ABB lança sistema de gerenciamento de energia para hidrogênio verde para reduzir o custo de produção em até 20 por cento

  • ABB Ability™ OPTIMAX® ajudará as empresas de produção de hidrogênio a reduzir os custos de eletricidade em até 20%
  • O software aumentará a eficiência dos eletrolisadores de uso intensivo de energia usados para produzir hidrogênio verde
  • Incorporando previsão e planejamento diário, a solução garante que as empresas possam negociar de forma competitiva com a rede

A ABB apresenta seu sistema de gerenciamento de energia ABB Ability™ OPTIMAX® ao mercado de hidrogênio verde, para ajudar a reduzir os custos de produção, permitindo a visibilidade em tempo real do consumo de energia nas operações.

O hidrogênio verde feito por eletrólise – um processo de uso de eletricidade de fontes renováveis para dividir a água em hidrogênio e oxigênio – é amplamente considerado um importante vetor de energia para alcançar um futuro de baixo carbono. No entanto, apresenta desafios significativos na forma de altos custos de produção e processos intensivos em energia.

De acordo com a Green Hydrogen Catapult, uma iniciativa global composta por empresas líderes em energia, para aumentar a capacidade de produção para 50 vezes o necessário, o custo para produzir hidrogênio verde precisa cair 50% para menos de US$ 2/kg até 2026.

O OPTIMAX® da ABB apóia isso atendendo a todos os aspectos do ciclo de vida de uma usina de hidrogênio, desde a simulação nas fases de projeto e engenharia até a visualização e monitoramento em tempo real durante a operação. O software mede os fluxos de energia bidirecionais e as emissões de dióxido de carbono, fornecendo dados contextuais que os operadores podem usar para determinar os níveis ideais de consumo de energia necessários para dar suporte aos processos da planta e minimizar o desperdício.

A transparência oferecida pela solução também pode ser aplicada para aumentar a eficiência e segurança de cada módulo do eletrolisador sendo operado dentro da planta, regulando a velocidade de cada módulo e garantindo que ele seja usado somente quando necessário.

"O aumento da produção de hidrogênio verde requer um investimento de capital significativo, bem como altos custos operacionais”, afirmou Sleman Saliba, Gerente Global de Produtos de Gerenciamento de Energia da ABB Process Automation. “Quase 70% dos custos operacionais totais para operar uma usina de hidrogênio vêm da eletricidade necessária para dividir a molécula de água no processo de eletrólise. Com o OPTIMAX®, para um investimento em tecnologia entre 1% e 3%, as operadoras podem executar seus processos industriais da maneira mais eficiente em termos de energia e obter até 20% de redução nos custos com base em eletricidade."

Incorporando o planejamento diário, as operadoras também podem utilizar o OPTIMAX® para planejar com antecedência para comercializar competitivamente com a rede, desenvolvendo um sistema de energia circular baseado em previsões de disponibilidade de energia renovável em relação à demanda, considerando também os preços de eletricidade do mercado.

A solução também pode ser usada para otimizar a integração de hidrogênio verde com redes de hidrogênio existentes e qualquer infraestrutura futura que possa ser desenvolvida.

ABB’s Process Automation é líder em automação, eletrificação e digitalização para processos e indústrias híbridas. Oferecemos um amplo portfólio de produtos, sistemas e soluções ponta a ponta, incluindo nosso sistema de controle distribuído (DCS) número 1 do mercado, softwares, produtos para nichos industriais específicos e sistemas de instrumentação e analítica. Como uma das principais empresas do mercado global, desenvolvemos com base em profundo conhecimento e expertise, time diversificado e presença global, e somos dedicados a ajudar nossos clientes a impulsionar sua competitividade, aumentando seu retorno e possibilitando uma operação segura, inteligente e sustentável. go.abb/processautomation

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp