Icónico ferry do lago italiano Maggiore recebe retrofit híbrido com tecnologia ABB

O transporte sustentável não é exclusivamente para embarcações recém-construídas. A ABB irá aplicar a sua tecnologia inovadora para converter o ferry San Cristoforo, um navio de transporte de passageiros e veículos de 386 toneladas que opera no Lago Maggiore, na Itália, para uma operação híbrida, ajudando assim a reduzir as emissões e aumentar a eficiência energética geral. A conversão do San Cristoforo, construído em 1965, incluirá a instalação de um sistema elétrico e de propulsão completo que permitirá que a embarcação opere em modos elétricos híbridos e de emissão zero. A modernização utiliza as soluções de propulsão da ABB, incluindo baterias e um sistema de controlo de armazenamento de energia.

O San Cristoforo, construído em 1965
O San Cristoforo, construído em 1965

O ferry, propriedade e operado pela Gestione Navigazione Laghi, transporta até 450 passageiros e 27 veículos. Com a modernização, os passageiros do San Cristoforo desfrutarão de um passeio mais silencioso e suave ao longo do lago, com menos vibrações a bordo, ruídos e exaustão de fumos.

"Esta modernização permitirá que o San Cristoforo opere de forma mais ambientalmente responsável, e temos o prazer de trabalhar com a ABB neste projeto, com a sua incomparável experiência no desenvolvimento, gestão de projetos e suporte a navios com sistemas híbridos", disse Alessandro Acquafredda, Diretor Geral da Gestione Navigazione Laghi.

Adicionalmente, o projeto de reequipamento incluirá a primeira encomenda para o Onboard Microgrid, uma rede DC compacta lançada recentemente pela ABB para ajudar as embarcações mais pequenas a aperfeiçoar a economia de combustível fazendo um uso melhor da potência disponível.

"O Onboard Microgrid permitirá que o San Cristoforo maximize os benefícios da propulsão híbrida", disse Alessandro Acquafredda, da Gestione Navigazione Laghi, "também irá permitir uma melhor utilização do espaço na sala de motores, mais eficaz em termos de tempo e simples de instalar. "

"O Onboard Microgrid aborda um segmento específico do mercado, com as embarcações pequenas a desempenhar um papel importante no futuro elétrico, digital e conectado do transporte", disse Juha Koskela, Juha Koskela, Managing Director, ABB Marine & Ports.

O recém-lançado Onboard Microgrid é baseado nos princípios do premiado sistema de distribuição de energia da ABB Onboard DC Grid™ com a capacidade comprovada de poupanças de até 20 por cento de eficiência energética em embarcações maiores. Com o lançamento da nova solução de tamanho compacto, a ABB possibilita o alcance de poupanças semelhantes para embarcações mais pequenas e de menor potência operando em distâncias curtas. O Onboard Microgrid pode ser usado em embarcações que operam com baterias, células de combustível, ou com célula de combustível/bateria híbridos.

"A conversão do San Cristoforo é um projeto de referência para a ABB, pois sustenta a nossa capacidade de modernizar navios de qualquer idade, tamanho e tipo para os mesmos possam tirar proveito dos benefícios de eficiência da operação híbrida", disse Jyri Jusslin, responsável pelo Global Service, ABB Marine & Ports.

Com mais de metade da sua faturação global gerada a partir de soluções que abordam diretamente as causas das mudanças climáticas, a ABB está na vanguarda do desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp