ABB e Rolls-Royce anunciam cooperação global em micro-redes

Colaboração para soluções de micro-redes integrando tecnologia digital e sistemas eficientes de energia híbrida

A ABB e a Rolls-Royce anunciaram uma colaboração global em tecnologia avançada de automação e micro-redes. Juntas, ambas as empresas oferecerão uma solução inovadora de micro-redes de baixo consumo para empresas de serviços públicos, comercio e indústria.

Uma micro-rede é, como o próprio nome indica, uma rede de energia de pequena escala que combina energia a partir de fontes de energia distribuída, por exemplo, cogerações e centrais de produção elétrica, geradores a diesel e a gás, e fontes renováveis com baterias. A micro-rede oferece um controlo geral para coordenar esses recursos, conseguindo responder às necessidades energéticas dos sectores industrial, residencial ou de consumo. As micro-redes podem trabalhar conectadas à rede principal ou não. A capacidade das micro-redes de separar-se completamente da rede principal, no caso de uma possível emergência ou falha na rede, é uma função cada vez mais importante.

Uma fonte de alimentação fiável, mesmo em condições meteorológicas adversas ou momentos de alto consumo, é fundamental para o crescimento económico. A integração das energias renováveis é uma solução sustentável para apoiar uma oferta ininterrupta e, ao mesmo tempo, incentivar a utilização de energias limpas. As soluções de micro-rede favorecem as empresas de serviços públicos, indústrias e comercio que procuram uma fonte de alimentação fiável, bem como redução de custos e emissões de carbono. A micro-rede facilita uma fonte de alimentação sólida, mesmo quando há uma forte presença de fontes intermitentes de energias renováveis, como o vento e a energia solar. Os sistemas de automação e controlo digital coordenam ide forma inteligente as cargas e os recursos energéticos distribuídos para que a micro-rede opere efetivamente.

A Rolls-Royce oferece as soluções de geração de energia com a marca MTU Onsite Energy: desde a energia primária, de reserva e contínua, até a geração combinada de calor e energia e micro-redes. "Devido à transformação para alcançar a descarbonização, os clientes precisam de procurar opções energéticas sustentáveis que também contribuam com a máxima rentabilidade. Para este fim, contamos principalmente com as micro-redes, sistemas autónomos de fornecimento de energia que são eficientes, fiáveis e ambientalmente amigáveis, diz Andreas Schell, CEO da Rolls-Royce Power Systems. "A combinação das nossas soluções de controlo e a nossa tecnologia integrada de geradores a diesel e MTU de gás, com a capacidade de controlo, serviço remoto e solução modular de micro-redes da ABB, oferecerá aos clientes a junção dos pontos fortes de dois líderes internacionais no domínio da tecnologia».

"A ABB Ability™ e-mesh™ pode garantir uma rede de energia estável, mesmo havendo uma alta penetração de energias renováveis de várias fontes, que funciona perfeitamente com motores a gás ou diesel já instalados", disse Massimo Danieli, responsável pela linha de negócio de automação de rede da ABB, parte do negócio Power Grids. "A ABB tem um grande número de instalações de micro-redes a nível internacional e, graças à nossa colaboração com a Rolls-Royce Power Systems, promoveremos ainda mais o crescente interesse em soluções de micro-redes no mundo."

A solução ABB Ability™ e-mesh™ fornecerá aos proprietários de ativos de distribição de energia uma visão unificada e verticalmente integrada dos seus recursos energéticos e geração de eletricidade renovável, com rápida implantação e redução custos operacionais. As operações na Cloud, a otimização de gabinetes e frotas, previsões meteorológicas e de carga e algoritmos de aprendizagem automáticos fornecem informações ilimitadas para tomar decisões, por exemplo, saber onde aumentar o investimento em manutenção para gerir ativos de forma mais económica.

ABB (abbn: six swiss ex) é um líder tecnológico pioneiro com uma oferta detalhada para as indústrias digitais. Com uma história de inovação que abrange mais de 130 anos, a ABB é hoje líder em indústrias digitais com quatro negócios, líderes globais, orientados para o cliente: Electrification, Industrial Automation, Motion, e Robotics & Discrete Automation, apoiados pela sua plataforma digital comum ABB Ability™. O negócio Power Grids da ABB, líder de mercado será alienado à Hitachi em 2020. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 147.000 empregados.

A Rolls-Royce Power Systems está sediada em Friedrichshafen, no sul da Alemanha, e conta com cerca de 11.000 funcionários. Com empresas totalmente consolidadas, mais de 140 parceiros de negócios e mais de 500 revendedores autorizados em mais de 1.200 pontos, a Rolls-Royce Power Systems possui uma rede internacional de serviços e distribuição. O portfólio de produtos inclui motores de alta velocidade e sistemas de propulsão com a marca MTU para navios, ferrovias, veículos pesados terrestres e militares, geração de energia e indústria de petróleo e gás. Com a marca MTU Onsite Energy, a empresa comercializa sistemas de gás e diesel para responder às necessidades energéticas de emergência, carga básica e carga máxima, bem como centrais de cogeração, ou seja, a geração combinada de energia térmica e elétrica. Na sua atividade com a marca Rolls-Royce em Bergen, na Noruega, a empresa também desenvolve e produz motores de média velocidade para aplicações de geração naval e de energia.

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp