ABB fornece sistema robotizado à Universidade de Coimbra

A ABB foi selecionada pela Universidade de Coimbra para a entrega de um sistema robotizado, no âmbito do projeto AMConstruction – Additive Manufacture in Steel Construction. Este projeto sobre fabrico aditivo, da autoria de Norberto Pires – CEMMPRE e Trayana Tankova – ISISE, foi o vencedor de uma iniciativa Internacional Patronage R&D desta Universidade. O fornecimento ABB consiste num robô modelo IRB4600 dotado do equipamento para processos de soldadura por arco elétrico. O manipulador IRB4600 e todo o equipamento de soldadura deslocam-se linearmente ao estarem montados sobre um carril ABB com servo-controlo integrado, modelo IRBT2005. Além dos equipamentos, este fornecimento ABB inclui um amplo pacote de software para maximizar as potencialidades do robô, destacando-se a opção Absolute Accuracy que otimiza o desempenho dinâmico do robô quanto à sua precisão absoluta, essencial nos cenários em que se combina a programação offline com uma produção pouco repetitiva.

A entrega à Universidade de Coimbra, também, do pacote especial do RobotStudio para o ensino ou R&D tem permitido aos investigadores desenvolver trabalho numa réplica virtual do sistema ABB que vão receber.

Referindo-se a este sistema, Norberto Pires mencionou que “o objetivo é o de construir um digital twin para manufatura aditiva, isto é, um sistema de manufatura aditiva composto por uma realização que recorre a ambientes de simulação para ter uma réplica virtual, que possa ser usada em tarefas de desenvolvimento e teste, a par da realização física desse mesmo sistema. A escolha da ABB resulta da experiência que temos neste tipo de máquinas deste fabricante, o que é essencial em tarefas de desenvolvimento, mas também de características únicas que pretendemos explorar – uma delas é o RobotStudio, o qual, constitui um excelente ambiente de programação, simulação e teste que implementa controladores virtuais que correm exatamente o mesmo sistema operativo (Robotware) que corre nos controladores reais, o que permite uma excelente correlação entre os resultados de simulação e os resultados reais.”

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn X WhatsApp