O futuro do transporte sustentável

A ABB em Portugal é uma das parceiras da 7.ª conferência focada na “Mobilidade elétrica“, 30 de Outubro na Roca Lisboa Gallery. Venha assistir e saiba mais sobre o futuro do transporte sustentável.

Ar limpo e carros silenciosos, amigos do ambiente: Como líder de soluções de carregamento para veículos elétricos, a ABB desempenha um papel decisivo no futuro do transporte sustentável.

Anteriormente considerado um problema, o transporte tornou-se agora um farol de esperança na luta contra as mudanças climáticas: carros, comboios, navios e aviões são atualmente responsáveis por um quarto do consumo de energia do mundo e contribuem aproximadamente a mesma quantidade para a poluição ambiental. Os carros consomem mais energia do que todos os transportes de mercadorias combinados - incluindo camiões, navios e comboios. Assim, a opção por meios de transporte mais ecológicos não apenas reduziriam drasticamente a quantidade de gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global, mas também reduzindo a quantidade de monóxido de carbono, dióxido de enxofre e outras substâncias que causam danos nos pulmões.

Carros elétricos na via rápida

Os crescentes investimentos na produção em massa de veículos elétricos já estão a beneficiar os consumidores: os modelos de última geração oferecem o mesmo desempenho e comodidades dos modelos a combustível fóssil e - acima de tudo graças à queda dos preços das baterias - têm praticamente o mesmo preço. Prevê-se que os preços médios dos carros elétricos desçam abaixo dos veículos movidos a combustíveis fósseis até 2025.

Mesmo com estes desenvolvimentos, os veículos elétricos representam ainda menos de um por cento do tráfego global. No entanto - o crescimento impressionante dos números revelam que estão os VE encontram-se na via rápida: demorou 17 meses para transformar um milhão de veículos elétricos em dois, mas o salto de três para quatro milhões levou apenas seis meses.

A infraestrutura de carregamento como impulsionadora

A rede cada vez mais alargada de postos de carregamento mundial desempenhou um papel importante na superação daquilo que já foi um grande obstáculo à aceitação universal de veículos elétricos e que agora começa a dissipar-se. Assim como o apelo dos carros elétricos aumenta com cada posto de carregamento, cada veículo elétrico vendido torna o investimento em postos de carregamento ainda mais atraente. Este efeito bola de neve beneficia a todos – e acima de todo o meio ambiente. Em países pioneiros como a Dinamarca, já existem mais estações de carregamento do que as estações de abastecimento convencionais e em todo o mundo já existem mais de 136.000 postos de carregamento (última atualização janeiro de 2019) e a ABB vendeu cerca de 10.500 - mais do que qualquer outro fabricante - em 73 países, 1.200 dos quais são postos de carregamento rápido, que ajudam a colmatar mais um obstáculo à E-mobilidade: o modelo Terra HP da ABB, carrega as baterias de um carro até 350 quilowatts em apenas quatro minutos fornecendo energia suficiente para uma autonomia de 100 quilómetros.

Para acelerar a transição para o transporte mais sustentável, a ABB está a trabalhar com instituições públicas e fabricantes automóveis de renome para a expansão da infraestrutura global. Um exemplo disso é a Electrify America, o maior projeto de infraestrutura de E-mobilidade nos EUA até o momento, que também usará os postos de carregamento ABB. Na Europa, a ABB foi selecionada pela IONITY, uma joint venture entre a BMW Group, Daimler AG, Ford Motor Company e Grupo Volkswagen, como principal parceira tecnológica e fornecedor para a construção de uma rede com 400 postos de carregamento rápido em 24 países.

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp