Empresa holandesa de alimentos conta com robôs ABB para entregar comida fresca e saudável de forma rápida e sustentável

Empresa holandesa de alimentos conta com robôs ABB para entregar comida fresca e saudável de forma rápida e sustentável

A separação de pedidos foi automatizada com os robôs da ABB na fábrica de processamento da Heemskerk, reduzindo o total de tempo que a comida fresca ficava na cadeia de fornecimento, aumentando o tempo em que o produto pode ficar na prateleira antes de atingir a validade e reduzindo o desperdício.

Resumo

O desafio
A empresa de comida fresca precisava de uma solução de automação escalável e flexível que coletasse e empilhasse os pedidos, permitindo que a Heemskerk entregasse o alimento mais fresco, na hora exata para os supermercados e outras empresas de serviços de alimentação. 

A solução
Uma instalação robótica de separação de pedidos na instalação Rjinsburg da Heemskerk na Holanda prepara os pedidos de acordo com as necessidades de cada mercado ou comércio de comida, dessa forma os produtos podem ser separados e enviados diretamente para as prateleiras do supermercado em vez de serem armazenados nos centros de distribuição.  

A aplicação
Preparação de caixas com pedidos de frutas e vegetais frescos e alimentos prontos para consumo de acordo com os pedidos dos mercados e das empresas de alimentação. 

Confira a história completa

A jornada

A Heemskerk Fresh & Easy estava à frente da concorrência em criar produtos que tornava fácil para seus clientes levarem um estilo de vida saudável. Wim Heemskerk começou o negócio em 1960, vendendo misturas para sopa de legumes picados que rapidamente tornaram-se um item comum no jantar nas casas holandesas, uma conveniência oferecida para aqueles consumidores sem muito tempo disponível.

Sessenta anos depois e Heemskerk está no topo da jogada, entregando para todos os lugares entre 3,5 milhões a 4 milhões de produtos frescos toda semana para lojas e redes de comida em todo o mundo. Impulsionada por uma preferência crescente por mais produtos à base de vegetais, comidas minimamente processadas, Heemskerk expandiu suas operações para oferecer mais de 400 produtos tais como saladas frescas, embalagens de refeições prontas para preparo e vegetais pré-cortados e frutas que podem satisfazer as necessidades e gostos diversos da clientela.

Quando sua expansão tomou forma, Heemskerk enfrentou desafios na rede de fornecimento, pois a empresa precisava fazer entregas just-in-time de produtos frescos para supermercados em todo o país. Como as comidas como saladas frescas e refeições prontas para preparo são muito perecíveis, geralmente com validade de três a quatro dias, poder reduzir o total de tempo que o alimento gasta na cadeia de fornecimento é algo crucial para Heemskerk e seus clientes do supermercado que podem estocar a comida por mais tempo e reduzir o desperdício.

Isso combinado com demandas diversas de alimentos vindas dos clientes finais, significou que a separação de pedidos manual existente na instalação da Heemskerk não era mais suficiente para a empresa. Uma escassez de mão de obra especializada para suportar o processo em larga escala também aumentou os custos de fabricação. Esses pontos críticos levaram Heemskerk a investir na solução de automação robótica da ABB que ofereceu a velocidade e flexibilidade para dar o suporte para o negócio com processos de fabricação mais rápidos e tempos de espera menores para os supermercados.

A solução da ABB

A ABB forneceu uma solução centrada nos robôs para automatizar as operações de separação de pedidos na fábrica da Heemskerk. No começo da linha de produção, um robô ABB IRB 660 de quatro eixos remove caixas que contêm os pedidos para um mercado específico e coloca-os na esteira transportadora. Então, as caixas se movem para a zona de separação de pedidos onde seis robôs IRB 6700 de seis eixos posicionados em uma pista para deslocamento lateral acompanham e coletam as caixas e colocam-nas nas posições de armazenagem designadas para determinado supermercado. Dois outros robôs IRB 6700 posicionados do outro lado da zona de separação de pedido consolidam o pedido separado empilhando as caixas para formar uma pilha estável de produtos sortidos. As pilhas caixas são finalmente coletadas por outro robô IRB 660 de quatro eixos que coloca as caixas em carrinhos para serem transportadas diretamente para o supermercado. Essa forma de separação de pedidos torna a solução mais robusta já que ela pode continuamente processar uma grande variedade de pedidos - um conceito que é muito útil para a lidar com a grande variação nos volumes diário de cada tipo de pedidos da indústria de alimentos frescos.

“Esse sistema de robótica ajuda nos apoiando em nosso processo muito rápido de fabricação e separação de pedidos, porque 75% dos produtos (processados) hoje estarão nas lojas amanhã,” disse Peter van Duijvenbode, Diretor de Operações da Fresh & Easy.

Criando uma cadeia de fornecimento sustentável de alimentos

Enquanto há muitos benefícios a serem obtidos com a solução robótica da ABB, uma das vantagens mais importantes para Heemskerk e seus clientes de supermercados é que a solução reduz o tempo total em que o produto fresco fica na cadeia de distribuição, aumentando assim o tempo em que pode ficar na parteleira antes de atingir sua data de validade, reduzindo o desperdício e criando uma solução mais sustentável para a indústria de alimentos frescos. Cerca de um terço, ou 1,3 bilhões de toneladas, de todos os alimentos produzidos e empacotados para o consumo humano é jogado fora todo ano, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, e os fornecedores da indústria estão cada vez mais aumentando seus esforços para reduzir a escala do desperdício.

A capacidade automatizada de separação de pedidos da solução robótica da ABB permite que os operadores de logística façam a distirbuição dos produtos diretamente para os supermercados. A possibilidade dos lojistas já receberem quantidades de pedidos separados para cada loja aumenta o tempo na prateleira em cerca de um dia. Por outro lado, em processos logísticos para alimentos mais tradicionais, a comida embalada é primeiro enviada ao centro de distribuição da rede de supermercados onde funcionários separam e empilham o alimento de acordo com os pedidos de cada uma de suas lojas e somente após essa separação, os pedidos são transportados para as lojas. Esse processo geralmente leva aproximadamente metade de um dia, diminuindo o já curto período de vida na prateleira da comida fresca e natural.

"Nos últimos dez anos, os clientes de supermercados estão solicitando aos processadores de alimentos como a Heemskerk para entregar seus produtos já com os pedidos separados para cada loja. Com o sistema da ABB, a Heemskerk está apta para lidar sem problemas com tarefas altamente exigentes de separação de pedidos,” disse Chris Vleeschouwers, Gerente de Marketing & Vendas para os Segmentos para Consumidores e Robótica para Serviços da ABB. “Atualmente, os robôs da ABB podem processar de 300 a 400 caixas por pedido. Anteriormente, cerca de 30 a 40 pessoas eram necessárias para desempenhar a mesma atividade.”

Permitindo flexibilidade


Outra grande vantagem para a Heemskerk é a flexibilidade que o sistema ABB oferece. Com movimentos rápidos, mas precisos, os robôs da ABB podem se adaptar rapidamente a demandas variadas de clientes de supermercados e lojas, dos quais o volume e variedade de demandas mudam quase todos os dias e de acordo com a sazonalidade.

Ao contrário da automação logística tradicional que geralmente manuseia unidades individualmente em um processo de separação de pedido, a solução de robótica da ABB permite a Heemskerk entregar mais de 60 pedidos de larga escala todos os dias. Enquanto o sistema processa mais de 800.000 caixas toda semana, ele pode trabalhar com o dobro, ou ainda o triplo daquele volume sem precisar de qualquer mudança. Se por um lado, essa flexibilidade permite a Heemskerk rapidamente aumentar o volume com base na demanda sem investimento adicional, por outro lado, a solução elimina o subaproveitamento do sistema de automação nos raros dias em que a demanda está baixa.

“Esse sistema de robótica nos ajuda nos apoiando no nosso processo muito rápido de produção e separação de pedidos, porque 75% dos produtos (processados) hoje estarão nas lojas amanhã,” disse Peter van Duijvenbode.

Garantindo o futuro com escalabilidade


O design modular e padronizado da solução com robôs da ABB torna muito fácil adicionar novas zonas com robôs para aumento de capacidade. A Heemskerk planeja incrementar mais robôs em seu atual sistema para dar suporte no seu crescimento futuro.

A solução completa pode ser instalada em prédios relativamente baixos e pode ainda ser separada em diversos módulos que não precisam necessariamente ser colocados um próximo do outro. Isso faz a solução logística automatizada ideal também para aplicações em plantas já existentes. Além disso, o sistema consiste de poucos componentes, o que significa menos manutenção e menor custo com peças sobressalentes.

“É um projeto complexo, mas o business case inicial é de que o sistema tem um Retorno sobre o Investimento (ROI) de três anos e meio, e nós estamos nos aproximando deste número, então para nós isso é um projeto de muito sucesso,” acrescentou Peter van Duijvenbode.

Links

Contact us

Downloads

Share this article

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp