Drives e motores regenerativos revelam o potencial do armazenamento de energia por volante de inércia para estabilizar as redes da Europa

Drives e motores regenerativos revelam o potencial do armazenamento de energia por volante de inércia para estabilizar as redes da Europa

  • Os motores e inversores da ABB permitem que os volantes de inércia da S4 Energy em uma usina holandesa armazenem e liberem energia com máxima eficiência.
  • O sistema híbrido inovador combina um grande sistema de armazenamento de bateria com volantes para manter a frequência da rede estável.

A S4 Energy, especialista em armazenamento de energia com sede na Holanda, está usando drives regenerativos da ABB e motores de desempenho de processo para alimentar seus volantes de armazenamento de energia KINEXT, desenvolvidos para estabilizar as redes elétricas da Europa. Em um projeto de armazenamento de energia de 9 megawatts, 6 volantes foram instalados em combinação com uma grande bateria para criar um sistema de armazenamento híbrido inovador em Heerhugowaard, a cerca de 35 quilômetros de Amsterdam. Este sistema, em pleno funcionamento desde abril de 2022, pode liberar e armazenar energia com uma resposta rápida para manter a frequência da rede dentro de limites rigidamente controlados para garantir a estabilidade da rede.

Além de estabilizar a rede, o sistema de armazenamento também oferece suporte ativo ao parque eólico local Luna. Aqui atua como um amortecedor de curto prazo para evitar o desequilíbrio na saída das turbinas e evitar a redução da produção. O objetivo da S4 Energy para este projeto piloto é demonstrar que a receita líquida da energia eólica pode ser significativamente melhorada com a incorporação de um sistema de armazenamento de energia, tornando os projetos de energia eólica menos dependentes de subsídios.

Cada unidade KINEXT contém um volante de grande massa (5.000 kg) e grande diâmetro (cerca de 2,6 metros), que gira relativamente devagar com uma velocidade máxima de cerca de 1.800 rpm. O motor e acionamento da ABB retiram o excesso de energia elétrica da rede e a utilizam para acelerar a rotação do volante, de modo que ela é armazenada como energia cinética. Quando uma injeção rápida de energia para manter a estabilidade da frequência é necessária, a capacidade regenerativa do drive converte a energia cinética do volante de volta em eletricidade em milissegundos.

  • Os drives regenerativos e motores de desempenho de processo da ABB energizam os volantes de armazenamento de energia S4 Energy KINEXT.
  • Além de estabilizar a rede, o sistema de armazenamento também oferece suporte ativo ao parque eólico Luna.

“A instalação de Heerhugowaard é nosso mais recente sistema de armazenamento de energia, mas nosso primeiro a apoiar ativamente um parque eólico. Agora estamos prontos para acelerar nossos negócios e expandir nossos serviços, e a experiência da ABB em emparelhar volantes com drives e motores tem sido fundamental para nos ajudar a alcançar essa posição”, disse Dominque Becker Hoff, Diretor de Projetos da S4 Energy.

“Este projeto com a S4 Energy é um ótimo exemplo do compromisso da ABB em ajudar a descarbonizar as concessionárias de energia”, disse Marcel Zevenbergen, gerente de vendas, System Drives da ABB Motion Netherlands. “A combinação de volantes e baterias oferece o melhor dos dois mundos com bom potencial para aumentar ainda mais a viabilidade de projetos de energia renovável, como eólica e solar. Além disso, os volantes são uma ótima solução em muitas outras aplicações industriais e de eletrificação.”

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp