A maior estação de tratamento de águas residuais do mundo utiliza tecnologia inovadora da ABB

  • A nova estação de tratamento de águas residuais Bahr El Bakar, no Egito, conta com o portefólio de tecnologia e soluções integradas da ABB
  • Facilidade de fornecimento de água tratada para agricultura e produção industrial, movida a energia renovável.

Considerada a maior estação de tratamento de águas residuais do mundo, a instalação Bahr El Bakar no Sinai, Egito, entregará a quantidade recorde mundial de 5.6 milhões de metros cúbicos de água tratada por dia - o equivalente a quase 2.000 piscinas olímpicas - para atividades agrícolas e produção industrial. A instalação que alcançou este ano três recordes mundiais do Guinness: maior estação de tratamento de água do mundo, maior estação de tratamento de lodo e a maior central, de um único operador, geradora de ozono. Inaugurada a semana passada, a estação tratará águas residuais agrícolas para fornecer água para a produção agrícola e restaurar 140.000 hectares de terras agrícolas a leste do Canal de Suez.

O projeto apoia a estratégia do governo local para melhorar o meio ambiente, criar empregos e preencher a lacuna hídrica no Egito, além de melhorar a infraestrutura local e fornecer recursos para expandir as áreas cultivadas, especialmente na Península do Sinai.

“Fornecer tecnologia resiliente, energeticamente eficiente e económica para esta estação de tratamento de águas residuais ajudará a responder às necessidades de uma população em crescimento e às mudanças na paisagem nesta área remota no Egito. É uma honra para a ABB fornecer um pacote completo de produtos e soluções para este projeto, que ajudará a gerir melhor os recursos naturais, aumentar a eficiência e o abastecimento limitado de água para a agricultura. O envolvimento da ABB neste projeto ajuda a demonstrar como a tecnologia segura e inteligente pode contribuir para o desenvolvimento sustentável no país”, disse Loay Dajani, Managing Director da ABB no Egito.

A ABB entregará uma gama de soluções para o projeto que são parte de uma oferta integrada, incluindo tecnologia de suas áreas de negócios Electrification, Motion e Process Automation.

Localizada longe das principais redes públicas, a estação de tratamento integrará energias renováveis ​​para criar sua própria microrrede para dar suporte à infraestrutura e às operações da estação. O âmbito do fornecimento da ABB inclui a instalação e comissionamento do quadro de distribuição de média tensão isolado a ar UniGear ZS1 (MV) com relés Relion® para proteção e controlo e quadros de baixa tensão, que garantirá um fornecimento contínuo de energia fiável para sistemas centrais, processadores e infraestrutura, incluindo HVAC e iluminação. Com energia estável, as equipas são mantidas em segurança e a instalação permanece totalmente operacional para descontaminar os grandes volumes de águas residuais.

A eficiência energética e de recursos são o pilar das novas instalações. A ABB também forneceu 20 motores IE4 de Eficiência Super Premium controlados com 20 variadores de velocidade de baixo conteúdo harmónico que irão maximizar a eficiência energética e melhorar a fiabilidade das aplicações de bombeamento da estação. O projeto também apresenta motores MV da ABB.

O projeto também é apoiado pelo mais recente sistema de controlo de ativos ABB AbilityTM System 800xA para permitir a gestão eficiente e sustentável do ciclo de tratamento de água por meio de manutenção remota. Com tecnologias avançadas de controlo de processo, os operadores têm uma visão completa e uma grande variedade de recursos operacionais para conectar todos os sistemas e processos numa plataforma, aumentando a eficiência e o desempenho.

"Este projeto é um dos principais pilares estratégicos de apoio ao projeto nacional de construção do sistema de drenagem de água de Bahr al-Bakar, que é considerado o projeto mais importante do Programa de Desenvolvimento da Península do Sinai. Trabalhar juntamente com a ABB neste contrato ajudará a concretizar um marco importante dos planos para esta região e expandir as áreas cultivadas no Sinai, proporcionando segurança alimentar local para os cidadãos e gerir melhor os recursos hídricos para projetos agrícolas e industriais”, disse Ehab Girgis diretor de projeto da Orascom / Arab Contractors Joint Venture que está a executar este mega projeto.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa global líder em engenharia que energiza a transformação da sociedade e da indústria para alcançar um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e sistemas de acionamento, a ABB ultrapassa os limites da tecnologia para elevar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado pelo talento de cerca de 105.000 funcionários em mais de 100 países.

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp