Como a digitalização pode te ajudar a reduzir o downtime e aumentar a produtividade da sua planta industrial

Como a digitalização pode te ajudar a reduzir o downtime e aumentar a produtividade da sua planta industrial

Já imaginou se você poudesse saber com dias de antecedência quando um equipamento vai ter um problema e vai parar? Isso mesmo, é como ter uma bola de cristal e saber como vai a saude de um equipamento da sua linha de produção... Certamente a resposta para essa pergunta é que algo assim é o desejo de 100% dos profissionais que atuam na fabricação e benfeitoria no Brasil.

Todos sabemos o quanto custa um minuto de linha de produção parada, ou se não fizeram esse calculo, provoco a todos a pensar que a parada não planejada pode consumir toda a lucratividade de um negócio e deixar totalmente nas mãos dos concorrentes a preferencia de compra de clientes. Clientes normalmente preferem comprar produtos com menores preços e que são entregues nas datas combinadas, ou seja preço e prazo são vitais para sobrevivência de um negócio saudável.

Falando em primeiro lugar dos beneficios de saber antecipadamente quando um equipamento vai parar ou quebrar, certamente reduz o custo de reparo. Essa afirmativa é válida pois é possivel planejar a manutenção, fazer orçamentos em diversos fornecedores e escolher com calma a melhor opção. Mas, o que traz mais ganhos é não deixar quebrar... Me explico usando o exemplo de um motor elétrico que vem apresentando altos indices de vibração dos rolamentos e a troca dos rolamentos antes da quebra de uma esfera faz com que o custo e tempo de reparo sejam totalmente focados na troca dos rolamentos somente, sem gastos em outras partes do motor que foram poupadas nessa troca antes da falha. Já imaginou quanto custa uma tampa de motor, ou refazer uma usinagem de mancal danificados por uma quebra catastrofica de um rolamento? Pois bem, esse é um dos custos que podemos evitar.

Sob outro ponto de vista, podemos fazer a troca dos compomenentes quando eles realmente estão chegando ao final da vida útil. Essa avaliação não precisa ser mais um controle de horas de operação e sim os sinais de desgaste que um componente traz através de um sistema de monitoramento. Isso significa que a troca de compomentes passa a ser baseada na condição e não mais simplesmente no tempo de uso, resultando em um ganho certamente muito significativo em custos de reposição.

Talvez o maior impactor de uma parada não planejada não esteja necessariamente no custo de reparo, mas no atraso na produção e deixar os clientes esperando. O minuto de uma linha de produção parada não volta mais, ou seja todo o custo fixo permanece e a produtividade cai. Esse periodo de linha parada são um eternidade para toda uma cadeia produtiva, onde se vê todos os ganhos alcaçados em melhoria de qualidade e processo irem por água abaixo pela simples quebra de um componente vital no funcionamento da linha de produção, sem falar na satisfação abalada do cliente que vai esperar mais para um produto ser entregue.

Por isso, sob o aspecto de produtividade e aumento de disponibilidade (redução do down-time), esse ser é grande ganho que a digitalização pode promover em uma planta industrial, trazendo uma maior competitividade no segmento de atuação.

A ABB possui uma linha de produtos de digitalização totalmente focada em processos industriais chamada ABB Ability e cada vez mais a industria está ficando perto de tecnologias que até então eram mais aplicadas a mercados como varejo, bancos, midias e comunicações.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp