Sediada em Vancouver, a companhia se tornou expert em construção off-site de módulos de madeira, que podem se conectar para erguir edifícios de até 18 andares. Utilizando os grandes recursos de madeira do Canadá, a Intelligent City pode entregar produtos de pronta entrega em massa, totalmente integrados com certificação passiva para atender os mais altos padrões de energia.
Essa abordagem baseada em produtos permite a “densificação urbana”, promovendo uma vida urbana sustentável preenchendo pequenos locais ou áreas abandonadas, ao invés de construir em áreas verdes. O uso de uma plataforma comum, baseada em painéis modulares de piso com serviços integrados, cria um sistema estrutural completo de rápida montagem, ainda atendendo todos os altos padrões de uma edificação de alta performance.
A Intelligent City pode também utilizar modelos digitais das construções, permitindo testar a performance do projeto antes mesmo de chegar ao terreno.
Na linha de produção, os robôs da ABB são usados para processar, manusear e montar grandes seções de madeira na pré-fabricação. Três sistemas robóticos são utilizados, incluindo diversos robôs integrados com trilhos. Operando em células, os robôs produzem componentes de madeira de acordo com o desgin criado no software Intelligent City’s Platforms for Life, ou P4L, permitindo que estruturas customizadas sejam construídas de acordo com os requisitos específicos de cada cliente.
O programa RobotStudio da ABB trabalha em conjunto ao P4L para planejar tarefas e movimentos para os robôs ABB. Cada componente recebe seu próprio arquivo, e pode ser simulado e executado diretamente.
Os benefícios chave em utilizar os robôs ainda incluem: melhoria em eficiência de produção, 38% de melhoria em prazo de entrega de projetos e 33% em redução de custo de produção de uma casa modular. O desperdício também ganha uma redução significante, já que os robôs podem otimizar o processo de produção e minimizar sobras.
O RobotStudio também se torna muito valioso na ajuda de modelagem de células, bem como no layout de fábrica para ajudar a otimizar a linha de produção.
"Nós simplesmente não conseguimos fazer isso sem robôs ou software avançado"
Oliver Lang, co-fundador e CEO da Intelligent City, acredita que a automação é fundamental para a abordagem de construção sustentável da empresa: "A automação possibilita uma gama de soluções, permitindo as pessoas a se engajar com isso. E também da mais segurança ao controle de qualidade, e processos de repetição que melhoram a performance das construções. Nós simplesmente não conseguimos fazer isso sem os robôs, ou software avançado."
Para Lang, três coisas conectam sustentabilidade e robótica. Primeiramente, a melhoria na qualidade das empreiteiras através da automação significa que as construções terão maior durabilidade, dispensando a necessidade de serem substituídas por outras mais novas em poucos anos, utilizando mais energia e recursos.
"Em segundo, é o material em si," diz Lang. "A madeira realmente se prestá à automação robótica por conta da sua maleabilidade e processabilidade. É fácil adicionar ou subitraír sem muita penalidade. E também é extremamente leve devido à sua resistência e, portanto, a produção se torna muito mais fácil ao automatizar."
Em terceiro, é a adaptabilidade ao desenvolver os produtos. "Construir projetos habitacionais como produto, significa que você descobriu tudo, desde o design até a fabricação, e que podemos adaptar cada elemento e componente da construção. A única repetição está na lógica do workflow – o sistema é pré-projetado para trabalhar com todas as permutações possíveis."
"Variedade é também algo importante. Uma construção é muito mais que apenas componentes , é também sobre como você se posiciona e faz o melhor uso de luz e calor. Edificios são geralmente construídos de maneira genérica, e precisam ser readaptados com equipamentos adequados para seu ambiente. Nós não temos que fazer isso com uma estrutura passiva."
Lang agradece o apoio da ABB na ajuda do crescimento da empresa, e desenvolvimento no seu sistema de produção. "É absolutamente fantástico trabalhar diretamente com uma grande empresa com todo esse conhecimento e experiência como a ABB," diz Lang. "Isso é imensamente valioso. É muito reconfortante para uma pequena startup como a Intelligent City poder trabalhar e inovar com a ABB. Trablhando juntos, estamos expandindo os limites do software, descobrindo muitas funcionalidades no RobotStudio e como integrá-lo ao nosso software."
Benefícios dos robôs
- Métodos de pré-fabricação e pré-construção digital que reduzem o tempo de trabalho no canteiro de obras em até 50%
- Encurta os custos e prazos para os clientes
A Intelligent City
- Operações: Construção e desenvolvimento de projeto, incluindo desenvolvimento de propriedade residencial e comercial
- Opera no Canadá e EUA
- CEO: Oliver Lang