Integração em mineração

Criando um sistema único para operação mais eficiente das plantas

Buscando informações sobre suporte ou vendas?

Plantas industriais são estruturas complexas de produtos, sistemas e soluções. Com a tendência à otimização e a necessidade de operações de alta eficiência, um planejador de rotas ou arquiteto de eficiência é a resposta se obter uma configuração ideal com plantas integradas. 

No passado, os sistemas elétricos responsáveis por alimentar os processos industriais costumavam pertencer a um mundo à parte, operados de suas próprias salas de controle separadamente do restante da mina ou fábrica, e o pessoal destas salas era composto de engenheiros e técnicos preocupados exclusivamente com o que seus motores e drives,  se estavam disponibilizando energia suficiente para manter as operações da planta.

Um só Sistema 
É consenso, hoje, que as coisas funcionam melhor quando são integradas. O benefício óbvio é a facilidade de gerir um sistema unificado. Não importa quão significativa seja a parte elétrica, esta é apenas mais um fator dentro do processo produtivo, e os algoritmos de otimização podem tratá-la em conjunto com as demais matérias primas, para maximizar a produção minimizar os insumos necessários. Com isso, as gestões de ativos e de informação podem usar a mesma base de dados e apresentar os resultados na mesma tela.

Outra vantagem óbvia é a possibilidade é a de que a energia obtida da concessionária ser  “exata”. No caso da mineração não é incomum que as instalações consumam em torno de 100MW de energia, assim qualquer otimização nesta área pode implicar em uma enorme diferença nos custos operacionais da planta e na diminuição de emissão de gases do efeito estufa.

A tecnologia chave esta integração é nosso sistema de controle distribuído 800xA, que usa o padrão IEC 61850 para se comunicar com as subestações elétricas. Esse protocolo permite integrar a energia ao processo, para obter a máxima produção por cada Watt consumido. Maximiza-se a eficiência com a substituição dos cabos de cobre normalmente associados aos sistemas de controle elétrico por fibras ópticas de alta velocidade, bibliotecas desenvolvidas permitem a configuração automática dos dispositivos elétricos inteligentes (IEDs) diminuindo tempo e custos na instalação. 

Convergência entre TI e TO

A convergência entre IT (tecnologia da informação, tal como sistemas de software empresarial, gere todo o mecanismo de suporte à mineração incluindo equipamentos, manutenção, logística, produção e mão de obra) e TO (tecnologia operacional, como controladores lógicos de processo instalados nos equipamentos) permitindo uma operação mais eficiente das plantas. Nosso portfólio de software empresarial ajuda as plantas industriais a obter novos níveis de eficiência, confiabilidade, segurança e sustentabilidade. Proporcionamos capacidade inigualável para integrar tecnologias de informação (TI) e operação (TO), fornecendo soluções completas para seus desafios comerciais

Fornecedor único
Outra vantagem resultante da integração de sistemas e tecnologias é que uma mesma empresa pode se responsabilizar por todo o escopo, se tornando uma fornecedora única para o escopo elétrico, como para escopo de automação. Uma vez que Energia e Automação são nossas atividades principais, a ABB pode oferecer soluções completas de produtos e serviços para ambos: ou seja, unimos nossa tecnologia consagrada a nossa experiência para customizar soluções de acordo com as necessidades de cada mina. Isso envolve engenharia, integração e otimização de todos os sistemas de alimentação elétrica, automação e infraestrutura de uma planta.

Um exemplo da abrangência e sofisticação dessa solução integrada foi nosso contrato multimilionário para a criação de uma “mina do futuro” para a mineradora brasileira Vale em uma planta de minério de  ferro no estado do Pará, englobando tudo desde um sistema de transportes sem a utilização de caminhões fora de estrada com baixa emissão de dióxido carbono até as escavadeiras para a extração do minério.

Além de satisfazer todos os requisitos de energia e automação de uma mina, podemos fazê-lo rapidamente. Esse serviço de execução rápida de projetos é exemplificado pela mina de minério de ferro sueca Kaunisvaara, na qual entregamos os equipamentos dos sistemas de elétrica e automação em apenas dois meses após fecharmos o contrato: “uma realização verdadeiramente notável”, palavras do presidente do cliente.  

Quando a ABB se envolve desde o início dos projetos ela pode definir o melhor nível de tensão, planejar e otimizar o arranjo das subestações, projetar a arquitetura de automação e controle de forma que o cliente tenha o menor custo de capital possível para a fase de construção,  e posteriormente um menor custo operacional e de manutenção durante a vida útil da planta. Essa abordagem vem sido comprovada em décadas de experiências nos setores de mineração de cobre, ouro, alumínio, ferro e carvão, promovendo a confiança de que o cliente obterá o melhor para seu negócio. 


Downloads e multimídia (conteúdos em inglês)

Select region / language

Links mais populares