Robôs colaborativos já são realidade na Indústria 4.0

Robôs colaborativos já são realidade na Indústria 4.0

De acordo com a Federação Internacional de Robótica, a instalação dos chamados ‘cobots’ – robôs que podem trabalhar ao lado de pessoas – cresceu 11%

Um relatório divulgado no final de janeiro de 2021 pela Federação Internacional de Robótica (IFR, na sigla em inglês)¹ aponta que o uso de robôs na indústria de manufatura registrou um recorde global em 2019, com média de 113 unidades por 10 mil trabalhadores. Indústrias como a automotiva, plástica, química, eletrônica, metalúrgica e de alimentação são algumas das que têm se destacado na instalação de robôs nos últimos anos.

O Brasil ainda tem muito a ser explorado nesse mercado. Ainda que o país conte com 15,3 mil robôs em operação segundo os dados mais recentes da IFR, e lidere a região sul-americana, ainda está atrás de países como México (40,3 mil) e Índia (26,3 mil), e bem distante de líderes como China (783 mil), Japão (355 mil) ou Estados Unidos (293 mil)³.

Mas de todos os tipos de robôs operando atualmente no mundo, um tem despontado como o futuro da automação: os robôs colaborativos (ou cobots), que são aqueles que podem dividir o mesmo ambiente de trabalho com pessoas de forma segura e confiável. Dos 373 mil novos robôs que entraram em operação em 2019, 4,8% foram instalados em linhas colaborativas². Apesar de ainda ser um segmento pequeno, a aquisição desses robôs em 2019 cresceu 11% em relação ao ano anterior.

“É, sem dúvida alguma, a área da robótica com maior potencial de crescimento, pois atende a necessidades atuais dos ambientes de trabalho, que estão cada vez mais compactos e flexíveis, permitindo uma integração quase perfeita entre aquilo que os robôs e as pessoas podem oferecer de melhor”, explica Rodrigo Bueno, diretor de Robótica da ABB Brasil.

A empresa, que já instalou mais de 500 mil robôs em todo o mundo, lançou em 2015 seu primeiro cobot, o YuMi, e se prepara para lançar dois novos produtos em 2021, num evento global que será realizado no dia 24de fevereiro. “São robôs que vão atender a novas necessidades do mercado, justamente porque as indústrias estão buscando automação e os benefícios por ela gerados, como ganhos de competitividade, melhora na qualidade, agilidade e segurança para seus funcionários”, comenta o executivo. O relatório “O Futuro do Emprego”, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial no final de 2020, aponta que, até 2025, serão criados 10 milhões de novos postos de trabalho em todo mundo em razão da nova divisão entre humanos, máquinas e algoritmos.

YuMi® - You and me.
YuMi® - You and me.
center

Uma das principais vantagens dos robôs colaborativos é o impacto positivo sobre a saúde dos trabalhadores: ao deixarem com os cobots as tarefas mais repetitivas ou indesejadas de um processo produtivo, as empresas podem reduzir a taxa de incidência de lesão por esforço repetitivo ou acidentes de trabalho. Além disso, os funcionários poderão focar em atividades mais estratégicas e criativas, que aproveitem melhor o uso de suas habilidades “Por isso é muito importante que, concomitantemente ao processo de automação, as empresas invistam na qualificação ou requalificações de seus funcionários, para que eles possam desenvolver as habilidades necessárias para essa nova realidade disruptiva”.

Por serem desenvolvidos para trabalhar ao lado de pessoas, os robôs colaborativos tendem a ser menores e mais leves do que o típico robô industrial. E também mais inteligentes: os cobots são geralmente construídos com grande sofisticação tecnológica, contendo sensores usados tanto para segurança quanto para precisão.

Num laboratório clínico, por exemplo, os cobots podem manusear tubos de ensaio de acordo com frequência, ângulo e velocidade definidas previamente e entregá-los na mão do médico ou outro colaborador. Além disso, diferentemente de grandes robôs industriais, construído para realizarem uma única tarefa, os cobots podem ser ensinados a fazer novos trabalhos. O mesmo robô que atua no laboratório clínico, por exemplo, pode ser adaptado para parafusar caixas numa outra empresa. “Eles costumam ser muito intuitivos e programados com extrema facilidade, inclusive por profissionais sem conhecimento em qualquer linguagem de programação. Isso tem despertado bastante interesse das empresas e criado uma interface humana-máquina cada vez mais integrada”, diz o diretor da ABB Brasil.

Lançamento

Na próxima quarta-feira, dia 24 de fevereiro, às 17:00 (pelo horário de Brasília), a ABB Robótica realiza um evento online, totalmente gratuito, para o lançamento de novos “cobots” da marca. Sami Atiya, Presidente da ABB Robótica e Automação Discreta, vai comandar uma conferência e Andie Zhang, Gerente Global de Produto de Robôs Colaborativos vai explicar detalhes dos novos robôs que têm carga útil maior e são mais rápidos. As apresentações serão em Inglês.

Para fazer a inscrição no evento, acesse: https://cobotlaunch.robotics.abb.com/

1 Robot Race: The World´s Top 10 automated countries
2 IFR presents World Robotics Report 2020

3 Record 2.7 Million Robots Work In Factories Around The Globe – IFR presents World Robotics 2020 

Robótica & Automação Discreta ABB é pioneira em robótica, automação de máquinas e serviços digitais, fornecendo soluções inovadoras para uma grande variedade de indústrias, desde automotiva até eletrônica e logística. Como uma das fornecedoras líderes mundiais em robótica e automação de máquinas, nós já fornecemos mais de 500.000 soluções de robôs. Nós ajudamos nossos clientes de todos os tamanhos a aumentarem a produtividade, flexibilidade e simplicidade e a melhorar a qualidade da produção. Nós damos apoio na transição para uma fábrica do futuro conectada e colaborativa. Robótica & Automação Discreta ABB emprega mais de 10.000 pessoas em mais de 100 localidades, em mais de 53 países. www.abb.com/robotics 

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que estimula a transformação da sociedade e da indústria em prol de um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar softwares ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e tecnologias de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com.br

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn X WhatsApp