Atualização da estratégia: moldando um líder focado nas indústrias digitais

Parceria global de software com a Dassault Systèmes e metas para os quatro Novos Negócios da ABB

  • Nova ABB: focada, simplificada, líder
  • Portfólio focado: desinvestimento da Power Grids para Hitachi no rumo certo
  • Estrutura simplificada: novo modelo operacional "ABB-OS™" para maior foco do cliente, agilidade e rentabilidade; cerca de 500 milhões em poupanças anuais
  • Quatro novos negócios líderes, #1 ou #2 nos seus respetivos mercados, a partir de 1 de abril de 2019, com novas metas de médio prazo para margem de EBITA operacionais de:

- Electrification: 15-19 por cento
- Industrial Automation: 12-16 por cento
- Motion: 14-18 por cento
- Robotics & Discrete Automation: 13-17 por cento

Objectivos confirmados do Grupo a médio prazo:

  • 3-6 por cento de crescimento de faturação comparável anual
  • Margem EBITA operacional de 13-16%
  • Retorno de Capital Employed (ROCE) de 15-20 por cento
  • Conversão de caixa para lucro líquido de aproximadamente 100 por cento
  • Crescimento do dividendo básico por ação acima do crescimento da faturação

- ABB e Dassault Systèmes formam parceria global de software para indústrias digitais

A 17 de dezembro de 2018, a ABB anunciou ações fundamentais para focar, simplificar e liderar em indústrias digitais aumentando assim o valor para os clientes e retornos dos acionistas. Essas ações são: focar a carteira em indústrias digitais por meio da alienação da divisão Power Grids, simplificar o modelo de negócio por meio da descontinuação da estrutura matricial herdada concebendo quatro negócios líderes alinhados com as tendências do cliente.

Na atualização da estratégia para os media e investidores, a ABB apresentou detalhes e um roteiro para o futuro dos seus quatro novos negócios, a sua liderança e proposição de valor nas indústrias digitais para o cliente. Assim, a ABB está a divulgar as margens-alvo de lucro dos negócios.

A ABB anunciou uma nova parceria global de software com a Dassault Systèmes, uma proposta de valor digital end-to-end exclusiva em conjunto com as suas soluções digitais líderes ABB Ability™ para apoiar o planeamento, construção e operações dos clientes.

"A nova ABB será líder em tecnologia pioneira em indústrias digitais, operando em mercados atrativos, com uma oferta única de soluções inovadoras em eletrificação, automação, robotização e digitalização. Estamos a dar forma a quatro negócios empreendedores focados nos clientes que são atualmente o #1 global ou o #2 nos seus respetivos mercados. Com a ABB Ability™, a nossa oferta de soluções digitais, continuaremos a impulsionar o crescimento rentável, enquanto gerimos a transformação da ABB para uma empresa mais ágil, simplificada e orientada para o cliente. A parceria com a Dassault Systèmes reforçará ainda mais a nossa posição como líder em indústrias digitais e fornecerá aos nossos clientes uma oferta end-to-end de soluções digitais avançadas, valorizando os seus padrões de competitividade e inovação ", disse o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer.

"Este caminho irá posicionar-nos de forma vantajosa para o futuro e aumentará materialmente o valor para todos os stakeholders. Eu gostaria de agradecer a todos os nossos colaboradores em todo o mundo pelo seu compromisso notável demonstrado durante este período de mudança enquanto olhamos com expectativa para o próximo capítulo na história desta empresa que abrange mais de 130 anos ", acrescentou Spiesshofer.

Timo Ihamuotila, CFO da ABB: "A nossa carteira de encomendas melhorou de forma saudável no final do ano o que nos torna confiantes sobre a nossa nova configuração. Esperamos um sólido crescimento da nova ABB, posicionando-nos bem para continuar a investir em I&D e vendas de forma disciplinada. Ao mesmo tempo, vamos olhar incansavelmente para o potencial de melhoria de eficiência para diminuir a nossa base de custos. Esperamos entregar 500 milhões de dólares em poupanças líquidas com o nosso programa de simplificação a médio prazo.

A nova ABB: menor risco, menor volatilidade, mais crescimento

A nova ABB faturará no total 29.000 mil milhões anuais e terá cerca de 110.000 funcionários. Os seus empreendedores quatro negócios orientados para o cliente são o #1 global ou #2 nos seus respetivos mercados, influenciando o futuro de como podemos produzir, trabalhar, viver e mover-nos. O potencial mercado da ABB deverá crescer 3,5-4% por ano, acrescentando 140 mil milhões para atingir 550 mil milhões até 2025. A impulsionar esta procura estará a crescente influência da mobilidade elétrica, data centers e robótica.

Marco transformacional: parceria global com a Dassault Systèmes

Na sequência de seu histórico comprovado de parcerias digitais com a Microsoft, a HPE e a IBM, a ABB anunciou uma ampla parceria global com a Dassault Systèmes para oferecer aos clientes em indústrias digitais um portfólio exclusivo de soluções de software que varia da gestão do ciclo de vida do produto a soluções de monitorização de ativos. As duas empresas proporcionarão aos clientes uma oferta end-to-end de avançadas soluções digitais abertas, melhorando a competitividade das empresas industriais, aumentando a flexibilidade, velocidade e a produtividade dos ciclos de produção e operações.

A parceria combinará os pontos fortes das soluções digitais da ABB ability™ e da plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes, que se baseia na forte base instalada de ambas as empresas, no profundo conhecimento do mercado e no acesso global ao cliente. A ABB já adotou a plataforma 3DEXPERIENCE para modelar e simular as suas soluções antes de entregá-las aos clientes. Com esta parceria, a ABB desenvolverá e fornecerá aos clientes tecnologias digitais avançadas, permitindo que os clientes executem as soluções da ABB e as suas operações com uma melhoria da eficiência geral, flexibilidade e sustentabilidade.

As empresas, numa abordagem faseada, irão concentrar-se em fábricas inteligentes e robótica, automação da indústria de processos, bem como soluções de eletrificação para edifícios inteligentes. As primeiras soluções conjuntas serão exibidas na próxima feira industrial Hannover Messe na Alemanha, abril 1-5, 2019.

Lançada há dois anos, a ABB Ability™ representa a oferta digital líder mundial na indústria 4.0, de dispositivo para a nuvem. Cerca de 45 por cento das novas encomendas da ABB são geradas a partir de soluções digitais, enquanto o pipeline de encomendas para a ABB Ability™ aumentou mais de 20% desde outubro de 2018.

A plataforma ABB Ability™ funciona como uma arquitetura aberta e infraestrutura de nuvem, o que permite que os clientes usem outro software de parceiros, fornecedores e desenvolvedores. A ABB oferece aproximadamente 180 soluções digitais, que permitem às empresas aumentar a produtividade, eficiência e segurança a custos mais baixos.

Simplificação do modelo de negócio e estrutura

Durante o primeiro trimestre de 2019, a ABB estará a preparar-se para a nova estrutura de negócios e um novo sistema operacional – "ABB-OS™" – a ser implementado por estágios até meados de 2020. A ABB descontinuará a estrutura matricial, capacitando assim os seus quatro negócios líderes a servir os clientes ainda melhor, ao mesmo tempo que apuram responsabilidades e aumentam a eficiência.

A nova organização da ABB fornecerá a cada negócio toda a propriedade empreendedora de operações, funções, I&D e territórios. Os negócios serão o único interface para os clientes, maximizando a proximidade e velocidade. O centro corporativo será ainda mais simplificado, enquanto as estruturas regionais e de países existentes, incluindo as funções regionais do Comité Executivo, serão descontinuadas após o fecho da transação da Power Grids. Os recursos existentes ao nível do país fortalecerão os novos negócios.

A ABB espera um total de 500 milhões de dólares em reduções de custos anuais de taxa de execução em todo o grupo com taxa de execução de 150-200 milhões de dólares durante 2019 e a taxa de execução completa durante 2021. As claras ações para concretizar 500 milhões de dólares foram identificadas, com aproximadamente 300 milhões de economias a serem realizadas a partir dos negócios, por exemplo, por meio de menos P&Ls e gestão e otimizando a pegada de fabricação da ABB. É esperada uma poupança de aproximadamente 200 milhões das funções do grupo e de um centro corporativo mais simples.

Quatro novos negócios líderes

Os quatro novos negócios são: Electrification, Industrial Automation, Motion e Robotics & Discrete Automation.  A ABB reportará de acordo com a nova estrutura de negócios a partir de 1 de abril de 2019.

Electrification – escrevendo o futuro da eletrificação segura, inteligente e sustentável

  • FY 2018 ~ 13 mil milhões de faturação
  •  FY 2018 ~ 13% de margem de EBITA operacional
  • Margem das metas do EBITA operacional de médio prazo de 15-19%
  • Valor do mercado potencial de 160 mil milhões de dólares, Previsão de crescimento de 3% por ano
  • Aumento do crescimento das receitas do mercado e potencial de crescimento significativo das margens

O negócio Electrification é o #2 global fornecendo um do maiores e o mais detalhado portfólio com uma oferta completa deste da fonte à tomada. A empresa oferece claros benefícios para o cliente, incluindo velocidade e tempo de atividade, contribuindo para o retorno significativo do investimento.

Fornece um portfólio completo de produtos inovadores, soluções digitais e serviços com cerca de 1,7 milhões de produtos enviados todos os dias. Produtos que variam desde produtos para construção à infraestrutura de carregamento de veículos elétricos. O negócio tem 55.000 funcionários e será liderado por Tarak Mehta.

Com um crescimento esperado acima do crescimento do mercado através de uma combinação de crescimento geográfico nos EUA e na China, foco em segmentos mais elevados de crescimento tais como datas centers, edifícios inteligentes e serviços para a e-Mobilidade, junto com benefícios do portfólio com soluções modulares escalonáveis e pré-configuradas. A melhoria da margem será alcançada através de alavancagem de volume, foco em segmentos de margem mais elevados, o retorno da GEIS e melhorias operacionais.

A ABB lançou com sucesso nos EUA o ano passado o seu carregador de veículos elétricos Terra HP 350kW, que carrega um veículo com autonomia para 200 quilómetros em apenas oito minutos.

"Há boas oportunidades para a Electrification com a população urbana a crescer e o mundo a impulsionar um futuro com baixas emissões de carbono. Estamos a expandir as nossas operações em mercados de digitalização rápida, oferecendo soluções modulares, escalonáveis e pré-configuradas com produtos e serviços habilitados pela ABB Ability™ para garantir que os nossos clientes realizam operações mais seguras, inteligentes e sustentáveis", disse Tarak Mehta , Presidente do negócio Electrification.

Industrial Automation – escrevendo o futuro de operações seguras e inteligentes

  • FY 2018 ~ 6.5 mil milhões de faturação
  • FY 2018 ~ 14% de margem de EBITA operacional
  • Margem das metas de EBITA operacional de médio prazo de 12-16%
  • Valor do mercado potencial de 90 mil milhões de dólares, Previsão de crescimento 3% por ano
  • Crescimento acima do mercado e boa rentabilidade da margem com baixo requisito de capital

O recém-formado negócio da Industrial Automation, sem a B&R, é o #2 global focado em escrever o futuro de operações seguras e inteligentes. A Industrial Automation abordará as necessidades dos clientes com um portfólio único de soluções integradas com base nas suas principais tecnologias, incluindo os DCS (sistemas de controle distribuído) #1 no mercado, o seu profundo conhecimento no setor, a maior base instalada com mais de 35 milhões de dispositivos conectados e a vasta pegada global.

Focado em fornecer soluções de automação integradas em todo o processo, elétrico e movimento, medição e análise, bem como soluções de turbocharging para clientes dos sectores de Petróleo & Gás, Produtos Químicos, Serviços Públicos, Mineiro, Pasta & Papel e Indústria Marinha e de Portos. O negócio tem 21.000 funcionários e será liderado por Peter Terwiesch.

O negócio espera impulsionar o crescimento do mercado por meio de soluções de automação diferenciadas e específicas do setor em todo o processo, que se baseia no seu DCS líder e na oferta abrangente da ABB, bem como em iniciativas de crescimento adaptadas para os sectores verticais chave. Espera acelerar a faturação das soluções ABB ability™ e novos modelos de negócios de serviços aproveitando a sua base instalada única e pegada de serviço inigualável para apoiar o cliente durante o ciclo de vida dos seus ativos.

"Com a nosso profundo conhecimento e experiência em automação da indústria, entendemos as necessidades dos nossos clientes e as capacitamo-los a liderar através de operações mais seguras, produtivas e energeticamente eficientes. Além disso, com o nosso portfólio de soluções de automação integradas, combinado com a nossa oferta de aplicações digitais ABB Ability™, serviços de ciclo de vida e inteligência artificial, estamos a impulsionar a evolução para operações mais autónomas ", disse Peter Terwiesch, Presidente do negócio de Industrial Automation.

Motion – escrevendo o futuro do movimento inteligente

  • FY  2018 ~ 6.5 mil milhões de faturação
  • FY  2018 ~ 16% de margem de EBITA operacional
  • Margem de metas EBITA operacional de médio prazo de 14-18%
  • Valor do mercado potencial de 80 mil milhões, Previsão de crescimento de 3% por ano
  • Crescimento acima do mercado e forte rentabilidade continuada

O recém-criado negócio de Motion da ABB é #1 global em movimento indústrial está definido para capturar os benefícios de um mundo cada vez mais eletrificado. A Motion irá basear-se na sua liderança tecnológica pioneira, na sua experiência e na sua cobertura e escala global. Atualmente, um terço da eletricidade do mundo é convertido por motores elétricos em movimento, impulsionado por uma população, urbanização e digitalização crescente. A ABB espera que o número de motores elétricos duplique até 2040, o que equivale à energia consumida por toda a China anualmente.

A Motion proporciona aos clientes uma gama abrangente de motores elétricos eficientes, fiáveis e seguros, geradores, drives e serviços. A solução ABB Ability™ Digital Powertrain  ajusta os padrões para a digitalização em indústrias do movimento. O negócio tem 20.000 funcionários e será liderado por Morten Wierod, que também será membro do Comité Executivo, a partir de 1 de abril de 2019.

O negócio espera crescer acima do crescimento do mercado assente na posição de liderança no mercado dos motores e drives. Crescerá com iniciativas geográficas dedicadas, o seu portfólio específico de segmento e usando as soluções da ABB Ability™ para escrever o futuro do movimento inteligente. A capacidade da Motion de manter e melhorar a sua margem EBITA, num contexto de pressão inflacionária e de preços, virá da sua capacidade de dimensionar os benefícios da ABB Ability™, da sua inovação, juntamente com o sistema operacional simplificado.

"À medida que o mundo fica mais eletrificado, a Motion tem uma excelente perspetiva de crescimento. Vamos trazer ainda mais valor para nossos clientes e parceiros com a oferta e serviços baseados na ABB Ability™ ", disse Morten Wierod, Presidente do negócio Motion.

Robotics & Discrete Automation: construindo o futuro da manufatura flexível e de máquinas inteligentes.

  • FY  2018: 3.6 mil milhões de dólares de faturação
  • Exercício 2018: ~ 15% de margem de EBITA operacional
  • Margem de metas EBITA operacional de médio prazo: 13-17%
  • Valor do mercado potencial de 80 mil milhões de dólares, previsão de crescimento de 6% por ano
  • Faturação significativa e potencial de crescimento da margem

O negócio Robotics & Discrete Automation combina o negócio de máquinas e automação de fábrica (principalmente B&R) com a excelente plataforma robótica do Grupo. Desfrutará de uma posição privilegiada para aproveitar as oportunidades associadas à "fábrica do futuro", escrevendo assim o futuro da fabricação flexível e das máquinas inteligentes.

Oferece uma oferta de automação única e flexível que combina controlo, movimento, robótica, software e serviços para fornecer soluções integradas que vão desde da máquina à fábrica. O negócio, que já está em segundo lugar em todo o mundo em dimensão e em primeiro no crescimento, tem 11.000 funcionários e será dirigido por Sami Atiya.

O negócio espera crescer acima do crescimento do mercado, graças ao seu portfólio e à expansão geográfica, promovendo sinergias através do portfólio exclusivo e a sua expansão no âmbito da automação da fábrica, que inclui uma maior relevância da ABB AbilityTM e inteligência artificial, bem como a colaboração com a Dassault Systèmes. As margens de lucro virão do crescimento continuado, do alargamento e iniciativas de desempenho, enquanto os investimentos continuarão a ser feitos com vista ao crescimento futuro.

"Ao combinar o negócio de automação de máquinas e fábricas da B&R com as nossas excelentes soluções de robótica, estamos a fornecer uma oferta abrangente incomparável que ajudará os nossos clientes a criar a fábrica flexível do futuro", disse Sami Atiya, Presidente do negócio Robotics & Discrete Automation. «Com o nosso portfólio único de produtos, grande experiência prática e ferramentas avançadas de engenharia e simulação, incluindo a ABB AbilityTM, vamos ajudar os nossos clientes a melhorar a sua qualidade e aumentar a sua produtividade e flexibilidade de fabrico, enquanto contribuímos para maximizar o seu tempo de produção útil. Tudo isso, oferecendo uma solução com um tempo de comercialização mais curto.

Criação de valor na nova ABB

A ABB demonstrará uma qualidade comercial melhorada, maior orientação para mercados de rápido crescimento, com maior ênfase em soluções de alto valor agregado, menor risco e menor volatilidade das encomendas e faturação mais recorrente por meio das soluções digitais, software e serviços.

A proposta de investimento da ABB reflete-se num novo sistema de objectivos de médio prazo para o Grupo:  

  • 3-6 por cento de crescimento anual da faturação
  • Margem de EBITA operacional de 13-16%
  • Retorno do Capital Employed (ROCE) de 15-20%
  • Conversão do lucro para receita líquida de aproximadamente 100%,
  • Crescimento do dividendo básico por ação acima do crescimento da faturação

As prioridades sustentadas de alocação de capital da ABB permanecem inalteradas:

  • Financiamento do crescimento orgânico em I&D e digital
  • Aumento do dividendo sustentável
  • Aquisições que criam valor
  • Devolução de lucro adicional aos acionistas

O desinvestimento de 80,1% do capital social da Power Grid para a Hitachi por um valor comercial de 11 mil milhões de dólares progride satisfatoriamente. Após a conclusão da transação no primeiro semestre de 2020, a ABB pretende devolver 100 por cento da receita líquida em dinheiro de 7,6-7,8 mil milhões de dólares para os acionistas de forma rápida e eficiente e executar uma política de aumento de dividendos sustentável. A ABB pretende manter o nível de dividendos por ação e a sua classificação de crédito "A" a longo prazo.

ABB (abbn: six swiss ex) é um líder tecnológico pioneiro em redes energéticas, produtos de eletrificação, automação industrial e robótica e movimento, com clientes globais de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas. Continuando uma história de inovação com mais de 130 anos, a ABB está a escrever hoje o futuro da digitalização industrial com duas proposições de valor claro: transportar energia desde qualquer central para qualquer tomada e automatizar indústrias desde a gestão de recursos naturais até à entrega do produto final. Como patrocinadora oficial da fórmula E, a competição internacional de automobilismo FIA totalmente elétrica, a ABB está a desafiar os limites da mobilidade elétrica contribuindo para um futuro sustentável. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 147.000 empregados.

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp