Robôs ABB aceleram testes COVID-19 em Singapura

Novo sistema de laboratório robótico economiza tempo e custos mantendo os trabalhadores do laboratório seguros

Como parte dos esforços de Singapura para melhorar os seus recursos de teste COVID-19 em todo o país, os robôs de alta precisão da ABB foram implementados num novo sistema automatizado de laboratório, conhecido como Rapid Automated Volume Enhancer (RAVE).

O sistema automatiza algumas das etapas manuais geralmente necessárias no processamento de amostras. Dois conjuntos de RAVE e equipamentos associados podem processar cerca de 4.000 amostras por dia. O RAVE também reduz os riscos de contaminação do teste e de infeção dos trabalhadores do laboratório.

A inovação foi co-desenvolvida pela Agência de Ciência, Tecnologia e Pesquisa (A*STAR), Centro de Remanufatura e Tecnologia Avançada (ARTC) e o Instituto de Tecnologia de Fabricação de Singapura (SIMTech), bem como o Centro de Desenvolvimento de Diagnóstico (DxD), uma plataforma nacional hospedada na A*STAR.

A ABB forneceu quatro unidades IRB 910 SCARA, incluindo simulação e suporte de programação, utilizada na célula de testes piloto. O RAVE foi apresentado em julho de 2020 e, desde então, a ABB recebeu uma encomenda de mais 14 robôs.


Os robôs de alta precisão da ABB foram implementados num novo sistema automatizado de laboratório, conhecido como Rapid Automated Volume Enhancer (RAVE)
Os robôs de alta precisão da ABB foram implementados num novo sistema automatizado de laboratório, conhecido como Rapid Automated Volume Enhancer (RAVE)

“Estamos honrados por nos juntarmos ao ecossistema médico de Singapura para enfrentar este urgente desafio, combinando as nossas tecnologias robóticas líderes da indústria com o conhecimento biomédico e de engenharia das agências envolvidas”, disse Sami Atiya, Presidente da ABB Robotics & Discrete Automation. “Juntos, estamos a aumentar a capacidade de testes em Singapura automatizando os principais processos laboratoriais com os nossos robôs, realizando uma série de tarefas repetitivas e perigosas para melhorar as condições laboratoriais para os funcionários, reduzindo o risco de contaminação e fadiga.”

O software de simulação RobotStudio® da ABB foi usado para ajudar a criar, simular e testar a instalação do robô num ambiente 3D virtual, permitindo que o projeto fosse realizado com sucesso e rapidamente, sem a necessidade de grandes ajustes ou correções no ambiente laboratorial.

“As parcerias público-privadas desempenham um papel fundamental na inovação e rápida adoção de tecnologias de fabricação avançadas, e esta colaboração entre a A*STAR, ABB e os nossos outros parceiros no ecossistema é um bom exemplo do que podemos alcançar juntos por meio da robótica e automação para ajudar a melhorar as capacidades de teste em Singapura durante a pandemia COVID-19”, disse o Dr. David Low, CEO da ARTC.

Num outro exemplo de como a empresa está a apoiar as instituições de saúde, está a ser estudada a aplicação do robô colaborativo da ABB, YuMi®, pela Universidade Politécnica de Milão para apoiar hospitais em testes sorológicos para o coronavírus. Uma vez implantado, o YuMi® será capaz de automatizar até 77% das operações necessárias para realizar os testes e analisar até 450 amostras por hora.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa global líder em engenharia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e tecnologias de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado pelo talento de cerca de 110.000 funcionários em mais de 100 países.

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp