ABB adquire a Sevensense, expandindo a liderança em robótica móvel habilitada para IA de próxima geração

ABB adquire a Sevensense, expandindo a liderança em robótica móvel habilitada para IA de próxima geração

  • Startup suíça Sevensense, líder em navegação baseada em IA, permite os mais altos níveis de velocidade, precisão e autonomia de robôs móveis, um dos mercados de robótica que mais cresce
  • Aquisição destaca o foco estratégico do investimento da ABB em soluções inovadoras de IA que transformam indústrias, como logística e manufatura
  • ABB torna-se líder em AMRs de próxima geração, integrando tecnologia Visual SLAM com portfólio líder de hardware e software

A ABB anunciou hoje que adquiriu a startup suíça Sevensense, fornecedora líder de tecnologia de navegação de visão 3D habilitada para IA para robôs móveis autônomos (AMRs). A Sevensense foi fundada em 2018 como um spin-off da Universidade Técnica Suíça, ETH Zurich.

“Isso marca um passo significativo em direção à nossa visão de um local de trabalho onde robôs habilitados para IA auxiliam as pessoas, atendendo às necessidades de nossos clientes por maior flexibilidade e inteligência em meio à escassez crítica de mão de obra qualificada”, disse Sami Atiya, presidente da ABB Robótica e Automação Discreta. “Cada robô móvel, equipado com visão e IA, escaneia uma parte única do edifício; coletivamente, esses robôs complementam a visão uns dos outros para formar um mapa completo, permitindo-lhes trabalhar de forma autônoma em um ambiente em rápida mudança.”

A aquisição segue o investimento minoritário da ABB na Sevensense depois que ela se juntou ao ecossistema de inovação da empresa em 2021, mesmo ano em que a ABB adquiriu a ASTI Mobile Robotics. Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados. Seguindo projetos piloto de clientes nas indústrias automotiva e de logística, a ABB integrará a tecnologia da Sevensense ao portfólio AMR da empresa, oferecendo uma combinação inédita de velocidade, precisão e carga útil.

A expectativa é que o mercado de robôs móveis cresça a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 20% até 2026, de US$ 5,5 bilhões para US$ 9,5 bilhões, e a tecnologia de visão 3D alimentada por IA da ABB está na vanguarda dessa expansão.

A tecnologia de navegação pioneira da Sevensense combina IA e visão 3D, permitindo que os AMRs tomem decisões inteligentes, diferenciando entre objetos fixos e móveis em ambientes dinâmicos. Uma vez guiados manualmente, os robôs móveis com tecnologia Visual Simultaneous Localization and Mapping (Visual SLAM) criam um mapa que é usado para operar de forma independente, reduzindo o tempo de comissionamento de semanas para dias e permitindo que os AMRs naveguem em ambientes altamente complexos e dinâmicos ao lado de pessoas. Os mapas são constantemente atualizados e compartilhados por toda a frota, oferecendo escalabilidade instantânea sem interromper as operações e maior flexibilidade em comparação com outras tecnologias de navegação.

center

Hoje, esta tecnologia de navegação baseada em IA já está transformando os setores da produção automóvel e da logística, agregando valor por meio de operações mais rápidas e eficientes. Para o fabricante automotivo Ford, os AMRs da ABB, com Visual SLAM habilitado, gerarão ganhos de eficiência em locais de produção nos Estados Unidos, enquanto a Michelin utilizará a tecnologia na intralogística em sua fábrica na Espanha. Outros fabricantes automóveis irão implementar a tecnologia no Reino Unido, Finlândia e Alemanha.

“Oferecendo mais autonomia e inteligência cognitiva, a tecnologia exclusiva da ABB, comprovada no mercado, abre caminho para uma mudança de linhas de produção lineares para redes dinâmicas. Os AMRs inteligentes navegam de forma autônoma até as células de produção, rastreando o estoque à medida que avançam e compartilhando essas informações com outros robôs, enquanto colaboram com segurança lado a lado com os humanos”, disse Marc Segura, presidente da Divisão de Robótica da ABB. “Com a aquisição da Sevensense, a ABB se torna líder em AMRs de próxima geração, oferecendo Visual SLAM em Robôs Móveis Autônomos, juntamente com um portfólio integrado que abrange robôs e soluções de automação de máquinas, todos gerenciados por nosso software de criação de valor.”

Gregory Hitz, CEO da Sevensense, disse: "Este é um momento significativo em nossa jornada compartilhada, pois apresentamos nossa tecnologia desenvolvida internamente a uma gama maior de mercados e setores. A ABB é o local ideal para continuarmos a expandir nossa plataforma versátil para autonomia visual 3D, atendendo a OEMs nos setores de manuseio automatizado de materiais e robótica de serviços. Juntos, redefiniremos os limites da robótica habilitada para IA".

Essa tecnologia revolucionária tem o potencial de impactar a robótica muito além dos AMRs, levando a uma maior eficiência, flexibilidade e precisão em toda a produção e intralogística. A tecnologia também continuará a ser vendida em todos os segmentos, incluindo manuseio de materiais, limpeza e outros campos de robótica de serviço, sob o nome de produto Sevensense.

A parceria Sevensense destaca o sucesso do compromisso da ABB em fomentar a próxima geração de inovações. Por meio do seu ecossistema de parceiros e da colaboração com startups e universidades, a ABB desenvolve tecnologia líder para o benefício de empresas globais. Os aproximadamente 35 funcionários da Sevensense continuarão baseados em seu escritório suíço em Zurique.

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar a forma como as coisas são fabricadas, movidas, alimentadas e operadas. Com base em mais de 140 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que acelerem a transformação industrial. www.abb.com

Endnotes

  1. Análise da ABB

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp