ABB desenvolverá centros de dados de IA de última geração com a NVIDIA

ABB desenvolverá centros de dados de IA de última geração com a NVIDIA

  • A colaboração criará novas soluções de energia para futuros centros de dados na escala de gigawatts
  • As crescentes necessidades de energia das cargas de trabalho de inteligência artificial (IA) exigem novas e avançadas tecnologias e arquiteturas de distribuição de energia
  • A experiência da ABB em corrente contínua (CC) de ponta e eletrónica de estado sólido dará suporte à arquitetura de 800 VCC anunciada pela NVIDIA

A ABB anuncia que está a acelerar o desenvolvimento de centros de dados de última geração com capacidade de gigawatts, em colaboração com a NVIDIA. A inovação centrar-se-á no desenvolvimento e na implementação de soluções energéticas de ponta necessárias para criar um fornecimento de energia altamente eficiente e escalável para futuras cargas de trabalho de IA. Os projetos de investigação e desenvolvimento irão apoiar a introdução planeada pela NVIDIA de uma arquitectura de alimentação de 800 VCC para racks de servidores de 1 megawatt.

Para fornecer este nível de energia de forma eficiente, são necessários grandes avanços nas tecnologias e na arquitetura de distribuição de energia. As futuras arquiteturas de energia dos centros de dados combinarão uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS) de média tensão (MV) com distribuição de energia em corrente contínua (CC) para a sala de servidores, utilizando dispositivos eletrónicos de potência de estado sólido.

«A ABB está a liderar o desenvolvimento das novas tecnologias-chave de distribuição de energia que criarão a próxima geração de centros de dados. Fomos um dos primeiros investidores em UPS, DC e eletrónica de estado sólido de ponta, que permitirão aos centros de dados anteciparem-se às crescentes necessidades energéticas da IA», afirmou Giampiero Frisio, Presidente da ABB Electrification. “Esta colaboração que apoia o desenvolvimento de arquiteturas de 800 VCC para futuros centros de dados é uma das muitas formas como nos estamos a envolver com a comunidade de centros de dados para atender às necessidades deste mercado dinâmico.”

Prevê-se que a procura global por centros de dados aumente de 80 GW em 2024 para cerca de 220 GW em 2030, com despesas de capital projetadas para ultrapassar 1 bilião de dólares (Fonte: Dell ’Oro Group).

Espera-se que as cargas de trabalho de IA representem cerca de 70% desse crescimento. «À medida que as exigências da IA continuam a crescer em todo o mundo, os centros de dados exigem novas abordagens para a distribuição de energia que melhorem a eficiência e simplifiquem os projetos», afirmou Dion Harris, Diretor Sénior de HPC, Cloud e Infraestrutura de IA da NVIDIA. «Através da nossa colaboração, a NVIDIA e a ABB estão a apoiar a indústria no avanço para arquiteturas de 800 volts que permitirão a infraestrutura de IA de alta densidade necessária para alimentar a próxima geração de IA.»

O portfólio da ABB para centros de dados abrange sistemas inteligentes de distribuição de energia, soluções de energia de reserva, monitorização digital e outras tecnologias essenciais que garantem operações contínuas e otimizam o uso de energia para servidores de IA. Aproximadamente 40% da investigação científica da ABB em eletrificação está em áreas críticas para centros de dados de última geração, como arquiteturas elétricas, dispositivos de proteção, distribuição de corrente contínua e refrigeração.

As recentes inovações da ABB que apoiam a indústria de centros de dados incluem o HiPerGuard da ABB, o primeiro UPS MV de estado sólido do mundo. As soluções HiPerGuard ajudam os centros de dados de IA a aumentar a sua densidade de potência e eficiência energética num espaço menor. O SACE Infinitus da ABB é o primeiro disjuntor de estado sólido certificado pela IEC do mundo e foi concebido para fornecer a velocidade e a controlabilidade necessárias para viabilizar a distribuição de corrente contínua.

Sobre o Grupo ABB

A ABB é líder global em tecnologia de eletrificação e automação, contribuindo para um futuro mais sustentável e uma utilização eficiente de recursos. A combinação da sua experiência em engenharia e digitalização permite à ABB apoiar as indústrias a alcançar um desempenho de excelência, tornando-as mais eficientes, produtivas e sustentáveis. Na ABB, chamamos a isso: 'Engineered to Outrun'. A empresa tem mais de 140 anos de história e cerca de 110.000 colaboradores em todo o mundo. As ações da ABB estão cotadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB). www.abb.pt

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn X WhatsApp