A UPS reforçada da ABB protege as aplicações industriais com o conceito de modularidade

A inovação da UPS da ABB está a permitir que os fabricantes integrem a tecnologia concebida para salas limpas em ambientes de produção com poeiras.

center

Numa fábrica de PVC na Bélgica, a ABB demonstrou como a verdadeira inovação pode superar os desafios emergentes, criando um novo tipo de dispositivo UPS para os ambientes industriais.

A Inovyn, a funcionar em Jemeppe-sur-Sambre, é o maior produtor europeu de PVC fabricando, anualmente, 475.000 toneladas métricas de polímero plástico sintético. A fábrica da Inovyn assenta num sistema de controlo de dados computadorizado (DCS) para controlar todo o seu equipamento.

“Não é uma opção que o sistema se desligue,” disse Pierre Henveaux, engenheiro eletrotécnico e responsável pelo setor elétrico de AT e BT. “Um dos nossos requisitos principais são as fontes de alimentação ininterruptas (UPS). Se perdermos o controlo durante dois milissegundos, está tudo perdido. Os dados não passam e o sistema entra em modo de segurança. Se perdermos um DCS durante mais de 40 milissegundos, é uma catástrofe!”

Os sistemas UPS estão concebidos, principalmente, para alimentação de reserva em data centers imaculados. “Mas nós não somos um data center,” disse o técnico Anthony Kinif da Inovyn. “Nós temos pó, substâncias corrosivas, etc.”

Por isso, a Inovyn pediu à ABB, o seu parceiro tecnológico há quase duas décadas, para criar um dispositivo UPS que tolerasse o ambiente da fábrica e que permanecesse altamente fiável.

A ABB entendeu que as necessidades das fábricas de produção são diferentes das dos data centers. Assim, a equipa da ABB teve que adaptar a tecnologia que estava disponível para data centers às condições extremas muitas vezes encontradas nas aplicações industriais. O resultado foi o nascimento da PowerLine DPA UPS.

“Criámos a PowerLine DPA UPS com base no que tinha sido concebido para os data centers,” explicou Simon, Engenheiro de Vendas da ABB. “A ABB foi dos primeiros fabricantes a desenvolver tecnologia de UPS’s modular. Cada módulo contém todo o equipamento e software necessário para operar todo um sistema. Se um módulo deixar de funcionar, os restantes módulos efetuam a compensação.”

Para a Inovyn, a ABB equipou os seus módulos DPA UPS com uma caixa robusta protegida por filtros. “Aqui temos filtros, condensadores, ventiladores e muito mais equipamento que permite que a UPS dure entre 10 a 15 anos” disse Lamsens.

A Inovyn integrou duas unidades--cada uma com quatro das unidades recentemente projetadas PowerLine DPA--no seu sistema para suportar duas redes elétricas, e Henveaux está orgulhoso dos números de série nos seus dispositivos pioneiros de UPS’s. “Temos os números 4 e 5,” disse. “Pretendíamos equipamento que fosse topo de gama e robusto. E só a ABB o conseguia fornecer. A ABB foi a única empresa a ouvir os nossos requisitos e a apresentar-nos uma solução.”

Henveaux realça que tudo na nova UPS está feito para durar. “As placas foram reforçadas,” explica, “os componentes são extra grandes e os sistemas de filtragem são hiper eficientes. E tudo é feito na Suíça, com o grau de qualidade inerente, enquanto que outros fazem os seus equipamentos na China. Espero não ter problemas durante, pelo menos 15 anos.”

Atualmente, a Inovyn está a utilizar um DCS de geração mais antiga mas tenciona passar para um sistema mais eficiente nos próximos oito anos. A PowerLine DPA já está a preparar a empresa para o futuro. “Estas UPS estão adequadas às nossas necessidades e permitirão manter fontes de alimentação de alta qualidade, mesmo quando chegar o novo hardware,” disse Henveaux. “Também instalaremos dois novos sistemas UPS na nossa nova linha de produção, que começará a funcionar em 2019. Necessitávamos de sistemas UPS duráveis e a ABB ouviu-nos.”

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn X WhatsApp