ABB na 360 Tech Industry | Novas tecnologias para uma nova realidade

Indústria 4.0 - Esta revolução tecnológica, com potencial disruptivo para as indústrias e sobre a forma como trabalhamos e vivemos, resulta de uma fusão de tecnologias que esbate as linhas entre as esferas físicas e digitais.

Enquanto a primeira revolução industrial usou a energia da água e vapor para a produção mecanizada, a segunda a energia elétrica para criar a produção em massa, e a terceira a eletrônica e tecnologia de informação para automatizar a produção. Esta quarta revolução, também conhecida como Indústria 4.0, é uma nova era em que as empresas começam a lidar com disruptores tecnológicos, como a inteligência artificial (IA), automação e robótica, e muito mais. Mas esta revolução é diferente das antecessoras, está a acontecer a um ritmo sem precedente e em todas as indústrias em praticamente qualquer parte do mundo.

Algumas das tecnologias emergentes que estão a ganhar rapidamente tração e um crescimento fenomenal incluem a Internet móvel, a tecnologia de nuvem e a Internet das coisas (IoT). Com o aumento dos smartphones e a penetração da Internet em todo o mundo, milhões de pessoas podem aceder à Internet através de uma variedade de dispositivos. A IoT – onde os objetos diários e industriais estão conectados e são capazes de enviar e receber dados – gerou novas possibilidades na recolha de grandes quantidades de dados e a possibilidade de analisá-los, ajudando a melhorar desde serviços públicos até as comodidades mais quotidianas.

Internet das coisas, serviços e pessoas

A ABB refere-se à "Internet das coisas, serviços e pessoas" (IoTSP) ao falar sobre a visão da indústria integrada. As coisas ou dispositivos estão equipados com sensores, capacidade computacional e software. Tais dispositivos podem ser considerados como componentes essenciais de uma "IntRAnet industrial". Novas tecnologias, como comunicações móveis ou computação em nuvem, ajudam a evoluir a IntRAnet industrial para a IntERnet industrial.

Os serviços tornar-se-ão mais avançados através do uso da análise de dados. Na IoTSP, estes proporcionarão novas oportunidades para otimizar as operações. A ABB vê a evolução em direção à IoTSP como uma oportunidade para novos modelos de serviços que implementam melhorias de colaboração com parceiros e clientes.

As pessoas terão um papel diferente no mundo da IoTSP, permanecendo no controlo de todo o processo de produção, serão os decisores e programarão e controlarão todas as atividades executadas por "coisas".

No 360 Tech Industry, a ABB teve a oportunidade de dar a conhecer ao mercado, de forma mais dedicada, produtos e soluções que garantem que esta revolução é projetada de modo a que todos beneficiem dela, como o nosso robô colaborativo YuMi, o sistema ABB AbilityElectricalDistributionControlSystem, o drive ACS580, o ABB AbilitySmart Sensor para motores e muito mais.

  • A ABB apresentou algumas das suas soluções e produtos na 360 Tech Industry
  • O robô colaborativo YuMI
  • O sistema de controlo CMS-700
  • A ABB na 360 Tech Industry

Ao longo de três dias, de 16 a 18 de maio, a Exponor recebeu cerca de 4400 visitantes, e mais de 90 expositores marcaram presença na estreia da 360 Tech Industry – Feira Internacional da Indústria 4.0, Robótica, Automação e Compósitos. Os visitantes puderam conhecer as novidades do setor, com as novas soluções robóticas em grande destaque.

Partilhe este artigo

Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp