ABB amplia parceria com Northvolt para eletrificar a maior fábrica de reciclagem de baterias do mundo

ABB amplia parceria com Northvolt para eletrificar a maior fábrica de reciclagem de baterias do mundo

  • ABB vai fornecer soluções de eletrificação à Revolt Ett, a nova planta de reciclagem de baterias da Northvolt, na Suécia
  • Com a maior capacidade de reciclagem de baterias do mundo, planta vai processar 125 mil toneladas de reservas de energia usadas e resíduos por ano
  • Parceira há anos da ABB, a Northvolt quer reduzir até 2030 a pegada de carbono de suas baterias em 90% em comparação aos produtos hoje disponíveis no mercado

A ABB e a Northvolt decidiram ampliar a parceria que mantêm no segmento de baterias verdes, com o produto se tornando cada vez essencial à transição energética. Desde 2017, a ABB já fornece soluções de automação e eletrificação para a maior fábrica de baterias de lítio da Northvolt na Suécia. A colaboração agora será ampliada para incluir o fornecimento de soluções de eletrificação de uma instalação vizinha em construção na cidade sueca de Skellefteå, a Revolt Ett, que será a maior planta de reciclagem de baterias do mundo. Detalhes financeiros do negócio não foram divulgados. O contrato com a ABB foi formalizado no primeiro trimestre de 2023.

A nova planta da Revolt Ett será capaz de reciclar 125 mil toneladas de baterias usadas e resíduos por ano, sendo a maior do tipo já construída no mundo. A unidade vai abastecer as linhas da fábrica de baterias da Northvolt localizada a poucos metros da Revolt Ett, cuja operação iniciou em 2022, com capacidade produtiva anual de baterias equivalentes a 60 GWh.

A Northvolt fornece diferentes tipos de baterias de lítio de alta capacidade para aplicações automotivas e industriais, mirando a demanda futura do equipamento para a transição energética global, que, segundo o Fórum Econômico Mundial, deve crescer 14 vezes até 2030, em função, principalmente, da adoção crescente de veículos elétricos.

A ABB vai fornecer conjuntos de cubículos e drivers à planta, capazes de se ajustar a diferentes velocidades, processos e demandas de cargas da instalação, com economia de energia, desempenho e menor demanda de manutenção.

Com operação prevista para 2023, a unidade terá papel central na estratégia de sustentabilidade da Northvolt, que ambiciona reduzir a pegada de carbono de suas baterias para 10 kg de CO₂ por kWh até 2030, bem abaixo da média do setor, hoje em torno de 98 kg CO₂ por kWh, com a eliminação total da energia fóssil de seus processos produtivos.

  • A ABB está fornecendo eletrificação de processos para fornecer energia na maior instalação de reciclagem de baterias do mundo, a Revolt Ett. Imagem Revolt
  • A Revolt Ett basicamente irá processar 125.000 toneladas de baterias que estão em seu fim da vida útil e resíduos de produção de baterias a cada ano. Imagem Revolt
  • As células prismáticas serão um dos produtos da fábrica Northvolt Ett. Imagem Northvolt
  • A Metodologia de Otimização de Plantas da ABB está ajudando os fabricantes de baterias a atender os crescentes setores automotivo, industrial e de armazenamento de energia em grande escala (menores). Imagem Adobe Stock

“Baterias são essenciais à transição energética”, disse Emma Nehrenheim, Chief Environmental Officer da Northvolt. “O aumento da demanda por baterias torna necessária a reciclagem, para que tenhamos acesso sustentável e confiável a minerais. A nova fábrica da Revolt Ett vai nos ajudar a atingir esse objetivo, ao permitir que realizemos como empresa nossa missão de produzir as baterias mais verdes do mundo”.

Com a perspectiva de ampla oferta de baterias em fim de ciclo de vida, a reciclagem na fábrica da Revolt Ett por processos hidrometalúrgicos deve garantir o acesso a pelo menos metade do lítio, níquel, cobalto e manganês demandado pelos processos de fabricação da Northvolt até 2030, quando a empresa espera ser capaz de produzir um volume anual de baterias equivalente a 150 GWh, com suas operações na Suécia e na Alemanha.

“Este é o primeiro contrato da ABB no estratégico segmento de reciclagem de baterias,” disse Staffan Södergård, gerente de negócios de baterias, da Divisão de Indústrias de Processos, da ABB. “O projeto conjunto com a Northvolt nos dá a oportunidade de atuar com redução de emissões, reúso de materiais e proteger cadeias produtivas essenciais. Estamos ansiosos para o progresso do projeto.”

A fábrica de baterias da Northvolt fica próxima ao porto de Skellefteå, no norte da Suécia. A Northvolt é uma fabricante europeia de células de baterias de alta qualidade e sistemas, fundada para viabilizar a descarbonização da Europa e suprir a demanda mundial de baterias verdes de lítio, com a menor pegada de carbono possível.

A ABB se tornou parceira da Northvolt em 2017, na pesquisa de soluções conjuntas em Västerås, também na Suécia. Desde então, a ABB vem investindo na Northvolt por meio da ABB Technology Ventures (ATV), unidade de capital de risco do grupo. A ABB também fornece sistemas de eletrificação e automação à Northvolt, que recentemente escolheu a metodologia de otimização de fábricas da empresa suíço-sueca para otimizar e adotar soluções integradas e abrangentes de eletrificação, instrumentação, controle e digitalização de operações.

A ABB é líder em tecnologias de eletrificação e automação, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções oferecidas pela empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar a forma pela qual as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 empregados da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

Links

Fale com a gente

Downloads

Compartilhe este artigo

Facebook LinkedIn X WhatsApp