Resultados do primeiro trimestre de 2021

Resultados do primeiro trimestre de 2021

Forte início de ano

  • Encomendas 7.8 mil milhões de dólares, + 6%; comparável + 1%
  • Faturação 6.9 mil milhões de dólares, + 11%; comparável + 7%
  • Faturação de operações 797 milhões de dólares; margem 11,5%
  • EBITA operacional 959 milhões de dólares; margem 13,8%
  • EPS básico 0,25 dólares; + 41%
  • Cash flow das atividades operacionais 543 milhões de dólares; Cash flow das atividades operacionais em operações contínuas 523 milhões de dólares

Principais números

(em milhões de dólares salvo indicação contrária)

Variação

Q1 2021

Q1 2020

US$

Comparativo

Encomendas

7,756

7,346

6%

1%

Faturação

6,901

6,216

11%

7%

Lucro líquido

2,268

1,910

19%


     como % da faturação

32,9%

30.7%

+2.2 pts


Faturação das operações

797

373

114%


EBITA operacional

959

636

51%

40%3

     em % de faturação operativa

13.8%

10.2%

+3.6 pts


Faturação de operações contínuas, líquidas de impostos

551

326

69%


Lucro líquido atribuível à ABB

502

376

34%


Lucro líquido por ação (USD)

0.25

0.18

41%2


Cash flow das atividades operacionais

543

(577)

n.a.


Cash flow das atividades operacionais em operações contínuas

523

(396)

n.a.


“Depois de um ano preenchido criando a configuração certa para o Grupo, começamos agora a demonstrar o real potencial dos nossos negócios. Por meio de maior responsabilidade, transparência e rapidez, criamos cada vez mais valor para as partes interessadas”.

Björn Rosengren, CEO

Resumo do CEO

A atividade do mercado continuou a recuperar desde o seu ponto mais baixo durante o verão de 2020. A procura foi especialmente forte para os negócios de ciclo curto, além das nossas expectativas. O aumento da atividade do cliente, em combinação com o impacto das medidas implementadas anteriormente, resultou num crescimento de dois dígitos do EBITA Operacional, e uma margem muito elevada no primeiro trimestre de 13,8%. Estou satisfeito com o bom desempenho também no cash flow, que foi alto para um primeiro trimestre, em 523 milhões de dólares. Dito isto, embora não tenha havido impacto material nos resultados deste período, a oferta cada vez mais restrita de alguns componentes, como semicondutores e plásticos, é preocupante. Prevemos prazos de entrega prolongados para os clientes em algumas partes dos nossos negócios no próximo trimestre. Numa nota separada, fizemos o importante lançamento das nossas novas famílias de robôs colaborativos. Através desta expansão da oferta, pretendemos desbloquear grupos de clientes com um nível de automação atual, baixo.

No total, registamos um crescimento de encomendas de 6% (1% comparável), suportado por uma ampla recuperação na maioria dos nossos negócios de ciclo curto. Até certo ponto, é provável que a procura tenha sido impulsionada por um aumento de stock relacionado a preocupações com a cadeia de fornecimento. No lado negativo, o crescimento foi prejudicado por um fraco desenvolvimento nos segmentos de cruzeiros e óleo e gás - embora tenham sido observados sinais iniciais de estabilização. No geral, as encomendas aumentaram ligeiramente na Europa e AMEA, com o último apoiado por um excelente crescimento da China. O ímpeto subjacente dos negócios melhorou nas Américas, impulsionado pelos EUA, embora a região tenha como comparáveis ​​no período anterior, números elevados, o que pressionou as taxas de crescimento.

Estou satisfeito com o progresso em direção à nossa meta de margem para 2023, com todas as áreas de negócio a aumentar a margem de EBITA Operacional em mais de 100 pontos base. Dito isto, estamos a encetar medidas para melhorar ainda mais o desempenho operacional da Process Automation, que também deve beneficiar de uma melhoria antecipada no mercado final durante a parte final deste ano.

Fizemos um bom progresso no desinvestimento nas três divisões anunciadas anteriormente e espero que fechemos o primeiro negócio no segundo semestre. Além disso, transformámos o nosso negócio de E-mobilidade numa divisão separada e iniciámos uma estrutura jurídica separada. Estas etapas irão permitir preparar uma possível listagem pública, criando uma plataforma para um crescimento acelerado e criação de valor neste negócio.

Realizámos a Assembleia Geral Ordinária na qual foi aprovado o dividendo proposto de 0,80 dólares. Além disso, anunciámos um programa adicional de recompra de ações de até 4.3 mil milhões de dólares, por meio do qual reconfirmámos a intenção de devolver aos acionistas 7,8 mil milões de dólares do desinvestimento da Power Grids.

Björn Rosengren, CEO
Björn Rosengren, CEO

Perspetiva a curto prazo

Com base na situação atual do mercado, a ABB prevê taxas de crescimento no segundo trimestre de 2021 para refletir o baixo nível de atividade comercial no segundo trimestre de 2020. Espera-se que encomendas e faturação comparáveis cresçam > 10%, com as encomendas a crescer mais do que a faturação.

Espera-se que a margem de EBITA operacional do Grupo melhore significativamente com relação ao ano anterior, para aproximadamente 14%.

Conforme anunciado na atualização comercial recente, a ABB prevê um crescimento da faturação comparável de ~ 5% ou mais para todo o ano de 2021, com a parte do negócio relacionada à indústria de processo prevista para recuperar durante a segunda metade do ano.

Em 2021, a ABB espera um ritmo constante de melhoria desde 2020 em direção à meta de margem de EBITA operacional de 2023 da faixa de 13% - 16%. Isto exclui o impacto adverso combinado relacionado ao projeto Kusile e custos de transição, que pesaram na margem em 2020.

Links

Contacte-nos

Transferências

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp