Investindo no super material do futuro: Aros Graphene®

Atualmente, a tecnologia em rápida mudança exige novos modelos de inovação para uma liderança tecnológica sustentada. As empresas têm de olhar para fora de suas próprias paredes, a fim de se manterem competitivas. Reconhecendo isso, a ABB desenvolve parcerias externas, com universidades e start-ups para acelerar a inovação, complementando a sua atividade de I&D. Como forma de incentivar ainda mais esta aposta na inovação com a ABB Technology Ventures (ATV), unidade de capital de risco estratégico da ABB. A ATV avalia continuamente novas tecnologias para fortalecer a história de 130 anos de liderança tecnológica pioneira.

Aros Graphene
Aros Graphene
center

Um excelente exemplo desta estratégia é o mais recente investimento da ATV na Graphmatech. O grafeno, uma estrutura bidimensional composta puramente de átomos de carbono, é o material mais fino, leve e forte no mundo. Uma folha de grafeno, mais fina do que a película aderente pode suportar o peso de um elefante. Também tem uma condutividade elétrica e térmica extremamente alta e é ultra-leve e transparente. Às vezes chamado de super material, espera-se que o grafeno revolucione os materiais de engenharia, bem como os setores de energia e eletrónicos. No entanto, a sua adoção no setor industrial tem sido lenta desde a sua descoberta em 2003, principalmente devido a problemas de aglomeração. Na produção, os flocos do grafeno tendem a ficar colados perdendo assim as suas propriedades notáveis. A Graphmatech resolveu este problema através do seu produto revolucionário "Aros Graphene".

Tudo começou quando o Dr. Mamoun Taher, fundador da Graphmatech, trabalhou com o ABB Corporate Research Center  (SECRC) num projeto de colaboração como investigador na Uppasala University, na Suécia. Ao mesmo tempo, foi fundado o SynerLeap, um hub de inovação nórdico da ABB. O SynerLeap ajuda startups a expandirem-se num mercado global em conjunto com a ABB, oferecendo acesso ao conhecimento do setor e instalações de alto nível. A Graphmatech juntou-se ao SynerLeap em janeiro deste ano. "Foi um prazer acompanhar o crescimento de Mamoun e da equipa, provam ser o tipo de Startup que gostamos de ter na SynerLeap, focando-se na aceleração da inovação e valor acrescentado", explicou um emocionado Peter Löfgren, Managing Director da SynerLeap. Foi a colaboração com a SynerLeap que juntou a Graphmatech e a ABB Technology Ventures.

Da esquerda para a direita: Peter Löfgren, SynerLeap; Björn Lindh, Graphmatech; Mamoun Taher, Graphmatech; Zargham Jabri, Graphmatech
Da esquerda para a direita: Peter Löfgren, SynerLeap; Björn Lindh, Graphmatech; Mamoun Taher, Graphmatech; Zargham Jabri, Graphmatech
center

A colaboração trouxe muitos benefícios tanto para a ABB como para a Graphmatech. A ABB contribuiu com a sua extensa experiência no que diz respeito a materiais avançados, bem como aplicações industriais para o grafeno e ajudou a Graphmatech a analisar cuidadosamente a estratégia comercial e o mercado para o seu produto, fortalecendo a cadeia de valor e posicionamento no mercado. "O SynerLeap orientou a Graphmatech desde o início, facilitando o encontro com os decisores na ABB e apresentou a Graphmatech à ATV, o que foi crítico do ponto de vista do financiamento", afirmou Mamoun. "Também abriram portas em unidades de negócios relevantes da ABB e facilitaram o acesso aos laboratórios o que nos ajudou a desenvolver e testar as nossas tecnologias de grafeno."

Um exemplo da colaboração Graphmatech-ABB é o desenvolvimento de novos materiais de contacto elétrico deslizante que duram mais do que os convencionais de prata. Este avanço, por sua vez, permite uma redução significativa do teor de prata em produtos ABB que torna o produto mais seguro, fiável e com menor custo de manutenção.

A ATV já liderou um ciclo de investimento na Graphmatech cimentando ainda mais esta relação simbiótica. Malin Carlström, que representa a ATV no Conselho de Administração da Graphmatech, diz: "desde o primeiro dia, ficamos impressionados com a equipa fundadora e as propriedades do Aros Graphene. A Graphmatech está a crescer assente numa fundação sólida de pesquisa e as suas áreas de aplicação potencial têm despertado grande interesse em toda a organização ABB, resultando numa série de promissores projetos de colaboração. E é aí que a ATV realmente brilha: proporcionando muito mais do que apenas capital. "

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn X WhatsApp