dos principais clientes da ABB:

–     A demanda das concessionárias de serviços foi robusta no terceiro trimestre. Os investimentos foram impulsionados pela integração de energias renováveis ​​na rede, soluções digitais para redes mais inteligentes e foco crescente em eficiência e confiabilidade. No trimestre, um pedido significativo foi recebido para permitir a integração e a transmissão de Corrente Contínua de Alta Tensão (HVDC) de energia hidrelétrica limpa em toda a Ásia Central.

–     Uma demanda sólida foi observada em um amplo espectro de indústrias durante o trimestre. Os investimentos das indústrias de processo, incluindo mineração, e petróleo e gás continuaram, enquanto os pedidos de setores diferentes, como alimentos e bebidas, foram fortes. A demanda foi forte para soluções de robótica e automação, inclusive da indústria automobilística.

–     A demanda por transporte e infraestrutura foi positiva, com os investimentos nos data centers crescendo bem e com investimentos contínuos em ferrovias e na especialidade de navios marítimos. A demanda por construção foi robusta, com investimentos em prédios comerciais, como hospitais e resorts.

Receita

As receitas cresceram 3% (6% em dólares americanos), apoiadas por um forte crescimento contínuo na divisão de negócios Robotics and Motion e boa dinâmica nas divisões Electrification Products e Industrial Automation, enquanto as receitas em Power Grids se mantiveram estáveis. As receitas de serviços aumentaram 11% (14% em dólares americanos), impulsionadas pelo portfólio digital líder da ABB, as soluções do ABB Ability™. Os serviços representaram 18% da receita total, acima dos 17% do mesmo período do ano anterior.

As mudanças no portfólio de negócios, incluindo o impacto da aquisição da GE Industrial Solutions, contribuíram para um resultado líquido positivo de 6% em relação às receitas reportadas. As mudanças nas taxas de câmbio resultaram em um impacto na conversão das receitas reportadas de menos 3%. 

A relação book-to-bill aumentou para 0,97x no final do trimestre em comparação com 0,94x no ano anterior.

EBITA Operacional

No terceiro trimestre, o EBITA operacional de US$ 1,118 milhão ficou estável em dólares americanos (aumento de 4% em moeda local) em comparação com o mesmo período do ano anterior. A margem do EBITA operacional de 12,1% foi impactada em 80 pontos-base pela aquisição da GE Industrial Solutions (GEIS) e também incluiu um impacto de 40 pontos base de uma cobrança relacionada ao negócio não essencial legado de retrofits de trens.

Lucro líquido, ganhos básicos e operacionais por ação

O lucro líquido foi de US $ 603 milhões, 6% maior de um ano para outro. O lucro líquido operacional da ABB2 ficou estável em US $ 727 milhões. O lucro básico por ação de $ 0,28 foi 6% maior de um ano para outro. O lucro operacional por ação de US $0,34 ficou estável e 4% melhor em termos de moeda constante3.

Fluxo de caixa de atividades operacionais

O resultado do fluxo de caixa das atividades operacionais é de $ 565 milhões, em comparação com $ 954 milhões no terceiro trimestre de 2017. Em relação a um ano atrás, o fluxo de caixa reflete reduções nas contas a pagar por ocasião do pagamento de impostos, bem como nos estoques e recebíveis mais altos devido ao impulso no aumento de pedidos e da receita. Espera-se que a entrega de caixa para o ano inteiro seja sólida, ao mesmo tempo em que reflete o capital de giro mais alto em apoio ao crescimento e devido ao impulso dos fluxos de caixa de projetos que também são impactados pela mudança do modelo de negócios EPC. 

Desempenho do 3º Trimestre por divisão

Desde 1º de janeiro de 2018, a responsabilidade de gerenciamento e supervisão de determinados negócios remanecentes de engenharia, suprimento e construção (EPC), anteriormente incluídos nos segmentos operacionais das divisões de negócio Power Grids, Industrial Automation, Robotics and  Motion, foram transferidos para um novo negócio operacional não essencial dentro da área Corporate and Other. Os valores reportados anteriormente foram reclassificados de acordo com essa nova estrutura.
Desde 1º de janeiro de 2018, a responsabilidade de gerenciamento e supervisão de determinados negócios remanecentes de engenharia, suprimento e construção (EPC), anteriormente incluídos nos segmentos operacionais das divisões de negócio Power Grids, Industrial Automation, Robotics and Motion, foram transferidos para um novo negócio operacional não essencial dentro da área Corporate and Other. Os valores reportados anteriormente foram reclassificados de acordo com essa nova estrutura.

Power Grids

O contínuo impulso de pedidos no trimestre, com seu total subindo 11% (7% maior em dólares) e pedidos de base de terceiros aumentando 13% (9% maior em dólares), foi apoiado por iniciativas Power Up. As encomendas incluíram um grande projeto de HVDC, boas encomendas do ABB Ability™ e de Grid Automation, bem como de serviços. A carteira de pedidos encerrou o terceiro trimestre 1% abaixo (5% menor em dólares) em comparação ano a ano. As receitas ficaram estáveis ​​(5% mais baixas em dólares americanos), com bom impulso em serviço, mitigando a menor abertura da carteira de pedidos. A divisão apresentou uma margem de EBITA operacional de 10%, apoiada por esforços de redução de custos e forte execução de projetos.

Electrification Products 

O total de pedidos aumentou 6% (26% em dólares americanos) e os pedidos de base de terceiros aumentaram 3% (25% em dólares). O crescimento foi amplo, com bons pedidos de data centers no trimestre. A demanda das indústrias de processo melhorou e as encomendas de construção foram globalmente fortes. As receitas melhoraram 3% (23% em dólares), impulsionadas principalmente pelo crescimento das receitas de produtos. A margem operacional do EBITA foi 260 pontos-base mais baixa em relação ao ano anterior, com 13,5%. A integração da GEIS diluiu as margens em 270 pontos base, em consonância com as expectativas. Excluindo a GEIS, as margens operacionais foram apoiadas pelo crescimento de volume, ações de precificação e controle contínuo de custos.

Industrial Automation 

O total de pedidos melhorou 7% (3% em dólares americanos), enquanto os pedidos de base de terceiros cresceram 4% (1% em dólares) em comparação com o mesmo período do ano anterior. A recuperação nas indústrias de processo continuou, com a demanda contínua por soluções de automação e controle habilitadas pelo ABB Ability™. Além disso, a atividade de pedidos para embarcações marítimas especiais foi forte. A carteira de pedidos encerrou o terceiro trimestre 2% menor (5% mais baixa em dólares americanos) em comparação ano a ano. As receitas aumentaram 3% (1% menores em dólares americanos), impulsionadas por um forte negócio book-and-bill. As margens operacionais do EBITA aumentaram 70 pontos base de ano para ano, para 14,1%, devido a economias líquidas positivas, forte execução de projetos e efeitos positivos únicos.

Robotics and Motion 

O ritmo dos pedidos foi forte, com o total subindo 15% (12% em dólares americanos) e os pedidos de base de terceiros subindo 12% (8% em dólares). O crescimento de pedidos foi alcançado em todos os negócios e regiões, com crescimento de dois dígitos na China e boa demanda de indústrias de processo, e dos setores ferroviário, automotivo e de alimentos e bebidas. As receitas melhoraram 7% (4% em dólares americanos). A margem operacional do EBITA, em 17,0%, aumentou 60 pontos base de um ano para outro, impulsionada pelo volume, mix e esforços contínuos de custos.

Estratégia Next Level

A ABB tem executado sua estratégia Next Level desde 2014 por meio de três áreas foco: crescimento rentável, execução rigorosa e colaboração orientada aos negócios. 

Crescimento rentável

O ABB Ability™, a oferta de soluções digitais industriais líder de mercado, continua a impulsionar o crescimento da ABB dentro de suas quatro divisões de negócio. Durante o trimestre, as soluções do ABB Ability™ foram reconhecidas como líderes globais em Sistemas de Controle Distribuído e software de Enterprise Asset Management. 

As grandes encomendas recebidas no trimestre incluíram um pedido substancial para fornecer estações conversoras HVDC que transmitirão energia renovável do Quirguistão e Tajiquistão para o Paquistão, e mais de US $ 100 milhões em pedidos para fornecer equipamento de tração de última geração para a fabricante de trens suíços Stadler.

A ABB continua a mudar seu centro de gravidade por meio do gerenciamento contínuo de portfólio, levando a uma maior competitividade, maior crescimento e menor risco. Em setembro, a ABB adquiriu a Intrion, com sede em Benelux. A transação vai fazer avançar a oferta de robótica logística da ABB, para ganhar uma posição mais forte em um mercado que a Federação Internacional de Robótica tem expectativa de crescer a uma taxa anual de 20 a 25% de 2018 a 2020. Em agosto, a ABB vendeu seu negócio de blocos terminais de acordo com seu contínuo gerenciamento ativo de portfólio.

A aquisição da GEIS foi concluída em 30 de junho de 2018. Espera-se que a integração deste negócio, agora em andamento, tenha um impacto negativo de aproximadamente 30 pontos base nas margens do EBITA do Grupo ABB para todo o ano de 2018 e, aproximadamente, 130 pontos na margem EBITA operacional de Electrification Products (EP). A ABB pretende trazer a margem para a divisão EP, após o efeito inicial de diminuição, de volta para sua meta de margem de EBITA operacional de 15 a 19%, em 2020. 

Execução rigorosa

Ao longo do terceiro trimestre, nosso foco na execução rigorosa continuou a proporcionar economia líquida por meio de esforços contínuos de gerenciamento de custos e de produtividade.

Colaboração orientada aos Negócios

No terceiro trimestre, a ABB transferiu seu negócio de subestação AC pronta para a Linxon, uma nova joint venture com a SNC-Lavalin. Essa mudança apresenta o novo modelo de negócios da ABB para engenharia, suprimento e construção. 

Como parte das ações de desenvolvimento de marca da empresa, a Thomas & Betts, uma das 20 marcas de propriedade da ABB, migrou oficialmente para a marca global da ABB.

Mais uma vez, a ABB foi listada como empregador número um por escolha em ciências da engenharia pela Swiss Student Research 2018 da Universum. A ABB recebeu a notícia com satisfação, por ter fortalecido sua posição e aumentado sua liderança sobre os concorrentes. 

A ABB planeja fornecer uma atualização estratégica juntamente com os resultados do ano inteiro em 6 de fevereiro de 2019.

Perspectiva de curto e longo prazo

Os sinais macroeconômicos permanecem firmes na Europa e tendem positivamente nos Estados Unidos, com continuação do esperado crescimento na China. De maneira geral, o mercado global está crescendo, com incertezas geopolíticas crescentes em várias partes do mundo. É esperado que os preços do petróleo e os efeitos da conversão cambial continuem a influenciar os resultados da empresa.

A atraente perspectiva de demanda de longo prazo nos três principais setores de clientes da ABB - serviços públicos, indústria, e transporte e infraestrutura - é impulsionada pela Quarta Revolução Industrial e de Energia. A ABB está bem posicionada para explorar essas oportunidades de crescimento lucrativo de longo prazo com sua oferta digital líder de mercado, o ABB AbilityTM, forte presença no mercado, amplo escopo geográfico e comercial, liderança tecnológica e solidez financeira.

Mais informações

O press release dos resultados do 3º Trimestre de 2018 e os slides da apresentação estão disponíveis no ABB News Center em www.abb.com/news e na página global do website de Relações com Investidores em www.abb.com/investorrelations.

ABB vai sediar uma coletiva de imprensa, hoje, às 10:00 - Hora Central Europeia (CET) (09:00 BST, 4:00 a.m. EDT). O evento estará acessível por áudio conferência. Os números para discagem são:

UK +44 207 107 0613

Suécia +46 8 5051 0031

Resto da Europa, +41 58 310 5000

EUA e Canadá +1 866 291 4166 (ligação gratuita) ou +1 631 570 5613 (tarifa de longa distância)  

As linhas estarão abertas de 10 a 15 minutos antes de começar a conferência.

Uma teleconferência e webcast para investidores e analistas está prevista para começar hoje às 14:00 CET (13:00 BST, 8:00 a.m. EDT). O webcast estará acessível no website da ABB: new.abb.com/investorrelations/. Solicita-se que as chamadas sejam feitas 10 minutos antes do início da conferência. Os números a serem discados por analistas e investidores são:

Reino Unido  +44 207 107 0613.

Suécia + 46 85 051 00 31

resto da Europa, + 41 58 310 50 00.

EUA e Canadá + 1 866 291 41 66 (ligação gratuita) ou + 1 631 570 56 13 (tarifas de longa distância).

Uma sessão gravada estará disponível como um webcast uma hora depois do término da áudio conferência.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder de tecnologia pioneira em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e elétrica, atendendo a clientes em concessionárias de serviços, indústria, e transportes e infraestrutura global. Dando continuidade a uma história de inovação, abrangendo mais de 130 anos, a ABB, hoje, está escrevendo o futuro da digitalização industrial com duas claras propostas de valor: trazer a eletricidade de qualquer usina para qualquer tomada e automatizar indústrias de recursos naturais até produtos acabados. Como parceira no título da ABB Fórmula E, a classe internacional de automobilismo totalmente elétrico da FIA, a ABB está ampliando as fronteiras da mobilidade ao contribuir para um futuro sustentável. A ABB opera em mais de 100 países com aproximadamente 147.000 colaboradores. www.abb.com

Aviso importante sobre as informações prospectivas

Este press release inclui informações prospectivas e declarações, bem como outras declarações sobre as perspectivas para o nosso negócio, incluindo aquelas nas seções deste release, intitulado "Perspectivas de curto prazo", "Fluxo de caixa de atividades operacionais", "Estratégia de Next Level" e “Perspectivas de curto e longo prazo”. Estas declarações são baseadas em expectativas atuais, estimativas e projeções sobre os fatores que podem afetar nosso desempenho futuro, incluindo condições econômicas globais, as condições econômicas das regiões e indústrias que são os principais mercados para a ABB Ltd. Estas expectativas, estimativas e projeções são geralmente identificáveis pelas declarações que contêm palavras como "espera", "acredita que," "estima", "metas," "planos", "é provável", "pretende" ou expressões similares. No entanto, existem muitos riscos e incertezas, muitos dos quais estão além de nosso controle, o que poderia causar que nossos resultados reais difiram materialmente das informações prospectivas e declarações feitas neste press release e que podem afetar nossa capacidade de alcançar qualquer ou todos os nossos objetivos declarados. Os fatores importantes que poderiam causar tais diferenças incluem, entre outros, riscos empresariais associados às condições políticas e ambiente econômico global volátil, custos associados com atividades de conformidade, aceitação no mercado de novos produtos e serviços, mudanças em regulamentações governamentais e nas taxas de câmbio, e outros fatores conforme possam ser discutidos de vez em quando no arquivamento da ABB Ltd com a U.S. Securities and Exchange Commission , incluindo seus relatórios anuais no formulário 20-F. Embora a ABB Ltd acredite que suas expectativas refletiram-se em qualquer uma das tais declarações prospectivas que são baseadas em suposições razoáveis, não pode dar nenhuma garantia de que essas expectativas serão alcançadas.

Zurique, 25 de Outubro de 2018

Ulrich Spiesshofer, CEO

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp